Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONES NO ENSINO DE MECÂNICA

Autor(es):
ARAÚJO, FRANCISCO ADEIL GOMES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Esta dissertação propõe-se duas atividades experimentais tendo o smartphone como instrumento de medição e análise. Foram utilizados aplicativos de smartphones com o intuito de introduzir ou aprimorar o estudo dos conceitos de Mecânica na Física. Além do smartphone e de aplicativos gratuitos ou de baixo valor, foram utilizados materiais de fácil aquisição para facilitar a execução dos experimentos. As propostas foram aplicadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública localizada no Bairro Bom Jardim, na cidade de Fortaleza/Ce. Antes da aplicação das propostas fora aplicado um questionário com o objetivo de verificar a relação dos alunos com seus smartphones e a possibilidade da utilização dos aplicativos no Ensino de Física. Os resultados desta pesquisa mostraram que, 47% dos estudantes não possuíam opinião formada com relação a contribuição dos aplicativos para a aprendizagem de tópicos de Física. Após a aplicação das propostas, outro questionário sobre as atividades realizadas mostrou que 100% dos estudantes concordaram que os aplicativos poderiam ajudá-los a aprender Física e 92% afirmaram estar motivados e satisfeitos com a atividades realizadas. Os resultados mostram assim a aceitação das propostas aplicadas. Espera-se que as atividades propostas, além de tornarem os estudantes mais ativos, aguçem a criatividade do leitor e norteie a ação pedagógica do professor.
Palavras-chave: Smartphones. Aplicativos. Ensino Médio. Mecânica.

Abstract:
In this dissertation we propose two experimental activities with the smartphone as an instrument of measurement and analysis. Smartphones applications were used smartphone with the aim of introducing or improving the study of the concepts of Mechanics in Physics. In addition to the smartphone a free or low-value applications, easy-to-use materials were used to facilitate the experiments. The proposals were applied with the first year of the high school students in a public school located in the Bom Jardim neighborhood, in the city of Fortaleza-Ce. Before the application of the proposals, a questionnaire was applied with the objective of verifying the relation of the students with their smartphones and the possibility of the use of the applications in the Physics Teaching. The results of this research showed that, 47% of the students did not have formed opinion regarding the contribution of the applications to the learning of topics of Physics. After the application of the proposals, another questionnaire on the activities carried out showed that 100% of the students agreed that the applications could help them to learn Physics and 92% stated that they were motivated and satisfied with the activities carried out. The results thus show the acceptance of the proposals applied. It is hoped that the proposed activities, in addition to making the students more active, will stimulate the reader's creativity and guide the pedagogical action of the teacher.
Keywords: Smartphones. Applications. High school. Mechanics.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ARAÚJO, FRANCISCO ADEIL GOMES DE. O USO DE APLICATIVOS DE SMARTPHONES NO ENSINO DE MECÂNICA. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1