Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
JOGANDO E APRENDENDO COM A FÍSICA NOS AUTOMÓVEIS

Autor(es):
SOUZA, JOSÉ CARLOS DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O objetivo da presente dissertação é avaliar a utilização de um game educativo como ferramenta pedagógica no ensino de Física em turmas do Ensino Médio de uma escola. O referido game foi desenvolvido de modo a possibilitar o ensino dessa disciplina, considerada difícil pela grande maioria dos alunos, através do que se sabe a respeito do funcionamento dos automóveis. Para cumprir com esse objetivo foi necessário o acompanhamento de uma equipe pedagógica no desenvolvimento do game. Os discentes que são o público alvo atingido pelo game vivem em uma sociedade que na sua maioria são dependentes da tecnologia. A utilização de um game como ferramenta lúdica pode promover uma aprendizagem significativa, pois os alunos irão sentir-se mais à vontade em seus espaços, pois é uma realidade em que vivem. Nessa ótica espera-se que venham a ser mais participativos e, como resultado dessa intervenção, tem-se um feedback positivo, com um correspondente aumento do ganho cognitivo. Outro objetivo cumprido é a implantação gratuita do game nas escolas da região bem como a disponibilidade na internet, para que um número cada vez maior de professores venha aderir a essa ferramenta de ensino.
Palavras-chave: Ensino de Física. Ferramenta Lúdica. Aprendizagem.

Abstract:
The purpose of this dissertation is to evaluate the use of an educational game as a pedagogical tool in physics teaching in high school classes at a school. The game was developed in order to enable the teaching of physics, a discipline considered difficult by the vast majority of students, through the operation of automobiles. In order to fulfill this objective, it was necessary to accompany a pedagogical team in the development of the game. The students who are the target audience reached by the game live in a society that is mostly dependent on technology. The use of a game as a playful tool can promote a meaningful learning as students will feel more at ease in their spaces, because it is a reality in which they live. In this perspective it is expected that they will be more participatory and, as a result of this intervention, a positive feedback will be obtained, with a corresponding increase in the cognitive gain. Another objective is the free implementation of the game in schools in the region as well as availability on the Internet, so that an increasing number of teachers will join this teaching tool.
Keywords: Physics Teaching. Playful tool. Learning.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUZA, JOSÉ CARLOS DE. JOGANDO E APRENDENDO COM A FÍSICA NOS AUTOMÓVEIS. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1