Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DO MOTOR STIRLING CASEIRO TIPO GAMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TERMODINÂMICA

Autor(es):
MOURA, ALVARO GALHARDO OLIVEIRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este trabalho de pesquisa mostrou a viabilidade de se construir e montar motores Stirling
caseiros para ensino e aprendizagem dos conteúdos de termodinâmica do ensino médio. Um
manual ilustrado foi desenvolvido como produto educacional contendo o passo a passo de
construção do motor e informações úteis ao aprendizado. Portanto, professores e alunos têm
um guia confiável para montar uma máquina térmica e proporcionar significado prático aos
conceitos físicos aprendidos em sala. O referencial teórico adotado na pesquisa foi o da
aprendizagem significativa de David Ausubel (1918 – 2008). Para ele, o processo de ensinar e
aprender determinado assunto deve estar ancorado ao conhecimento prévio do aprendiz sobre
a temática e sua disposição em conhecer ainda mais. Por isso, para ensinar termodinâmica a
alunos de segundo ano, o motor Stirling caseiro tipo gama foi escolhido dada sua simplicidade
de construção e montagem pelos próprios alunos. A aplicação do produto ocorreu com três
grupos de alunos, em cinco encontros com duração de duas horas. Os três grupos foram
formados por critérios de gênero com uma turma composta por alunas, uma turma mista e
uma turma de alunos. A aplicação expôs as dificuldades nas tarefas manuais bem como na
leitura de procedimentos por escrito. A análise dos dados, a partir dos questionários, indicou a
necessidade de mais práticas semelhantes que proporcionem o desenvolvimento das
habilidades concretas ainda não plenas nos alunos de ensino médio. Por outro lado, os alunos
se mostraram motivados a construírem o motor o que é fundamental no processo de
aprendizagem. A prática revelou-se importante para o desenvolvimento de suas habilidades
manuais. Assim sendo, este trabalho configura-se como guia para professores e alunos que
queiram utilizar o motor Stirling para ensinar termodinâmica.
Palavras-chave: Motor Stirling caseiro. Produto educacional. Manual ilustrado.

Abstract:
This research showed the practicability of constructing and a montage of a homemade Stirling
engines for teaching and learning of high school thermodynamic contents. An illustrated
manual was developed as an educational product containing the step by step engine build and
useful information to learning. So, teachers and students have a reliable guide to mount a
thermal machine and give practical meaning to the physical concepts learned in the
classroom. The theoretical framework adopted in the research was the meaningful learning of
David Ausubel (1918 – 2008). For him, the process of teaching and learning particular subject
should be anchored to the previous knowledge of the apprentice on the subject and inclination
to know more. Therefore, to teach thermodynamics for students of the second year, the
homemade Stirling engine type gamma was chosen given its simplicity of construction and
mounting by the students. The application of the product occurred with three groups of
students, in five meetings with time of two hours. The three groups were formed by gender
criteria with a group composed of girls, a mixed gendar and a group of boys. The application
exposed the difficulties in manual tasks as well as the reading of written procedures. The
analysis of data, from the questionnaires, indicated the need for more similar practices that
provide the development of specific skills not yet full in the students of high school. Still, the
students were motivated to build the engine, which is essential in the learning process. The
practice proves to be important for the development of their manual skills. Therefore, this
work is configured as a guide for teachers and students who want to use the Stirling engine to
teach thermodynamics.
Keywords: Homemade Stirling engine. Educational product. Illustrated manual.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MOURA, ALVARO GALHARDO OLIVEIRA DE. CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DO MOTOR STIRLING CASEIRO TIPO GAMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TERMODINÂMICA. 2016. 185 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1