Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENSINO SOB MEDIDA, INSTRUÇÃO POR PARES E TUTORIAL APLICADOS NO ENSINO DE HIDROSTÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor(es):
BRAGA, MESSIAS DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Este estudo objetivou verificar de que maneira a aplicação de metodologias ativas como: ensino sob medida, instrução por pares e tutorial influenciam na aprendizagem significativa do conteúdo de hidrostática em uma turma de primeiro ano da Escola Poeta Patativa do Assaré em Fortaleza Ceará. A identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes foi muito importante para a estruturação de uma sequência didática e aplicação dos tutoriais com os discentes, visto que o desenvolvimento da mesma foi trabalhado com metodologias ativas. Esse modelo ajudou a despertar o interesse dos estudantes pelos temas abordados nos tutoriais e pela disciplina de física, bem como pelo o estudo autodidata. Vale ressaltar que a integração de algumas ferramentas metodológicas como a instrução por pares, ensino sob medida e inversão da sala de aula foram fundamentais para a composição e desenvolvimento desse objeto de aprendizagem, ao se estabelecer uma comparação dos resultados entre duas turmas, uma em que foi desenvolvida a sequência didática com o uso de metodologias ativas e outra com o modelo tradicional de aprendizagem. Foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa-ação, através de uma reflexão cíclica sobre a investigação em sala de aula, monitorando e descrevendo os efeitos e avaliando os resultados da ação. Por meio do estudo realizado, pôde-se observar que a aplicação do tutorial em conjunto com outras metodologias ativas, evidenciou uma melhora em torno de vinte e cinco por cento na aprendizagem da turma em que foi desenvolvido o objeto educacional, em relação à turma que trabalhou com a metodologia tradicional. Acrescenta-se a isso, o estimulo à busca pela aprendizagem autônoma e individualizada, destaca-se também, o incentivo à leitura e à reflexão crítica proporcionados a partir da abordagem proposta. Por fim, essa sequência didática desenvolvida conseguiu motivar os discentes a uma aprendizagem ativa e individualizada, incorporando os conceitos de hidrostática de forma significativa.
Palavras-chave: Tutorial. Metodologias ativas. Sequencia didática. Aprendizagem significativa.

Abstract:
This study has aimed to verify how the application of active methodologies such as tailored education, peer education and tutorials influences the significant learning of the hydrostatic content in a first year class in Poet Patativa do Assaré School (in Fortaleza, Ceará). The identification of students' previous knowledge was very important to structure the didactic sequence and the application of the tutorials with the students, since its development has been worked with active methodologies. This model has helped to increased students' interest in the topics covered in the tutorials and by the discipline of physics as well as by the self-taught study. It is noteworthy that the integration of some methodological tools such as peer education, tailored instruction and classroom inversion was fundamental for the composition and development of this learning object. Establishing a comparison of the results between two classes, one in which the didactic sequence has been developed with the use of active methodologies and another one with the traditional learning model. It has been used as a method for data collection, the action research through a cyclical reflection about classroom research, monitoring and describing the effects and evaluating the results of the action. Through this study, it has been observed that, the application of the tutorial in conjunction with other active methodologies evidences an improvement of about twenty five percent in the learning of the class, where the educational object has been developed, in relation to the group that has worked with the traditional methodology. We adds to this, the stimulus to the search for autonomous and individualized learning. it is also worth noting, the encouragement of reading and critical reflection provided by the proposed approach. Finally, this developed didactic sequence has been able to motivate the students to an active and individualized learning, incorporating the concepts of hydrostatics in a significant way.
Keywords: Tutorial. Active Methodologies. Didactic Sequence. Significant Learning

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BRAGA, MESSIAS DA SILVA. ENSINO SOB MEDIDA, INSTRUÇÃO POR PARES E TUTORIAL APLICADOS NO ENSINO DE HIDROSTÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2019. 216 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1