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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO JUVENIL DE ICÓ-CE

Autor(es):
JÚNIOR, JOSUÉ BARROS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Esse estudo abre perspectivas para novas investigações no campo da interdisciplinaridade nos serviços de saúde, particularmente no âmbito do CAPSi, na cidade de Icó-CE, onde se busca uma inserção de uma equipe com práticas interdisciplinares e ações voltadas para o ensino na saúde, direcionadas para novos olhares e novos desafios visualizando sanar os sintomas precursores de entraves voltados a ação coletiva, ao trabalho em equipe e ao processo de atendimento interdisciplinar. O estudo teve como objetivo Analisar as narrativas dos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil de Icó-CE no que se refere à interdisciplinaridade. Tratou-se de um estudo do tipo exploratório descritivo de caráter qualitativo realizado na cidade de Icó-Ce, As informações foram obtidas por meio da técnica de grupos focais e a metodologia utilizada para interpretação dos dados sustentou-se na O processo de análise e interpretação do material coletado partiu da análise de conteúdo de acordo com Bardin. O universo do estudo compreendeu dentro da equipe interdisciplinar que fazem parte do atendimento: um médico clínico geral, um médico psiquiatra, um fonoaudiólogo, enfermeiro, um psicopedagogo, um fisioterapeuta, um psicólogo e uma terapeuta ocupacional, totalizando oito profissionais. O projeto de pesquisa foi apresentado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, mediante o aceite da Secretária de Saúde de Icó-CE e pelo protocolo de registro sob o parecer n 630.882 do CEP da UECE. Esta aprovação se faz necessária com base na Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466/2012 que trata das diretrizes e das normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Os depoimentos dos profissionais do CAPSi acerca das suas concepções sobre o atendimento interdisciplinar em seu trabalho nos permitiram construir três unidades temáticas. Desta maneira, após realizar os procedimentos metodológicos chegamos ás seguintes categorizações: O trabalho em equipe como desafio do processo interdisciplinar, A formação profissional, A interdisciplinaridade e a educação permanente. Percebemos que a aglutinação de saberes e fazeres , bem como a integração dos profissionais e clientela, tem contribuído para a construção do processo interdisciplinar, no qual as especificidades de cada profissão são respeitadas e as ações direcionadas para um trabalho em equipe. Porém, para o alcance do trabalho interdisciplinar necessita-se de um maior envolvimento dos profissionais envolvendo discussões, compartilhamento de saberes, experiências, opiniões e percepções distintas entre todos os membros da equipe.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Profissional de saúde. Narrativas.

Abstract:
This study opens new perspectives for research in the area of interdisciplinarity in health services, particularly in the context of Psychosocial Care Center child in the Icó-CE city, where it seeks an insertion of a team with interdisciplinary practices and actions for teaching in health, directed to new perspectives and new challenges visualizing to remedy the prodrome of barriers facing collective action, to teamwork and interdisciplinary care process. The study aimed to analyze the narratives of professionals of the Psychosocial Care Center Infant of Icó -CE city with regard to interdisciplinarity. This was an exploratory and descriptive study of a qualitative nature in the Icó-CE city. The informations was obtained through the focus groups technique and the methodology for interpretation of data contended itself in the process of analysis and interpretation of collected material came from the content analysis according to Bardin. The universe of the study comprised within the interdisciplinary team who are part of attendance: a general practitioner doctor, a psychiatrist, an audiologist, a nurse, a psychopedagogists, a physiotherapist, a psychologist and an occupational therapist, a total of eight professionals. The research project was presented and approved by the Ethics Committee in Research of the State University of Ceará, accepted by the Secretary of Health of Icó -CE and the protocol of registry with the number 630 882, Zip Code of the State University of Ceará. This approval is required based on the National Council of Health No. 466/2012 which deals with the guidelines and regulatory standards for research involving humans. The interviews of professionals of the Psychosocial Care Center Infant about their conceptions of interdisciplinary care in their work have allowed us to build three thematic units. Thus, after performing the methodological procedures we arrived to following categorizations: Teamwork as challenge of interdisciplinary process, Vocational training, Interdisciplinarity and continuing education. We realize that the agglutination of knowledge and practices, as well as the integration of professionals and clients, has contributed to the construction of the interdisciplinary process in which the specifics of each profession are respected and the actions directed to teamwork. However, for the reach of interdisciplinary work is required a greater involvement of professionals involving discussions, sharing of knowledge, experiences, opinions and different perceptions among all team members.
Keywords: Interdisciplinarity. Health professional. Narratives.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
JÚNIOR, JOSUÉ BARROS. ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO JUVENIL DE ICÓ-CE. 2014. 69 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024

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