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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ESTUDO DA CINEMÁTICA ATRAVÉS DE SOFTWARE DESAFIO CIÊNCIA

Autor(es):
MORAES, JURANDIR RODRIGUES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
A Física, como uma disciplina que compõem a grade curricular do Ensino médio, tem sido vista, por alguns alunos, como uma área do conhecimento que promove resistência e desmotivação no seu processo de aprendizagem. Alguns professores, diante da problemática, buscam novas metodologias e estratégias que estejam de acordo com a realidade do aluno, como o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que está presente no cotidiano. Diante dessas considerações, o projeto Estudo da Cinemática, através do Software Desafio Ciência, tem o objetivo de amenizar a problemática do ensino aprendizagem, especificamente nas turmas dos primeiros anos do Ensino Médio com o intuito de diminuir a evasão e melhorar o rendimento nessa etapa de ensino. Com o uso de computadores, celulares e tablets se percebe que os alunos apresentam uma vasta experiência que se fundamenta na teoria do Ausubel na aprendizagem significativa, onde defende a importância do conhecimento prévio. O Software em estudo tem duas fases e se estrutura em forma de tabuleiro, que apresenta desafios com questões contextualizadas e fontes de ajuda em forma de áudios e blog com textos e imagens para o aluno se fundamentar. Ao acionar o dado, o personagem caracterizado por celebridade na ciência percorre as casas e ao cair nas amarelas aparecerá os desafios que vêm acompanhados de premiações, caso o aluno ou a aluna acerte, se errar haverá um áudio com imagens esclarecendo o assunto abordado e em seguida, os deméritos. O Software Desafio Ciências obteve os seguintes resultados nas turmas A e B: Na realização do pré-teste na turma A com um montante de 175 possíveis acertos obtiveram 112 acertos equivalente a 64%, e no pós-teste acertaram 132 equivalente a 75%. Na turma B, de 290 possíveis acertos obtiveram 157 equivalente a 54%, e no pós-teste acertaram 188 equivalente a 65%. Esses resultados constaram avanços na aprendizagem após o uso do Software Desafio Ciência. Esse trabalho mostra outros Softwares similares que estão em uso e foi constatada sua eficiência no processo ensino e aprendizagem.
Palavras chaves: Ensino de Física. Aprendizagem. Software.

Abstract:
Physics, as a discipline that composes the high school curriculum, has been seen by some students as an area of knowledge that promotes resistance and demotivation in their learning process. Some teachers, facing this problem, seek new methodologies and strategies which can be compatible with the reality of the students, such as the use of ICTs, Communication and Information Technology that is present our daily life. In view of these considerations, the project called The Study of the Kinematics through the Challenge Science Software, aims to ease the problems related to the learning and teaching process, specifically in the classes of the first years of the high school level in order to reduce evasion and improve their performance in this specific educational stage. With the use of computers, mobile phones and tablets it can be noticed that the students demonstrate a vast experience or a vast repertoire of knowledge, which is based on Ausubel´s theory on meaningful learning, where he defends the importance of previous knowledge. The Software under study has two phases and it is structured in the form of a board, which proposes challenges with contextualized questions and sources of help in the form of audios and blog with texts and images for the student to be based on. By throwing the dice on the board, the player playing the role of a famous person in science moves along the board spaces, and when he reaches the yellow space he can solve some challenges and win prizes if he is right. But if he is wrong, there will be an audio with images making the subject dealt with clear and then the demerit ones. The Challenge Science Software obtained the following results in the classes A and B: In the pretest the class A with an amount of 175 possible hits, we obtained 112 correct answers, equivalent to 64%, and in the posttest the students answered 132 questions correctly, which corresponds to 75%. In the class B, of 290 possible hits, we obtained 157 correct answers, which is equivalent to 54%, and in the posttest, they answered 188 correctly equivalent to 65%. These results demonstrated that the students are making great progress in their learning after the use of the Science Challenge Software. This work shows other similar Softwares that are in use and was verified its efficiency in the teaching and learning process.
Keywords: Physics Teaching. Learning. Software.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MORAES, JURANDIR RODRIGUES DE. O ESTUDO DA CINEMÁTICA ATRAVÉS DE SOFTWARE DESAFIO CIÊNCIA. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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