Este trabalho consiste numa experiência didática que tem como objetivo central o uso da
construção de protótipos de foguetes nas aulas de Física, como ferramenta motivadora da
melhoria do ensino e aprendizagem. A pesquisa se refere a uma experiência realizada no
período de 2013 - 2016 na escola de ensino médio Maria Edilce Dias Fernandes, localizada na
cidade de Ibicuitinga-CE, no qual foi trabalhado o currículo relacionando os conteúdos da
Física do ensino médio com a astronáutica. O propósito é de aproximar essa disciplina dos
alunos, desenvolver o conhecimento científico e melhorar as aulas por meio de atividades
práticas, uma vez que nas escolas regulares da rede pública os laboratórios didáticos de
ciências, quando existem, não atendem essa necessidade, por falta de equipamentos ou de
reposição dos materiais. O estudo de lançamento de foguetes, além de apresentar variadas
situações práticas, também propicia subsídios para a compreensão de vários outros temas da
Física do ensino médio, como por exemplo: composição de movimentos, movimentos
uniforme e uniformemente variados, lançamento bidimensional, dinâmica dentre outros. O
projeto que vem sendo desenvolvido há três anos se caracteriza como uma iniciativa de baixo
custo, para a qual foi produzido um manual de apoio didático para professores, na forma de
produto educacional, que pode ser utilizado por aqueles que desejarem realizar a mostra
escolar de foguetes como uma das atividades integradoras do currículo. Neste manual, é
descrito todas as etapas que constituem a realização da mostra de foguetes, desde o
planejamento das ações, do passo-a-passo da construção dos protótipos até a discussão
didática e pedagógica dos conceitos físicos envolvidos. A pesquisa foi desenvolvida com
alunos dos três anos do ensino médio, é caracterizada como de natureza qualitativa e
experimental em função da necessidade de aplicar o produto educacional gerado para
descrever os impactos causados no ensino e aprendizagem. A base teórica está ancorada no
modelo construtivista da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e da interação social
de Vygotsky como delineadoras para essa experiência didática, uma vez que a interação e
cooperação nas equipes de construção dos protótipos e o potencial gerado pelas atividades
práticas são preponderantes nessa pesquisa. Os resultados obtidos indicam que essa iniciativa
tem contribuído para o professor trabalhar conceitos de Física de forma contextualizada e
interdisciplinar, ajudando a despertar o interesse dos alunos. Tem também colaborado para
uma maior atratividade pela escola e pelas aulas de Física, por parte dos alunos, chegando a
situação de alunos dos 9º anos das escolas municipais procurarem o professor responsável
querendo participar das equipes. Outro aspecto que merece atenção é o de ter se constituído
grupo de alunos com vistas a estudos na área das ciências exatas, quando até então só se
registrava a existência na escola de grupos de teatro e de futebol. Por fim, esse trabalho pode
ser reconhecido como um recurso didático capaz de colaborar com o ensino e aprendizagem
de Física na promoção de atividades práticas e desafiadoras que leve o aluno a desenvolver
sua criatividade e aguçar o espirito de investigação cientifica.
Palavras-chave: Astronáutica. Ensino médio. Mostra de protótipos de foguetes.