QUIXADÁ: CENTRO REGIONAL DE CONVERGÊNCIA E
IRRADIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (1983-2013)
Autor(es):
HAIASHIDA, KEILA ANDRADE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2014
Resumo:
Percebemos certa escassez de trabalhos científicos que integrem geografia e educação. Nosso objeto de estudo foi o processo de interiorização das Instituições de Ensino Superior (IES), que retrata as políticas públicas e privadas para educação e sua influência na dinâmica espacial. Estabelecemos como recorte espacial e temporal o Sertão Central cearense, mais especificamente a cidade de Quixadá, entre 1983 e 2013. Identificamos algumas problemáticas das quais destacamos: Quixadá pode ser concebida como um centro de convergência educacional? Nosso pressuposto inicial era que as políticas educacionais assumiram a educação como imperativo estratégico do desenvolvimento assim passou a propor a democratização do ensino e, como consequência, tivemos o processo de interiorização. Delimitamos como objetivo geral investigar o processo de interiorização do ensino superior, para compreender como Quixadá se tornou um centro de convergência e irradiação da educação superior. Na pesquisa foi utilizado o método etnográfico, por acreditarmos que o mesmo favorece um estudo interpretativo dos significados expressos em gestos e palavras propalados pelos sujeitos. Os resultados indicam a possibilidade de analisar a educação pela via geográfica. Ao sopesar a difusão e a área de abrangência da educação superior distinguimos a ideia difundida de seu agente difusor. Assumimos a educação como ideia difundida e as instituições de ensino superior como agentes difusores. A área de abrangência não é fácil de ser aferida, pois desde a LDB 9394/96 intensificou-se o processo de democratização desse nível de ensino. Em relação ao sertão central cearense, os alunos são originários de diversos municípios e distritos. Observamos que os movimentos de migração e pendularidade favorecem a emergência de um centro de convergência. Ao analisarmos a mobilidade praticada por professores e alunos pudemos caracterizar os fixos e fluxos e a constituição da cidade universitária com suas sociabilidades peculiares. Os principais investimentos educacionais da cidade aconteceram em contextos históricos e sociais diferenciados e tiveram como mentores dois importantes atores sociais: o professor Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza e a Igreja Católica por intermédio de seus bispos dom Joaquim Rufino do Rêgo e dom Adélio José Tomasim. A história de Quixadá, assim como de outros municípios do estado esteve relacionada à bovinocultura, desde sua colonização e a cotonicultura como fator de consolidação econômica. O declínio dessas atividades basilares fez com que Quixadá precisasse se reinventar e descobrir uma forma de atrair novamente pessoas e capital, pela ação de alguns atores sociais, o município descobriu na educação superior uma forma de se manter como centro de convergência regional. Dessa forma, Quixadá passou a ser reconhecida como uma cidade universitária pela quantidade de investimentos no ensino superior que tem capitaneado, por suas instituições atenderem a demanda local, além de pessoas vindas de outras regiões e pelas especificidades da sociabilidade que tem sido praticada pela comunidade acadêmica. Isso significa que existem especificidades nos “usos da cidade” por essa comunidade. A instalação das IES em cidades como Quixadá produz fissuras entre as identificações da Universidade conduzida frequentemente por princípios progressistas, tecnológicos e por valores ideológicos modernos e a identidade da cidade que a sedia inspirada por valores tradicionais das elites políticas e religiosas. Palavras chave: Interiorização. Políticas Educacionais. Convergência. Irradiação.
Abstract:
It has been noticed certain scarcity of scientific studies that integrate geography and education. This research aimed to study the process of internalization of Higher Education Institutions (HEIs), which shows the public and private policies for education and their influence on spatial dynamics. Established as spatial and temporal clipping the We have chosen Sertão Central do Ceará, more specifically Quixadá city between 1983 and 2013, as spatial and temporal clip. The main question in this research was: may Quixadá city be conceived as a center of educational convergence? Our first assumption was that educational policy took education as a strategic imperative of development which started to propose the democratization of education and, as a result, the process of internalization. Our main goal was to investigate the process of internalization of higher education to understand how Quixadá city became a center of convergence and spread of higher education. We used the ethnographic method in the research because we believe that it favors an interpretive study of meanings expressed in words and gestures used by the subjects. The results point to the possibility of analyzing education through geographical route. When comparing the distribution and coverage area of higher education, we could distinguish the widespread idea of its diffusor agent. We consider education as a widespread idea and institutions of higher education as diffusors agents. The coverage area is not easily measured because the process of democratization of this level of education has been intensified since the LDB 9394/96. Regarding Sertão Central do Ceará area, students come from several cities and districts. During our study, we observed that movements of migration and oscillation favor the emergence of a convergence center. By analyzing professors and students mobility, we were able to describe the fixed, the flows and the establishment of a university town with its peculiar sociability. The main educational investments in the city took place in different historical and social contexts and had two important social actors as mentors: Professor Luiz Oswaldo Moreira de Souza Santiago and the Catholic Church through its bishops Don Joaquim do Rego and Don Rufino José Adélio Tomasim. The story of Quixadá, as well as other counties in the state, was related to cattle since its colonization and cotton industry consolidation as economic factor. The decline of these basic activities made Quixadá to reinvent itself and find a way to attract people and financial investiment again. Under the action of some social actors, the municipality realized the higher education system as a way to keep a regional center of convergence. Thus, Quixadá has become recognized as a university town by the amount of investment in higher education, by their institutions which meet local demand and people from other regions as well, and the particularities of sociability practiced by the academic community. This means that the community uses the city for “specific purposes”. The installation of the HEIs in cities like Quixadá produces cracks between the assessment conducted by the University, which is often progressive and technological principles and ideological modern values, and the identity of the city which hosts the university inspired by traditional values of political and religious elites. Key words: Interiorisation. Educational Policy. Convergence. Spread.
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
HAIASHIDA, KEILA ANDRADE. QUIXADÁ: CENTRO REGIONAL DE CONVERGÊNCIA E
IRRADIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (1983-2013). 2014. 370 f. Tese (Doutorado em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1