Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
RECURSOS DIDÁTICOS MULTISSENSORIAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE MECÂNICA CLÁSSICA PARA ALUNOS CEGOS

Autor(es):
SILVA, MARCELO LAUREANO MARTINS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Este trabalho consiste em propor um conjunto de estratégias que proporcionem oportunidades para estudantes com deficiência visual de percepção de representações didáticas de determinadas situações físicas pertinentes ao ensino de conceitos e grandezas fundamentais de Mecânica Clássica. A pesquisa relata aspectos relevantes para efetivação real da inclusão escolar desse público, historicamente negligenciado. Além disso, é apresentada breve abordagem sobre políticas públicas para inclusão escolar e social, desafios no âmbito da formação inclusiva, recursos multissensoriais em consonância com as teorias cognitivas – Aprendizagem Significativa e Múltiplas Inteligências. Como parte desta dissertação, são apresentadas seções com explicações conceituais acerca dos conteúdos de Física propostos. Após isso, há descrição e relato sobre o processo de aplicação dos recursos com estudantes de duas escolas de Ensino Médio da rede estadual cearense, Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra e Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Irmão Urbano González Rodriguez, ambas em Fortaleza/CE. Os recursos didáticos propostos neste trabalho são confeccionados de forma simples e cooperativa, utilizando materiais de baixo ou nenhum custo facilmente encontrados, podendo fazer uso de reutilização de outros objetos. Durante os encontros de aplicação, novas ideias e sugestões apresentadas permitiram o aperfeiçoamento e inserção de novas atividades didáticas. Algumas dessas ideias partiram de percepções e experiências de vida relatadas por um dos alunos pesquisados. Constatamos que esse conjunto de recursos e métodos possibilitou satisfatório fator que proporciona maior autonomia desses estudantes no processo de ensino e aprendizagem de conceitos fundamentais de Mecânica Clássica.
Palavras-chave: Ensino de Física. Inclusão. Sequência Didática.

Abstract:
This work propose a set of strategies that provide opportunities for blind students or other ones with visual impairment to perceive didactic representations of situations in physics pertinent to teaching fundamental concepts of Classical Mechanics. The research reports relevant aspects for the effective implementation of the school inclusion of this historically neglected public. In addition, it presents a brief approach on public initiative for school and social inclusion, challenges in the context of inclusive education, multisensory resources in line with cognitive theories - Significant Learning and Multiple Intelligences. As part of this dissertation, sections with conceptual explanations about the proposed Physics contents are presented. After that, there is a description and report on the process of application of the resources with students from two public high schools, under administration of the state of Ceará, Adauto Bezerra and Irmão Urbano González Rodriguez (school in Integral Time), both in Fortaleza / CE. The didactic resources proposed in this work are simple and cooperative, using materials of low or no cost easily found, being able to make use of reutilization of objects. During the application meetings, new ideas and suggestions presented allowed the improvement and insertion of new didactic activities. Some of these ideas came from perceptions and life experiences reported by one of the students surveyed. We found that this set of resources and methods allowed a satisfactory factor that provides greater autonomy of these students in the teaching and learning process of fundamental concepts of Classical Mechanics.
Keywords: Physics Teaching. Inclusion. Teaching-Learning Sequence.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, MARCELO LAUREANO MARTINS. RECURSOS DIDÁTICOS MULTISSENSORIAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE MECÂNICA CLÁSSICA PARA ALUNOS CEGOS. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1