Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO ASSOCIADOS AO EMPREGO DE SOFTWARE NO ESTUDO DE TÓPICOS DE MECÂNICA

Autor(es):
DANTAS, RODRIGO RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui A criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constituiA criatividade para construir equipamentos com material de baixo custo constitui-se se em uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades co em uma alternativa para superar dificuldades co em uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades co em uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades co em uma alternativa para superar dificuldades co em uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades co em uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades co em uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades coem uma alternativa para superar dificuldades co em uma alternativa para superar dificuldades co mo a inexistência, imo a inexistência, imo a inexistência, imo a inexistência, imo a inexistência, imo a inexistência, i mo a inexistência, imo a inexistência, i mo a inexistência, imo a inexistência, imo a inexistência, i mo a inexistência, imo a inexistência, insuficiência, nsuficiência, nsuficiência, nsuficiência, nsuficiência, nsuficiência, nsuficiência, nsuficiência, nsuficiência, precariedade ou pouprecariedade ou pou precariedade ou pou precariedade ou pouprecariedade ou pouprecariedade ou pouprecariedade ou pouprecariedade ou pouprecariedade ou pouprecariedade ou pouprecariedade ou pouprecariedade ou pouprecariedade ou pouprecariedade ou pouprecariedade ou pouca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios ca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios ca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios ca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios ca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios ca utilização de equipamentos e/ou laboratórios ca utilização de equipamentos e/ou laboratórios ca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios ca utilização de equipamentos e/ou laboratórios deca utilização de equipamentos e/ou laboratórios Ciências iências iências iências nas escolas. Tal estratégia prestanas escolas. Tal estratégia prestanas escolas. Tal estratégia presta nas escolas. Tal estratégia prestanas escolas. Tal estratégia presta nas escolas. Tal estratégia presta nas escolas. Tal estratégia presta nas escolas. Tal estratégia prestanas escolas. Tal estratégia prestanas escolas. Tal estratégia presta nas escolas. Tal estratégia prestanas escolas. Tal estratégia presta nas escolas. Tal estratégia prestanas escolas. Tal estratégia prestanas escolas. Tal estratégia presta nas escolas. Tal estratégia prestanas escolas. Tal estratégia presta nas escolas. Tal estratégia presta-se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto se tanto para subsidiar o professor quanto fomentar a oportunid fomentar a oportunidfomentar a oportunidfomentar a oportunidfomentar a oportunidfomentar a oportunidfomentar a oportunid fomentar a oportunidfomentar a oportunidfomentar a oportunidfomentar a oportunidfomentar a oportunidfomentar a oportunid fomentar a oportunidfomentar a oportunid ade dade dade dade dade dos alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do f os alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do f os alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do f os alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do f os alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do f os alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do f os alunos vivenciarem atividades do f os alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do f os alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do fos alunos vivenciarem atividades do fazer científico que azer científico que azer científico que azer científico que azer científico que azer científico que azer científico que azer científico que azer científico que azer científico que azer científico que azer científico que resultem em um produto educacional resultem em um produto educacional resultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacional resultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacional resultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacionalresultem em um produto educacional resultem em um produto educacionalresultem em um produto educacional passível de ser anpassível de ser anpassível de ser an passível de ser anpassível de ser an passível de ser anpassível de ser anpassível de ser anpassível de ser an passível de ser an passível de ser anpassível de ser analisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e lisado, adaptado e replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo replicado a fim de qualificar reflexão e prática que marcam um processo ensinoensinoensino -aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado. aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado. aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado. aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado. aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado. aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado. aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado. aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado.aprendizagem consistente e organizado. No capítulo do No capítulo do No capítulo do No capítulo do No capítulo do No capítulo do No capítulo do No capítulo do No capítulo do referencial teóricoreferencial teóricoreferencial teóricoreferencial teóricoreferencial teórico referencial teórico referencial teóricoreferencial teórico referencial teórico referencial teóricoreferencial teórico referencial teórico , ba seado seadoseadoseado principalmenteprincipalmente principalmenteprincipalmente principalmenteprincipalmente principalmenteprincipalmenteprincipalmente em Moreira (2011)Moreira (2011)Moreira (2011) Moreira (2011)Moreira (2011)Moreira (2011) Moreira (2011)Moreira (2011)Moreira (2011), Hohenfeld e Penido (2011) Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011) Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011) Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011)Hohenfeld e Penido (2011) e Rogers Rogers Rogers Rogers (1992) (1992)(1992)(1992), a pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de pesquisa enfatiza o papel de uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a uma aprendizagem humanística conforme a perspectiva rogerianaperspectiva rogerianaperspectiva rogeriana perspectiva rogeriana perspectiva rogerianaperspectiva rogerianaperspectiva rogeriana perspectiva rogerianaperspectiva rogeriana perspectiva rogerianaperspectiva rogerianaperspectiva rogeriana pel a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com a integração entre as TICs e experiências práticas com material de baixo cmaterial de baixo cmaterial de baixo cmaterial de baixo cmaterial de baixo c material de baixo cmaterial de baixo c material de baixo cmaterial de baixo cmaterial de baixo cmaterial de baixo cmaterial de baixo cmaterial de baixo c material de baixo cmaterial de baixo cmaterial de baixo custo no processo de ensinousto no processo de ensino usto no processo de ensinousto no processo de ensinousto no processo de ensinousto no processo de ensinousto no processo de ensinousto no processo de ensinousto no processo de ensino usto no processo de ensinousto no processo de ensino usto no processo de ensinousto no processo de ensinousto no processo de ensinousto no processo de ensinousto no processo de ensinousto no processo de ensinousto no processo de ensinousto no processo de ensino -aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para aprendizagem voltado para o nono o nono o nono o nono o nono o nono o nono ano do Ensino Fano do Ensino Fano do Ensino Fano do Ensino Fano do Ensino Fano do Ensino Fano do Ensino Fano do Ensino Fano do Ensino Fano do Ensino F ano do Ensino Fano do Ensino Fano do Ensino Fundamental e undamental e undamental e undamental e undamental e undamental e undamental e undamental e undamental e undamental e undamental e undamental e o primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino M o primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino M o primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino M o primeiro ano do Ensino Mo primeiro ano do Ensino Médio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no édio, especificamente no tocante a tópicos de tocante a tópicos de tocante a tópicos detocante a tópicos de tocante a tópicos detocante a tópicos detocante a tópicos detocante a tópicos de tocante a tópicos detocante a tópicos de tocante a tópicos detocante a tópicos detocante a tópicos de Mecânica. Mecânica. Mecânica. Mecânica. Mecânica. Mecânica. No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no No capítulo da metodologia, a pesquisa envereda no espaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Em espaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Em espaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Em espaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Em espaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Em espaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Em espaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emespaço do Colégio Estadual Maria Emília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ília Rabelo (CEMER) em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa ano do Ensino Médio, uma para teste e a outra controle. O método da pesquisa é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processoué o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou é o empírico, experimental e qualitativo. A coleta de dados processou-se por meio de se por meio de se por meio de se por meio de se por meio de se por meio de se por meio de se por meio de se por meio de se por meio de aplicação de préaplicação de préaplicação de pré aplicação de pré aplicação de pré aplicação de préaplicação de préaplicação de préaplicação de préaplicação de préaplicação de préaplicação de pré -teste, questionário e pós teste, questionário e pós teste, questionário e pósteste, questionário e pós teste, questionário e pósteste, questionário e pósteste, questionário e pósteste, questionário e pós teste, questionário e pósteste, questionário e pósteste, questionário e pós teste, questionário e pósteste, questionário e pósteste, questionário e pósteste, questionário e pósteste, questionário e pósteste, questionário e pósteste, questionário e pós-testetesteteste . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados . No capitulo de análise, os dados coletados indicam que a coletados indicam que a coletados indicam que acoletados indicam que acoletados indicam que acoletados indicam que a coletados indicam que a coletados indicam que acoletados indicam que a coletados indicam que acoletados indicam que acoletados indicam que acoletados indicam que acoletados indicam que acoletados indicam que acoletados indicam que as rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação s rotinas pedagógicas vivenciadas por alunos da Educação Básica na cidBásica na cidBásica na cid Básica na cidBásica na cidBásica na cidBásica na cid ade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duran ade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duran ade de Morada Nova, Ceará, duran ade de Morada Nova, Ceará, duran ade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duranade de Morada Nova, Ceará, duran ade de Morada Nova, Ceará, durante o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, te o período 2017/2018, podempodempodempodempodem corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente corrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminentecorrigir lacunas geradas por métodos pedagógicos de cunho eminente mente mente mente mente mente expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores expositivo e desprovido de caráter significativo prático para a vida professores alunos.alunos. alunos.alunos.alunos. Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados Os resultados da análise dos dados atestaramatestaram atestaramatestaramatestaramatestaram atestaram uma melhora na uma melhora na uma melhora na uma melhora na uma melhora na uma melhora na uma melhora na uma melhora na uma melhora na uma melhora na uma melhora na uma melhora na compreensão compreensão compreensão compreensão compreensão compreensão compreensão compreensão compreensão compreensão compreensão de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e de tópicos Mecânica e demonstrdemonstrdemonstrdemonstrdemonstrdemonstr am a validadea validadea validadea validadea validade a validadea validadea validadea validade da aplicação de umda aplicação de umda aplicação de umda aplicação de umda aplicação de umda aplicação de um da aplicação de um da aplicação de um da aplicação de umda aplicação de umda aplicação de umda aplicação de umda aplicação de umda aplicação de umda aplicação de um produto educacioproduto educacio produto educacioproduto educacioproduto educacioproduto educacioproduto educacioproduto educacioproduto educacioproduto educacioproduto educacioproduto educacio nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte nal como instrumento de suporte para opara opara opara opara opara o processo de ensino rocesso de ensinorocesso de ensino rocesso de ensinorocesso de ensinorocesso de ensinorocesso de ensinorocesso de ensinorocesso de ensinorocesso de ensino rocesso de ensino-aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um aprendizagem mediado por um professor professor professor professor professor consciente de que oconsciente de que oconsciente de que oconsciente de que o consciente de que o consciente de que oconsciente de que oconsciente de que oconsciente de que oconsciente de que oconsciente de que oconsciente de que oconsciente de que oconsciente de que o aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma aluno ocupa uma posição posição posição posição de protagonismo no processo ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensino de protagonismo no processo ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensino de protagonismo no processo ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensinode protagonismo no processo de ensino de protagonismo no processo ensino de protagonismo no processo ensino de protagonismo no processo ensinode protagonismo no processo de ensino de protagonismo no processo ensinode protagonismo no processo de ensino -aprendizagemaprendizagemaprendizagem aprendizagemaprendizagem aprendizagemaprendizagemaprendizagemaprendizagem.
PalavrasPalavrasPalavras PalavrasPalavras Palavras-chavechave chave: TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. TICs. Experimentos de baixo custo. AprendizagAprendizagAprendizag AprendizagAprendizagAprendizag AprendizagAprendizagem humanísticaem humanísticaem humanística em humanísticaem humanísticaem humanísticaem humanísticaem humanísticaem humanística .

Abstract:
The creativity to build equipment with low-cost material is an alternative to overcome difficulties such as lack of, insufficiency, precariousness or little use of equipment and / or science labs in schools. Such a strategy lends itself both to subsidizing the teacher and fostering the opportunity of students to experience activities of scientific doing that result in an educational product that can be analyzed, adapted and replicated in order to qualify the reflection and practice that mark a consistent and organized process of teaching-learning. In the chapter of the theoretical reference, based mainly on Moreira (2011), Hohenfeld and Penido (2011) and Rogers (1992), the research emphasizes the role of a humanistic learning according to the Roggerian perspective by the integration between the TICs and the practical experiences with material of low cost in the process of teaching-learning focused on the ninth year of Elementary School and the first year of High School, specifically on topics of Mechanics. In the methodology chapter, the research was carried out in the space of the Colégio Estadual Maria Emília Rabelo (CEMER) in two classrooms of the 1st year of high school, one for test and other for control. The research method is empirical, experimental and qualitative. Data collection was performed through a pre-test, questionnaire and post-test application. In the chapter on analysis, the collected data indicate that the pedagogical routines experienced by students of Basic Education in the town called Morada Nova, Ceará, during the period 2017/2018, can correct gaps generated by pedagogical methods that are eminently expository and devoid of significant character and practical for the life of teachers and students. The results of the data analysis showed an improvement in the understanding of mechanics topics and demonstrate the validity of the application of an educational product as a support tool for the teaching-learning process mediated by a conscious teacher that recognize the student occupies a leading position in the teaching-learning process.
Keywords: Keywords:Keywords:Keywords: Keywords: ICT ICT. Low cost experiments. Humanistic learning. . Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning. . Low cost experiments. Humanistic learning. . Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning. . Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning. . Low cost experiments. Humanistic learning. . Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning. . Low cost experiments. Humanistic learning. . Low cost experiments. Humanistic learning.. Low cost experiments. Humanistic learning..

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
DANTAS, RODRIGO RODRIGUES. A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO ASSOCIADOS AO EMPREGO DE SOFTWARE NO ESTUDO DE TÓPICOS DE MECÂNICA. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1