Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ASTRONÁUTICA: UMA FERRAMENTA FASCINANTE PARA ENSINAR FÍSICA NO ENSINO MÉDIO.

Autor(es):
PINHEIRO, ROGÉRIO BARREIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este trabalho consiste numa experiência didática que tem como objetivo central o uso da
construção de protótipos de foguetes nas aulas de Física, como ferramenta motivadora da
melhoria do ensino e aprendizagem. A pesquisa se refere a uma experiência realizada no
período de 2013 - 2016 na escola de ensino médio Maria Edilce Dias Fernandes, localizada na
cidade de Ibicuitinga-CE, no qual foi trabalhado o currículo relacionando os conteúdos da
Física do ensino médio com a astronáutica. O propósito é de aproximar essa disciplina dos
alunos, desenvolver o conhecimento científico e melhorar as aulas por meio de atividades
práticas, uma vez que nas escolas regulares da rede pública os laboratórios didáticos de
ciências, quando existem, não atendem essa necessidade, por falta de equipamentos ou de
reposição dos materiais. O estudo de lançamento de foguetes, além de apresentar variadas
situações práticas, também propicia subsídios para a compreensão de vários outros temas da
Física do ensino médio, como por exemplo: composição de movimentos, movimentos
uniforme e uniformemente variados, lançamento bidimensional, dinâmica dentre outros. O
projeto que vem sendo desenvolvido há três anos se caracteriza como uma iniciativa de baixo
custo, para a qual foi produzido um manual de apoio didático para professores, na forma de
produto educacional, que pode ser utilizado por aqueles que desejarem realizar a mostra
escolar de foguetes como uma das atividades integradoras do currículo. Neste manual, é
descrito todas as etapas que constituem a realização da mostra de foguetes, desde o
planejamento das ações, do passo-a-passo da construção dos protótipos até a discussão
didática e pedagógica dos conceitos físicos envolvidos. A pesquisa foi desenvolvida com
alunos dos três anos do ensino médio, é caracterizada como de natureza qualitativa e
experimental em função da necessidade de aplicar o produto educacional gerado para
descrever os impactos causados no ensino e aprendizagem. A base teórica está ancorada no
modelo construtivista da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e da interação social
de Vygotsky como delineadoras para essa experiência didática, uma vez que a interação e
cooperação nas equipes de construção dos protótipos e o potencial gerado pelas atividades
práticas são preponderantes nessa pesquisa. Os resultados obtidos indicam que essa iniciativa
tem contribuído para o professor trabalhar conceitos de Física de forma contextualizada e
interdisciplinar, ajudando a despertar o interesse dos alunos. Tem também colaborado para
uma maior atratividade pela escola e pelas aulas de Física, por parte dos alunos, chegando a
situação de alunos dos 9º anos das escolas municipais procurarem o professor responsável
querendo participar das equipes. Outro aspecto que merece atenção é o de ter se constituído
grupo de alunos com vistas a estudos na área das ciências exatas, quando até então só se
registrava a existência na escola de grupos de teatro e de futebol. Por fim, esse trabalho pode
ser reconhecido como um recurso didático capaz de colaborar com o ensino e aprendizagem
de Física na promoção de atividades práticas e desafiadoras que leve o aluno a desenvolver
sua criatividade e aguçar o espirito de investigação cientifica.
Palavras-chave: Astronáutica. Ensino médio. Mostra de protótipos de foguetes.

Abstract:
This work is a learning experience that has as main objective the use building prototypes of
rockets in physics classes as a tool motivating the improvement of teaching and learning. The
research refers to a experience realized from 2013 to 2016 in high school Maria Edilce Dias
Fernandes, whose is located in Ibicuitinga-CE, which was worked the curriculum relating the
high school Physics content as astronautics. The purpose is to approach the discipline of
students, increase scientific knowledge and better classes by practical activities. Since in
regular public schools didactic science laboratories when there are no meets this need, for lack
of equipment or replacement materials. The study of rockets launch, besides of presents
various practical situations, also provides subsidies for the understanding of various other
topics of Physics secondary school, such as: composition of movement, uniform movements
and uniformly varied, two-dimensional launch, dynamic among others. The project that have
been developed by three years is characterized as a low cost initiative, for which was it
produced a didactic support manual for teachers in the form of product study that can be used
by those wishing to perform school exhibition of rockets as one of the integrative activities of
the curriculum. In this manual it is describes all the steps that constitute the realization of
rocket exhibition from the planning of actions, from step-by-step construction of prototypes to
didactic and pedagogical discussion of the physical concepts involved. The research was
developed with students of the three years of high school, it is characterized as qualitative and
experimental nature due to the need to apply the product educational generated to describe the
impacts on teaching and learning. The theoretical base is anchored in the constructivist model
of learning theory significant Ausubel and social interaction Vygotsky as delineadoras for this
teaching experience, since the interaction and cooperation in teams of building prototypes and
the potential generated by the practical activities are preponderant in this search. The results
indicate that this initiative has contributed to the teacher to work concepts of Physics
contextualized and interdisciplinary way, helping to arouse the interest of students. It has also
contributed to greater attractiveness by the school and the classes of Physics, by the students,
reaching situation of students of 9 years of municipal schools seeking the responsible teacher
wanting to join the teams. Another aspect that deserves attention is have constituted a group
of students in order to study in the field of exact sciences, when so far only recorded the
existence on the school of theater and football groups. Finally, this work can be recognized as
an educational resource capable of collaborate with the teaching and learning of Physics in
promoting practical activities and challengers that takes the student to develop their creativity
and sharpen the spirit of scientific investigation.
Keywords: Astronautics. High school. Shows rocket prototypes.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PINHEIRO, ROGÉRIO BARREIRA. ASTRONÁUTICA: UMA FERRAMENTA FASCINANTE PARA ENSINAR FÍSICA NO ENSINO MÉDIO.. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1