Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):
BARBOSA, RAVENA RÉGIA DE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Neste trabalho desenvolvemos uma proposta de intervenção pedagógica com foco na leitura do texto literário, no contexto de aprendizagem cooperativa. Observamos se a abordagem de ensino de leitura a partir das estratégias da aprendizagem cooperativa contribuiu com a formação do jovem leitor do texto literário e se a condução do professor promoveu uma leitura mais proficiente. Para realizarmos a investigação, tomamos como base uma premissa ainda vigente no nosso contexto educacional: o descompasso entre o que se efetiva na sala de aula como ensino de língua materna e a demanda social por formar sujeitos capazes de compreender e produzir textos diversos diversificados. Adotamos como pressupostos teóricos três perspectivas: a teorização sobre aprendizagem cooperativa, no âmbito do que preconizam Johnson, Johnson e Holubec (1999); a concepção de compreensão de textos pelo viés da Linguística Textual por Marcuschi (2008), Koch e Elias (2006); e o ensino de leitura do texto literário e suas implicações na formação do leitor por Cosson (2006, 2014) e Lois (2010). Considerando a natureza dialética desta proposta de intervenção, realizamos pesquisa etnográfica colaborativa para os procedimentos de investigação, de coleta de dados e de análise interpretativa. Os sujeitos coparticipantes deste trabalho foram 34 alunos do 9º ano de uma escola da rede pública estadual de Fortaleza. O corpus desta pesquisa é constituído por cinco atividades de leitura do texto literário numa abordagem de aprendizagem cooperativa. Efetivamos a coleta de dados por meio do registro das aulas em vídeo e por registros das respostas dos alunos às questões interpretativas das atividades propostas em instrumentais específicos. De modo geral, os resultados revelam que a interação, no âmbito da aprendizagem cooperativa, propicia o encontro do aluno com o texto literário e que a condução do professor possibilita a construção de sentidos do texto.
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa. Letramento literário. Ensino de língua portuguesa.

Abstract:
On this assignment we develop a pedagogic intervention focused on reading of literary texts, on the context of cooperative learning. We observe if the approach of teaching reading through cooperative learning strategies has contributed with the shaping of the young literary text reader and if the teacher’s conveyance has promoted a more proficient reading. To accomplish this work, we took as basis a premise yet standing in our educational context: the mismatch between what is asserted in class as teaching of a native language and the social demand to educate subjects capable of comprehending and producing diversified texts. We adopt as theoretical assumptions three perspectives: the theorizing on cooperative learning, within the scope of Johnson, Johnson and Holubec (1999); the conception of text comprehension by the bias of Textual Linguistics by Marcuschi (2008), Koch and Elias (2006); and the teaching of literary text reading and its implications in the formation of the reader by Cosson (2006, 2014) and Lois (2010). Considering the dialectic nature of this intervention proposal, we conducted ethnographic collaborative research for the investigation procedures, data gathering and interpretative analysis. The co-participating subjects in this assignment were 34 students from the 9th grade of a school from the state public network in Fortaleza. The corpus of this research is constituted by five literary text reading activities within a cooperative learning approach. We accomplished the data gathering through class logs in video and records from students answers to interpretative questions from the proposed activities in specific instrumentals. In general, the results reveal that interaction, within the scope of cooperative learning, grants the meeting of student with the literary text and that the conveyance from the teacher allows for the construction of meaning from text.
Keywords: Cooperative learning. Literary literacy. Portuguese teaching.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARBOSA, RAVENA RÉGIA DE SOUSA. COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1