Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENSINO DE FÍSICA EM PLANETÁRIOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO CICLO DE ATIVIDADE SOLAR PARA O ENSINO MÉDIO

Autor(es):
LEMOS, EUGÊNIO RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A Astronomia e a utilização de planetários (móveis ou fixos) podem proporcionar uma aprendizagem significativa e motivadora no ensino de Ciências, em especial para o ensino da Física, se forem utilizadas sessões com uma linguagem mais acessível, uma vez que aprender física em um ambiente lúdico e interativo, como um planetário, é bem mais motivador para os estudantes do que leituras ou aulas expositivas com cálculos e fórmulas. Nesse sentido, foi desenvolvido uma mídia (um vídeo) em formato de exposição para planetários (em especial o Planetário Itinerante Supernova da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB) com a pretensão de divulgar o conhecimento científico, estimular nos educandos o interesse pelo avanço científico e informar sobre as descobertas sobre o ciclo de manchas solares. O conteúdo do vídeo versa sobre o Sol, suas características Físicas, seu ciclo de atividade magnética, seus aspectos históricos, o conhecimento científico sobre o tema e os impactos da atividade solar na vida dos seres vivos, integrado aos conteúdos programáticos propostos na disciplina de Física no Ensino Médio. O objeto educacional construído se trata de mais um excelente recurso didático-pedagógico para diversificar o ensino de Física do Ensino Médio.
Palavras-chave: Ensino de física. Astrofísica. Sol. Produção de vídeo.

Abstract:
Astronomy and the use of planetariums (mobile or fixed) can provide meaningful and motivational learning in science teaching, especially for physics teaching, if sessions with a more accessible language are used, since learning physics in an environment playful and interactive, like a planetarium, is far more motivating for students than lectures or expository classes with calculations and formulas. In this sense, a media (a video) was developed in an exhibition format for planetariums (in particular the Supernova Itinerant Planetarium of the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony, UNILAB) with the aim of disseminating scientific knowledge, stimulating interest in scientific advancement and to report findings on the sunspot cycle. The content of the video is about the Sun, its physical characteristics, its cycle of magnetic activity, its historical aspects, scientific knowledge about the theme and the impacts of solar activity on the life of living beings, integrated to the proposed program contents in the discipline of Physics in high school. The educational object constructed is another excellent didactic-pedagogical resource to diversify the teaching of Physics of High School.
Keywords: Physics teaching. Astrophysics. Sun. Video production.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LEMOS, EUGÊNIO RODRIGUES. ENSINO DE FÍSICA EM PLANETÁRIOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DO CICLO DE ATIVIDADE SOLAR PARA O ENSINO MÉDIO. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1