Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE SABÓIA: NARRATIVAS QUE RESGATAM UMA HISTÓRIA

Autor(es):
SARAIVA, MARIA JOSÉ GALDINO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Este estudo buscou resgatar a história da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS), Instituição vocacionada a fim de promover processos educativos para a qualificação da gestão, do ensino, da atenção e da participação social no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da interpretação de narrativas que delinearam seu campo, foi descrita a relação da entidade com o quadrilátero da formação na saúde, especificando os movimentos e processos educacionais que a credenciam como uma escola para o SUS. Tratou-se de um estudo com abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo utilizando a História Oral (HO), por meio de entrevistas com análise documental. Os dados foram analisados a partir da Codificação Axial proposta por Flick (2009), modelo que tem a função de esclarecer as relações entre um fenômeno, suas causas e consequências, seu contexto e as estratégias daqueles que estão envolvidos. Os resultados evidenciaram consensos em reconhecer a EFSFVS como uma instituição formadora que desenvolve processos de formação para os trabalhadores do SUS, mantendo sua essência desde a concepção, estabelecendo relações harmônicas e de corresponsabilidades com as faces do quadrilátero da formação em saúde. Revela também o campo de abrangência, que compreende a macrorregião Norte do Estado do Ceará com expansão estadual/nacional. Espera-se ter contribuído, a partir da sistematização dos resultados, para elucidar o papel estratégico da EFSFVS como potencial fomentador de Educação Permanente para os profissionais da área da saúde, em especial os inseridos na macrorregião de saúde de Sobral.
Palavras-chave: Instituição formadora. Sistema Único de Saúde. Educação permanente em saúde. Profissionais da saúde.

Abstract:
This study sought to recover the History of the Family Health Training School Visconde de Sabóia (FHTSVS), an Institution which aims to promote educational processes for the qualification of management, teaching, care and social participation within the Unified Health System (SUS). Through the interpretation of narratives that outline its field, the relationship of the entity with the quadrilateral of health training is described, specifying the movements and educational processes that accredit it as a school for SUS. This is a study with qualitative approach, of exploratory and descriptive character using Oral History (OH), by means of interviews with documentary analysis. Data were analyzed using Axial Coding as proposed by Flick (2009), model which has the function of clarifying relationships between a phenomenon, its causes and consequences, its context and the strategies of those that are involved. The results indicated consensus in recognizing FHTSVS as a training institution which develops training processes for SUS employees, retaining its essence from conception, establishing harmonic relationships and co-responsibilities with the faces of the health training quadrilateral. It also reveals the field of coverage, which comprises the northern macro-region of Ceará state with state/national expansion. This is expected to have contributed, from the systematization of results, to elucidate the strategic role of the FHTSVS as a potential promoter of Permanent Education for professionals in the health area, especially those inserted in the Health Macro-Region of Sobral.
Keywords: Training Institution. Unified Health System. Permanent Education. Health Professionals.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SARAIVA, MARIA JOSÉ GALDINO. A ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA VISCONDE SABÓIA: NARRATIVAS QUE RESGATAM UMA HISTÓRIA. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1