Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FÍSICA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autor(es):
ANDRADE, ROBERTO CAVALCANTE DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O trabalho propõe a utilização de história em quadrinhos como recurso educacional a ser utilizado nas aulas de Física. Esse recurso, que já vem sendo utilizado em outras disciplinas, se apresenta como possibilidade pedagógica para uso junto a alunos da educação básica, em decorrência da sua natureza. Norteada pela filosofia pluralista de Paul Feyerabend e ancorada na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, a história em quadrinhos utilizada foi planejada e produzida com o intuito de suprir uma carência na abordagem do tema física de partículas e atender de maneira acessível aos estudantes de ensino médio e professores da educação básica. A história em quadrinhos foi validada junto a uma turma de ensino médio de uma escola de tempo integral da rede estadual do Ceará, na cidade de Fortaleza. Antes da utilização do produto educacional foi aplicado um questionário com o objetivo de verificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema. Os resultados dessa pesquisa mostraram quão comuns são as confusões entre termos utilizados no ambiente escolar como matéria e matéria-prima ou na representação gráfica de átomos e células. Após a aplicação do produto educacional, outro questionário foi realizado com os estudantes no qual estes apresentaram um índice de respostas satisfatórias sobre o tema acima de 80%. Espera-se que a utilização de histórias em quadrinhos no ambiente escolar se torne uma ferramenta mais acessível e comum aos professores de ciência.
Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Educação Básica. Física de partículas.

Abstract:
The work proposes the use of comics cartoons as an educational resource to be used in physics classes. This feature, which has already been used in other subjects besises physics, presents itself as a pedagogical possibility for use among students of the basic education, due to its nature. Driven by the pluralist philosophy of Paul Feyerabend and anchored in Howard Gardner's theory of multiple intelligences, the used was planned and produced in order to address the particle physics issue and to high school students and teachers of basic education. The Comic Book was validated in a high school class of a full-time school of the network state of Ceará, in the city of Fortaleza. Before using the educational product a questionnaire was applied with the purpose of verifying the previous knowledge of the students on the subject. The results of this research showed how common are the confusions between terms used in the school environment as matter and raw material or in the graphical representation of atoms and cells. After the application of the educational product, another questionnaire was carried out with the students in which they presented an index of satisfactory answers on the subject above 80%. It is expected that the use of comics in the school environment could become more accessible to science teachers.
Keywords: Comics. Basic education. Physics of particles.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ANDRADE, ROBERTO CAVALCANTE DE. FÍSICA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1