Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
QUIXADÁ: CENTRO REGIONAL DE CONVERGÊNCIA E IRRADIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (1983-2013)

Autor(es):
HAIASHIDA, KEILA ANDRADE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Percebemos certa escassez de trabalhos científicos que integrem geografia e educação. Nosso
objeto de estudo foi o processo de interiorização das Instituições de Ensino Superior
(IES), que retrata as políticas públicas e privadas para educação e sua influência na
dinâmica espacial. Estabelecemos como recorte espacial e temporal o Sertão Central
cearense, mais especificamente a cidade de Quixadá, entre 1983 e 2013. Identificamos
algumas problemáticas das quais destacamos: Quixadá pode ser concebida como um centro
de convergência educacional? Nosso pressuposto inicial era que as políticas educacionais
assumiram a educação como imperativo estratégico do desenvolvimento assim passou a
propor a democratização do ensino e, como consequência, tivemos o processo de
interiorização. Delimitamos como objetivo geral investigar o processo de interiorização
do ensino superior, para compreender como Quixadá se tornou um centro de
convergência e irradiação da educação superior. Na pesquisa foi utilizado o método
etnográfico, por acreditarmos que o mesmo favorece um estudo interpretativo dos significados
expressos em gestos e palavras propalados pelos sujeitos. Os resultados indicam a
possibilidade de analisar a educação pela via geográfica. Ao sopesar a difusão e a área de
abrangência da educação superior distinguimos a ideia difundida de seu agente difusor.
Assumimos a educação como ideia difundida e as instituições de ensino superior como agentes
difusores. A área de abrangência não é fácil de ser aferida, pois desde a LDB 9394/96
intensificou-se o processo de democratização desse nível de ensino. Em relação ao sertão
central cearense, os alunos são originários de diversos municípios e distritos. Observamos que
os movimentos de migração e pendularidade favorecem a emergência de um centro de
convergência. Ao analisarmos a mobilidade praticada por professores e alunos pudemos
caracterizar os fixos e fluxos e a constituição da cidade universitária com suas sociabilidades
peculiares. Os principais investimentos educacionais da cidade aconteceram em contextos
históricos e sociais diferenciados e tiveram como mentores dois importantes atores sociais: o
professor Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza e a Igreja Católica por intermédio de seus
bispos dom Joaquim Rufino do Rêgo e dom Adélio José Tomasim. A história de Quixadá, assim
como de outros municípios do estado esteve relacionada à bovinocultura, desde sua colonização
e a cotonicultura como fator de consolidação econômica. O declínio dessas atividades basilares
fez com que Quixadá precisasse se reinventar e descobrir uma forma de atrair novamente
pessoas e capital, pela ação de alguns atores sociais, o município descobriu na educação
superior uma forma de se manter como centro de convergência regional. Dessa forma, Quixadá
passou a ser reconhecida como uma cidade universitária pela quantidade de investimentos no
ensino superior que tem capitaneado, por suas instituições atenderem a demanda local, além de
pessoas vindas de outras regiões e pelas especificidades da sociabilidade que tem sido praticada
pela comunidade acadêmica. Isso significa que existem especificidades nos “usos da cidade”
por essa comunidade. A instalação das IES em cidades como Quixadá produz fissuras entre as
identificações da Universidade conduzida frequentemente por princípios progressistas,
tecnológicos e por valores ideológicos modernos e a identidade da cidade que a sedia inspirada
por valores tradicionais das elites políticas e religiosas.
Palavras chave: Interiorização. Políticas Educacionais. Convergência. Irradiação.

Abstract:
It has been noticed certain scarcity of scientific studies that integrate geography and education.
This research aimed to study the process of internalization of Higher Education Institutions
(HEIs), which shows the public and private policies for education and their influence on spatial
dynamics. Established as spatial and temporal clipping the We have chosen Sertão Central do
Ceará, more specifically Quixadá city between 1983 and 2013, as spatial and temporal clip. The
main question in this research was: may Quixadá city be conceived as a center of educational
convergence? Our first assumption was that educational policy took education as a strategic
imperative of development which started to propose the democratization of education and, as a
result, the process of internalization. Our main goal was to investigate the process of
internalization of higher education to understand how Quixadá city became a center of
convergence and spread of higher education. We used the ethnographic method in the research
because we believe that it favors an interpretive study of meanings expressed in words and
gestures used by the subjects. The results point to the possibility of analyzing education through
geographical route. When comparing the distribution and coverage area of higher education,
we could distinguish the widespread idea of its diffusor agent. We consider education as a
widespread idea and institutions of higher education as diffusors agents. The coverage area is
not easily measured because the process of democratization of this level of education has been
intensified since the LDB 9394/96. Regarding Sertão Central do Ceará area, students come
from several cities and districts. During our study, we observed that movements of migration
and oscillation favor the emergence of a convergence center. By analyzing professors and
students mobility, we were able to describe the fixed, the flows and the establishment of a
university town with its peculiar sociability. The main educational investments in the city took
place in different historical and social contexts and had two important social actors as mentors:
Professor Luiz Oswaldo Moreira de Souza Santiago and the Catholic Church through its
bishops Don Joaquim do Rego and Don Rufino José Adélio Tomasim. The story of Quixadá,
as well as other counties in the state, was related to cattle since its colonization and cotton
industry consolidation as economic factor. The decline of these basic activities made Quixadá
to reinvent itself and find a way to attract people and financial investiment again. Under the
action of some social actors, the municipality realized the higher education system as a way to
keep a regional center of convergence. Thus, Quixadá has become recognized as a university
town by the amount of investment in higher education, by their institutions which meet local
demand and people from other regions as well, and the particularities of sociability practiced
by the academic community. This means that the community uses the city for “specific
purposes”. The installation of the HEIs in cities like Quixadá produces cracks between the
assessment conducted by the University, which is often progressive and technological
principles and ideological modern values, and the identity of the city which hosts the university
inspired by traditional values of political and religious elites.
Key words: Interiorisation. Educational Policy. Convergence. Spread.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
HAIASHIDA, KEILA ANDRADE. QUIXADÁ: CENTRO REGIONAL DE CONVERGÊNCIA E IRRADIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (1983-2013). 2014. 370 f. Tese (Doutorado em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1