Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ROBÓTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA: 1ª, 2ª E 3ª LEI DE NEWTON PARA O ENSINO MÉDIO

Autor(es):
LEITE, FRANCISCO ERIKSSOM MENDES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Os processos de ensino-aprendizagem em áreas complexas como a Física tem mostrado que somente as aulas tradicionais não são suficientes para que os alunos aprendam corretamente sobre as definições como as Leis de Newton. Dessa maneira é essencial inserir as ferramentas tecnológicas, tal como a robótica educacional, que é proposta nesse trabalho. Esta ferramenta é mais um recurso didático poderoso que possibilita aos educadores trabalharem o conhecimento prévio dos alunos e também estimular a curiosidade dos mesmos em sala de aula. Através de uma didática prática realizamos um estudo da intervenção da aplicação da robótica educacional no ensino do conhecimento científico que realizamos com os alunos da primeira série do Ensino Médio na EEEP Professora Alda Façanha localizada no município de Aquiraz no estado do Ceará. Fundamentado na teoria construtivista de Piaget e também no construcionismo de Seymour Papert, especialmente, da ideia de Piaget de que através das observações e também das verificações com as mãos os alunos podem aprender conceitos abstratos, procuramos evidências através de aulas práticas onde os discentes montaram e programaram os robôs e também realizaram simulações de situações reais envolvendo os princípios das Leis de Newton, fazendo as interpretações e a transposição dos conceitos. Da análise dos resultados obtidos na aplicação deste projeto temos a possibilidade de constatar se realmente o uso da robótica educacional pode ser um recurso bastante eficaz no processo de ensino das Leis de Newton, além de observar a motivação dos estudantes na aplicação do projeto.
Palavras-chave: Ensino de Física. Robótica Educacional. Leis de Newton.

Abstract:
Teaching-learning processes in complex areas such as Physics have shown that only traditional classes are not enough for the students to learn effectively about definitions such as Newton's Laws. In this way, it is essential to insert technological tools, such as educational robotics, which is proposed in this work. This tool is yet another powerful didactic resource that enables educators to work on students's prior knowledge and also to encourage their curiosity in the classroom. Through a practical didactics, we conducted an interventional study in which we applied educational robotics in the teaching of scientific knowledge that we carried out with the students of the first high school in the EEEP Professor Alda Façanha, located in the city of Aquiraz, in the state of Ceará. Based on Piaget's constructivist theory and also on Seymour Papert's constructionism, especially from Piaget's idea that through observation and hand-checking students can learn abstract concepts, we seek evidence through practical classes where students assembled and programmed the robots and also performed simulations of real situations involving the principles of Newton's Laws, interpreting and transposing concepts. From the analysis of the results obtained in the application of this project we have the possibility to verify if the use of educational robotics can be an effective resource in the teaching process of the Newton’s Laws, besides observing the motivation of the students in the application of the project.
Keywords: Physics teaching. Educational Robotics. Newton's laws.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LEITE, FRANCISCO ERIKSSOM MENDES. ROBÓTICA APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA: 1ª, 2ª E 3ª LEI DE NEWTON PARA O ENSINO MÉDIO. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1