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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
GAMES E FÍSICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO - APRENDIZAGEM COM GAMES DE ENTRETENIMENTO

Autor(es):
PINHEIRO, JOHNNY DE OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alternativas pedagógicas que utilizarão os games de entretenimento no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Física, visando aumentar a motivação dos discentes proporcionando-lhes, assim, um ensino que privilegie o aprendizado ativo, em contrapartida ao atual ensino tradicionalista ao qual estão submetidos, sempre na tentativa de torná-los agentes ativos da construção do seu próprio conhecimento. Primeiramente será feita uma revisão de literatura de autores que tratam sobre a necessidade de se inserirem novas metodologias que possam contribuir como instrumento motivacional e pedagógico para o ensino de Física, e que possa aproximar a escola e o professor da realidade do aluno, na tentativa de promover, assim, uma educação motivadora e mais eficaz. Para tal feito, sabe-se que é necessário que as escolas abram espaço para outros meios de construção da aprendizagem, e o uso das tecnologias em salas de aula podem ser uma ferramenta capaz de proporcionar este aprendizado, mais significativo e motivador, o qual será defendido no escopo deste trabalho. É nessa perspectiva que o uso de games voltados para o ensino pode vir a contribuir. Em seguida, será apresentada uma proposta de utilização de games de entretenimento no ensino de Física e um manual de apoio à prática docente, o qual terá orientações que visem a facilitar a inserção de tais ferramentas no âmbito escolar, principalmente em nível de ensino médio, buscando compreender melhor sua utilização como ferramenta educacional, dando atenção aos diversos desafios a serem vencidos e, objetivando sempre, o enriquecimento e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em Física. Em seguida será apresentada a metodologia de aplicação de tal ferramenta, visando sempre a atingir os objetivos propostos, o que se espera de tais reflexões e da proposta de ensino que será utilizada. Por fim, serão apresentados os resultados da aplicação do produto educacional e as considerações finais.
Palavras-chave: Ensino de Física. Jogos eletrônicos. Games de entretenimento.

Abstract:
The present work has as objective to present pedagogical alternatives that will use the games of entertainment, in the process of teaching learning in the discipline of Physics, aiming to increase the motivation of the students thus providing them, a teaching that privileges the active learning, as a counterpart to the current teaching traditionalist tradition that they are subjected to, always in the attempt to make them active agents of the construction of their own knowledge. Firstly, a literature review will be carried out by authors who discuss the need to insert new methodologies that can contribute as a motivational and pedagogical instrument in Physics teaching, and that can bring the school and the teacher closer to the reality of the student, in an attempt to promote thus, motivational and more effective education. To do this, it is well known that schools need to make room for other means of learning construction, and the use of classroom technology can be a tool that can provide this learning, which is more meaningful and motivating, which will be defended in the scope of this work. It is from this perspective that the use of games aimed at teaching may contribute. Next, a proposal will be presented for the use of entertainment games in Physics teaching and a manual to support teaching practice, where it will have guidelines that aim to facilitate the insertion of such tools in the school environment, mainly at the secondary level, seeking to better understand its use as an educational tool, giving attention to the various challenges to be overcome and, always aiming at enriching and improving the teaching-learning process in Physics. Next, the methodology for applying such a tool will be presented, always aiming to reach the proposed objectives, what is expected of such reflections and the teaching proposal that will be used. Finally, the results of the application of the educational product and the final considerations will be presented.
Keywords: Physics Teaching. Electronic games. Entertainment games.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PINHEIRO, JOHNNY DE OLIVEIRA. GAMES E FÍSICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO - APRENDIZAGEM COM GAMES DE ENTRETENIMENTO. 2018. 202 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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