Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR: POSSIBILIDADES DE USO NO ENSINO MÉDIO

Autor(es):
MOTA, MARCELO SOARES DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A Programação Linear numa abordagem introdutória é uma forma de integrar conteúdos, tais como: equações lineares, inequações lineares, sistemas lineares e construções de gráficos da função linear. A Programação Linear embora, estudada no nível superior, o professor pode abordar, fazendo adaptações de acordo com o que já foi estudado, tornando acessível a alunos do ensino médio. O tema escolhido é importante em várias áreas do conhecimento tais como: administração, computação, engenharia, economia, finanças, física, química. Este trabalho visa contribuir para alcançar os objetivos e desenvolvimento das habilidades, contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da área de matemática para o ensino médio. Para tanto, realizou-se vasta pesquisa sobre o tema em livros, artigos, dissertações, revistas e internet; buscou-se tópicos relacionados as aulas de matemática para ensino médio e que atendem ao PCN, como também uma ferramenta computacional e aplicativos para smartphone, estimulando o aluno a construir modelos, interpretando, investigando problemas e soluções, relacionados a Programação Linear. O interesse do aluno pela matemática é evidente, quando a abordagem dos conteúdos, envolve aplicação prática e uso das tecnologias. Desta forma é possível integrar e aprofundar tópicos, facilitando a aprendizagem, melhorando o interesse dos alunos pela matéria evidenciando a importância da matemática do ensino médio.
Palavras-chave: Ensino Médio. Equações Lineares. Inequações Lineares. Sistemas Lineares. Programação Linear. Algoritmo Simplex. GeoGebra. LibreOffice Calc. Solver

Abstract:
Linear Programming in an introductory approach is a way of integrating contents, such as: linear equations, linear inequalities, linear systems and linear function graph constructions. The Linear Programming, although studied at the higher level, the teacher can approach, making adaptations according to what has already been studied, making accessible to high school students. The chosen topic is important in several areas of knowledge such as: administration, computing, engineering, economics, finance, physics, chemistry. This paper aims to contribute to the achievement of the objectives and development of the skills contained in the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) in the area of mathematics for high school. For that, extensive research was done on the subject in books, articles, dissertations, magazines and the internet; we looked for topics related to high school mathematics classes that attend to PCN, as well as a computational tool and applications for smartphone, stimulating the student to construct models, interpreting, investigating problems and solutions, related to Linear Programming. The student's interest in mathematics is evident when the content approach involves practical application and use of the technologies. In this way it is possible to integrate and deepen topics, facilitating learning, improving students' interest in the subject, highlighting the importance of high school mathematics.
Keywords: High School. Linear Equations. Linear Inequations. Linear systems. Linear Programming. Simplex algorithm. GeoGebra. LibreOffice Calc. Solver

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MOTA, MARCELO SOARES DA. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR: POSSIBILIDADES DE USO NO ENSINO MÉDIO. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1