FISICABOOK: AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE
FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
Autor(es):
SANTOS, FRANCISCO EVANDO NASCIMENTO DOS
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
O produto educacional aqui proposto trata-se de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem colaborativo na internet para o Ensino de Física no Ensino Médio. A plataforma eletrônica, disponível na web no endereço http://www.fisicabook.com, possui versões para computadores, tablets e smartphones. Permite a alunos e professores conectados ao ambiente visualizar e interagir com os objetos virtuais criados ou indexados. Na plataforma, é possível discutir o conteúdo curricular a partir de uma rede social com alunos e professores cadastrados de forma semelhante a outras redes sociais populares. O produto educacional pode operar como ferramenta para a educação a distância, complementando o ensino abordado em sala de aula e otimizar a interação entre professor e aluno a partir de grupos de discussões, sistema de tira dúvidas, videoaulas como também disponibilizar material de apoio. O sistema possui ferramentas de comunicação, de avaliação, de disponibilização de conteúdos e de administração e organização. A ferramenta almeja estimular o Ensino Médio inovador, colaborativo, que estimule o interesse participativo do aluno e o êxito do ensino desta disciplina. O produto acompanha referencial teórico sobre conceito de Mídias na Educação, Objetos Virtuais de Aprendizagem e Guia Pedagógico do professor, com procedimentos e estratégias de ação docente. Traz relato de experiência de aplicação do referido produto educacional na escola. Palavras-chave: Física. Tecnologia Virtual. Ensino Médio. Aluno. Professor.
Abstract:
The educational product proposed here is a Virtual Collaborative Environment for Teaching and Learning on the Internet for the Physics Teaching in High School. The electronic platform is available on the website http://www.fisicabook.com and has versions for computers, tablets and smartphones. It allows students and teachers connected to the environment to view and interact with those created or indexed virtual objects. On the platform, it is possible to discuss the curricular content from a social network with registered students and teachers in a manner similar to other popular social networks. The educational product can operate as a tool for distance education, complementing the education addressed in the classroom and optimizes the interaction between teacher and student from discussion groups, solving doubts, video classes as well, provides support material for download. The system has communication tools, evaluation, provision of content and administration and organization. The tool aims to stimulate innovative high school, collaborative, that encourages participatory student interest and the success of the teaching of this discipline. The product comes on theoretical concept of Media in Education, Virtual Object Learning and Teaching Teacher Guide with teaching procedures and action strategies. It brings reporting application experiences of that educational product in school. Keywords: Physical. Virtual Technology. School. Student. Teacher.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
SANTOS, FRANCISCO EVANDO NASCIMENTO DOS. FISICABOOK: AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE
FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO. 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1