CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DO MOTOR STIRLING CASEIRO TIPO GAMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TERMODINÂMICA
Autor(es):
MOURA, ALVARO GALHARDO OLIVEIRA DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
Este trabalho de pesquisa mostrou a viabilidade de se construir e montar motores Stirling caseiros para ensino e aprendizagem dos conteúdos de termodinâmica do ensino médio. Um manual ilustrado foi desenvolvido como produto educacional contendo o passo a passo de construção do motor e informações úteis ao aprendizado. Portanto, professores e alunos têm um guia confiável para montar uma máquina térmica e proporcionar significado prático aos conceitos físicos aprendidos em sala. O referencial teórico adotado na pesquisa foi o da aprendizagem significativa de David Ausubel (1918 – 2008). Para ele, o processo de ensinar e aprender determinado assunto deve estar ancorado ao conhecimento prévio do aprendiz sobre a temática e sua disposição em conhecer ainda mais. Por isso, para ensinar termodinâmica a alunos de segundo ano, o motor Stirling caseiro tipo gama foi escolhido dada sua simplicidade de construção e montagem pelos próprios alunos. A aplicação do produto ocorreu com três grupos de alunos, em cinco encontros com duração de duas horas. Os três grupos foram formados por critérios de gênero com uma turma composta por alunas, uma turma mista e uma turma de alunos. A aplicação expôs as dificuldades nas tarefas manuais bem como na leitura de procedimentos por escrito. A análise dos dados, a partir dos questionários, indicou a necessidade de mais práticas semelhantes que proporcionem o desenvolvimento das habilidades concretas ainda não plenas nos alunos de ensino médio. Por outro lado, os alunos se mostraram motivados a construírem o motor o que é fundamental no processo de aprendizagem. A prática revelou-se importante para o desenvolvimento de suas habilidades manuais. Assim sendo, este trabalho configura-se como guia para professores e alunos que queiram utilizar o motor Stirling para ensinar termodinâmica. Palavras-chave: Motor Stirling caseiro. Produto educacional. Manual ilustrado.
Abstract:
This research showed the practicability of constructing and a montage of a homemade Stirling engines for teaching and learning of high school thermodynamic contents. An illustrated manual was developed as an educational product containing the step by step engine build and useful information to learning. So, teachers and students have a reliable guide to mount a thermal machine and give practical meaning to the physical concepts learned in the classroom. The theoretical framework adopted in the research was the meaningful learning of David Ausubel (1918 – 2008). For him, the process of teaching and learning particular subject should be anchored to the previous knowledge of the apprentice on the subject and inclination to know more. Therefore, to teach thermodynamics for students of the second year, the homemade Stirling engine type gamma was chosen given its simplicity of construction and mounting by the students. The application of the product occurred with three groups of students, in five meetings with time of two hours. The three groups were formed by gender criteria with a group composed of girls, a mixed gendar and a group of boys. The application exposed the difficulties in manual tasks as well as the reading of written procedures. The analysis of data, from the questionnaires, indicated the need for more similar practices that provide the development of specific skills not yet full in the students of high school. Still, the students were motivated to build the engine, which is essential in the learning process. The practice proves to be important for the development of their manual skills. Therefore, this work is configured as a guide for teachers and students who want to use the Stirling engine to teach thermodynamics. Keywords: Homemade Stirling engine. Educational product. Illustrated manual.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
MOURA, ALVARO GALHARDO OLIVEIRA DE. CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DO MOTOR STIRLING CASEIRO TIPO GAMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TERMODINÂMICA. 2016. 185 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024
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