Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
VIVÊNCIAS DE UMA NUTRICIONISTA RE SIDENTE MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ESTUDO DE CASO

Autor(es):
SOARES, AMANDA CORREIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
A
s Res i d ê n ci as Mu l t i pro f i ss i o n a i s r e pre s e n t am u m a res i s tê n ci a a o m o d e l o de f or m a ç ã o
acadêmica , no formato de es p ec i a l i z aç ã o, onde a f ra g m e n tação do co n h ec i m e n to e a v i s ão da
d o e nça são percebidas com o um f e n ô m e n o estr i ta m e n te b i o l ó g i c o. Es te m o d elo de o p erar
a f o r m ação interprofissional e/ou interdisciplinar p r o põe se à c o n s trução de saberes
c oleti v os i nseri d os no m e s m o c a m po de tra b alho , com ati v i d a d e s e m s er vi ç o, s em d ei x ar
de p r i or i z ar e res p e i t ar os n ú c l e os car a c t e r í sticos da c iê ncia de ca d a p ro f i ss ão B R AS I L,
2 0 0 6 O objetivo deste estudo é d emonstrar as possibilidades de atuaçã o do profissional
Nutricionista na Atenção Primária à Saúde ( no contexto da Residência Questiono-me e convido a todos a refletir: o profissional nutricionista percebe quais são as suas possibilidades de atuação na APS que contribuam para a consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), e enquanto um membro apoiador das Equipes de Estratégia Saúde da Família (EqESF) no âmbito do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e facilitador de educação nutricional? Trata se de um estudo de cas o sobre a caracterização da atuação de uma
Nutricionista na APS a partir das vivências e percepções possibilitadas pelo percurso na
RMSFC . Este me proporcionou grandes aprendizados e trocas multiprofissionais, como
também interdisciplinares com os demais r esidentes. Aponto os passos que percorri durante o
processo de territorialização, planejamento participativo, planejamento e organização da
agenda de trabalho e trocas e vivência s com todos os atores das Unidades Básicas de Saúde
( em que atuei. Considerando tais experiências, a reflexão crítica sobre a inserção e atuação do nutricionista na APS dentro de sua função central como apoiador das EqESF e facilitador de educação nutricional é de grande importância. Em momento algum, desejo fazer alusão à prática corretas e incorretas, nem servir como um modelo de atuação ideal, e sim gerar uma discussão sobre a formação do Nutricionista para a APS e como cada profissional pode organizar os processos de trabalho a partir da práxis no serviço, considerando os materiais norteadores da categoria, mas que por muitas vezes não são esclarecedores diante de toda a complexidade do contexto atual em que se insere a ESF. Soma-se a isto a possibilidade de discutir o papel da RMSFC na formação do nutricionista para a APS, suas principais contribuições e as nuances que permeiam a prática profissional dentro da realidade deste espaço formativo. De tal forma, é perceptível e inadiável a necessidade de discussões acerca de mudanças na formação do nutricionista para o SUS e para a realização de educação nutricional problematizadora, ao contrário das formações técnicas, baseadas na cura e tratamento de doenças, tendo como base a prescrição dietética, a ausência de escuta qualificada, diálogo e vínculos profissionais e afetivos. Como também, se faz necessário o fortalecimento do trabalho interprofissional e intersetorial, a fim de buscar a integralidade do cuidado, prática encontrada na ferramenta de apoio matricial.
Palavras
chave: Nutricionista, Atenção Básica à Saúde, Educação P rofissional em Saúde Pública ,
Capacitação em Serviço, Residência não Médica não Odontológica

Abstract:
The multidisciplinary Residences represent a resistance model of academic training in specialized format, where the fragmentation of knowledge and the vision of illness are perceived as a strictly biological phenomenon. This model of operate and interdisciplinary training proposed the construction of collective knowledge embedded in the same field of work, with activities in service, prioritizing and respecting the characteristic of core science of each profession B R AS I L, 2 0 0 6 The objective of this study is to talk about the performance
possibilities of professional nutritionist in Primary Health Care (APS) in the context of
residence. I wonder a nd I invite everyone to ponder: the nutritionists see their possibilities of
action in the APS that contribute to consolidation and strengthening of the Unified Health
System (SUS), and as a supporter member of Health Personnel Strategy family (EqESF)
unde r the Support Center for family Health (NASF) and facilitator of nutrition education?
This is a case study on the characterization of the performance of a Nutritionist in APS from
the experiences and insights made possible by the path RMSFC. This gave me g reat learning
and multidisciplinary exchanges, as well as interdisciplinary with other residents. I point out
the steps that I make during the process of territorialization, participatory planning, planning
and organization of work and life experiences and exchange with all participants in the Basic
Health Units (UBS) where I worked. Given such experiences, i bring critical reflection about
the presence and action of the nutritionist in the APS within its central role as supporter and
facilitator of QuEST n utrition education is of great importance. At some point, I wish to refer
to correct and incorrect practice or serve as an ideal role model, but rather to generate
discussion about the formation of a Nutritionist for APS and how each professional can
organ ize work processes from the praxis service. Added to this the possibility to discuss the
role of the nutritionist in training RMSFC for APS, its main contributions and nuances that
permeate professional practice within the reality of this formative space. So, it noticeable the
urgent need for discussions about lineup Nutritionist for the SUS and for conducting nutrition
education, as opposed to technical training, based on the cure, treatment of diseases,
prescription diet, lack of skilled listening and dia logue with professionals of health. How too,
it is necessary to strengthen the multisectoral and intersectoral work in order to get
comprehensive care.
Keywords:
Nutritionist, Primary Health Care, Education Public Health Professional , Inservice Training,
Internship Nonmedical.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SOARES, AMANDA CORREIA. VIVÊNCIAS DE UMA NUTRICIONISTA RE SIDENTE MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: ESTUDO DE CASO. 2014. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1