Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO SOFTWARES DE SMARTPHONES

Autor(es):
ARISTON, MARÍLIA MARINHO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O presente trabalho objetiva promover a integração teoria-prática das aulas de Física, onde o aluno possa compreender o universo que o rodeia, proporcionando uma prática pedagógica diferenciada, através de softwares de smartphones para demonstrar na prática o conteúdo ministrado em sala de aula. A utilização destes softwares, bem como sua aplicação (produto educacional desta dissertação), promoverá a formação e o aperfeiçoamento dos professores de laboratório. A utilização de experimentos de Física permite uma maior visualização, interação, percepção, questionamento, abstração e análise, possibilitando uma melhor compreensão dos conceitos abordados no conteúdo curricular. Um dos elementos motivadores no ensino de Física é a atividade experimental, constituindo nesta proposta, juntamente com o uso de smartphones uma sistematização dos saberes do aluno no estabelecimento de relações com o cotidiano. A metodologia da dissertação se insere no modelo quantitativo com a utilização de questionários com os discentes. Os dados da pesquisa permitiram afirmar que, de acordo com as turmas pesquisadas, a maioria possui smartphone, descobrindo a importância e atração da utilização dos softwares no ensino de Física, pois conseguem compreender melhor o conteúdo que antes era abstrato. Nas práticas laboratoriais com a utilização dos aplicativos de smartphones observou-se que os alunos conseguiram desenvolver uma ideia mais concreta, formulando assim uma melhor compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula. Desta forma, esta dissertação, bem como o desenvolvimento do produto educacional, contribuíram para desenvolver o senso crítico do aluno, conhecer o nível e o interesse pela Física através dos experimentos com a utilização do smartphone. A aplicação das práticas experimentais instigou os alunos participantes da pesquisa e consequentemente melhorou o rendimento dos discentes após a aplicação do produto educacional. Por fim, foi desenvolvido um catálogo de práticas experimentais, demonstrando os procedimentos em cada experimentação. Palavras-chave: Práticas Laboratoriais. Experimentos de Física. Smartphones. Aplicativos.

Abstract:
The present study aims to promote the theory and practice integration of classes in Physics, where the students can understand the scientific universe that surrounds them, providing a differentiated pedagogical practice through the smartphone software in order to demonstrate the contentsin practice dulydelivered in the classrooms. The usage of these softwares, as well as their applications (the educational product of this dissertation), promoted the training and improvement of laboratory teachers. The use of experiments in physics, allows a greater visualization, interaction, perception, questioning, abstraction and analysis. Therefore, allowing a better understanding of the concepts addressed in the curricular contents. As a motivating element in the teachings of Physics,it is the experimental activity, as a part of this proposal together with the usage of the smartphones, being a systematization of the knowledge in students along with the establishment of relations intheir lives. The methodology of this dissertation is inserted in the quantitative model with the use of questionnaires for the students. The research data allowed us to state that according to the groups surveyed, most of them have a smartphone, discovering the importance and attraction of the usage of softwares in teaching of physics, since the students can better understand the contents that were previously abstract. The use of smartphone applications in the laboratory practices,the students developed a more concrete idea, thus formulating a better understanding of the subjects taught in the classrooms. Hence, this dissertation, as well as the development of the results in the educational product, contributed to develop the critical sensesin the student to know the level and interest in Physics, through the experiments with the usage of smartphones. The application of experimental practices, instigated the students in participating with various researches and consequently improving the performance in students, after the application of the said educational product. Thus, a catalog of experimental practices was developed, demonstrating the procedures in each of the experiments. Keywords: Laboratory Practice. Physics Experiments. Smartphones. Applications.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ARISTON, MARÍLIA MARINHO. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO SOFTWARES DE SMARTPHONES. 2016. 243 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1