Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
UTILIZAÇÃO DO JOGO "O CAÇADOR DE PARTÍCULAS" COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA DE PARTÍCULAS

Autor(es):
CARVALHO, WANDERSON ROCHA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente trabalho apresenta uma proposta didática que se dá através da elaboração de um jogo virtual que mostra a aventura de um personagem controlado pelo aluno. O jogo traz consigo uma abordagem científica sobre conceitos de astrofísica de partículas a serem aplicadas no ensino médio abordando de maneira lúdica e explorando os principais conceitos sobre o tema. Também foi desenvolvida uma sequência didática de ensino para auxiliar o professor a introduzir, de forma eficaz, esse importante tema para alunos de ensino médio. A aplicação do projeto se deu em uma turma de 3º do ensino médio, no Colégio Frei Francisco no município de Piripiri-PI. Inicialmente foi aplicado um pré-teste para que pudéssemos verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre alguns conceitos relevantes sobre Física de partículas e assim fosse elaborada uma proposta didática. Para análise de resultados, após a aplicação do jogo, aplicamos um pós-teste e assim concluímos, mostrando os resultados obtidos e destacando que é possível trabalhar o tema no ensino médio quando se faz uso das novas tecnologias da informação e comunicação como ferramentas de auxilio pedagógico no ensino de física.
Palavras-chave: Jogo. Ensino-aprendizagem. Partículas.

Abstract:
This work presents a didactic proposal that occurs through the elaboration of a virtual game that shows the adventure of a character controlled by the student. The game brings with it a scientific approach to concepts of particle astrophysics to be applied in high school in a playful way and exploring the main concepts on the subject. A teaching didactic sequence was also developed to help the teacher to effectively introduce this important topic to high school students. The project was implemented in a 3rd grade high school class at the Frei Francisco College in the municipality of Piripiri-PI. Initially a pre-test was applied so that we could verify the students' previous knowledge about some relevant concepts on particle physics and thus a didactic proposal was elaborated. For the analysis of results, after the application of the game, we applied a post-test and thus we conclude, showing the obtained results and highlighting that it is possible to work the theme in high school when using the new information and communication technologies as tools of help pedagogy in physics teaching.
Keywords: Game. Teaching-learning. Particles

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CARVALHO, WANDERSON ROCHA DE. UTILIZAÇÃO DO JOGO "O CAÇADOR DE PARTÍCULAS" COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE FÍSICA DE PARTÍCULAS. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1