Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FISICABOOK: AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO

Autor(es):
SANTOS, FRANCISCO EVANDO NASCIMENTO DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O produto educacional aqui proposto trata-se de um Ambiente Virtual de Ensino e
Aprendizagem colaborativo na internet para o Ensino de Física no Ensino Médio. A
plataforma eletrônica, disponível na web no endereço http://www.fisicabook.com,
possui versões para computadores, tablets e smartphones. Permite a alunos e
professores conectados ao ambiente visualizar e interagir com os objetos virtuais
criados ou indexados. Na plataforma, é possível discutir o conteúdo curricular a partir
de uma rede social com alunos e professores cadastrados de forma semelhante a
outras redes sociais populares. O produto educacional pode operar como ferramenta
para a educação a distância, complementando o ensino abordado em sala de aula e
otimizar a interação entre professor e aluno a partir de grupos de discussões, sistema
de tira dúvidas, videoaulas como também disponibilizar material de apoio. O sistema
possui ferramentas de comunicação, de avaliação, de disponibilização de conteúdos
e de administração e organização. A ferramenta almeja estimular o Ensino Médio
inovador, colaborativo, que estimule o interesse participativo do aluno e o êxito do
ensino desta disciplina. O produto acompanha referencial teórico sobre conceito de
Mídias na Educação, Objetos Virtuais de Aprendizagem e Guia Pedagógico do
professor, com procedimentos e estratégias de ação docente. Traz relato de
experiência de aplicação do referido produto educacional na escola.
Palavras-chave: Física. Tecnologia Virtual. Ensino Médio. Aluno. Professor.

Abstract:
The educational product proposed here is a Virtual Collaborative Environment for
Teaching and Learning on the Internet for the Physics Teaching in High School. The
electronic platform is available on the website http://www.fisicabook.com and has
versions for computers, tablets and smartphones. It allows students and teachers
connected to the environment to view and interact with those created or indexed virtual
objects. On the platform, it is possible to discuss the curricular content from a social
network with registered students and teachers in a manner similar to other popular
social networks. The educational product can operate as a tool for distance education,
complementing the education addressed in the classroom and optimizes the
interaction between teacher and student from discussion groups, solving doubts, video
classes as well, provides support material for download. The system has
communication tools, evaluation, provision of content and administration and
organization. The tool aims to stimulate innovative high school, collaborative, that
encourages participatory student interest and the success of the teaching of this
discipline. The product comes on theoretical concept of Media in Education, Virtual
Object Learning and Teaching Teacher Guide with teaching procedures and action
strategies. It brings reporting application experiences of that educational product in
school.
Keywords: Physical. Virtual Technology. School. Student. Teacher.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTOS, FRANCISCO EVANDO NASCIMENTO DOS. FISICABOOK: AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO. 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1