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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MEDIADA PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autor(es):
LIMA, VERINEIDA SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O objetivo deste estudo foi analisar a experiência acerca do processo de ensino e
aprendizagem, vivenciados por alunos em cursos na modalidade a distância oferecida
pela Política Nacional de Educação Permanente. Trata-se de pesquisa exploratória
tendo como cenário os Cursos de Pós-Graduação lato sensu de Micropolítica da
Gestão e Trabalho em Saúde Ênfase na Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde
e o Curso de Segurança do Paciente. Para a coleta de dados se utilizou um
questionário enviado via formulário online (google forms), cujas respostas foram
analisadas por estatística descritiva e com análise de conteúdo temático, tendo
cumprido todos os aspectos legais e com aprovação no Comitê de Ética da
Universidade Estadual do Ceará. Para os resultados foram considerados 127
questionários, sendo a maioria de alunos do gênero feminino, idade entre 30-39 anos,
casados ou com união estável, formação e experiência profissional maior que 7 anos,
e em relação à formação o público do Curso de Segurança do Paciente não
apresentou a mesma progressão na continuidade da formação como os do Curso de
Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde. Considerando a experiência da
formação por meio da EaD foi mencionado como dificuldade a organização do tempo
para a realização das atividades, acerca do conteúdo do curso os participantes
avaliaram de forma positiva, porém enquanto os concludentes apontaram a plataforma
virtual e acompanhamento tutorial como satisfatórios, os alunos desistentes
pontuaram uma avaliação mais baixa. Os participantes descreveram como aspectos
positivos no uso da EaD a flexibilidade de horários, a democratização do acesso como
elementos positivos, porém destacaram as dificuldades ou desafios com a habilidade
tecnológica, bem como a existência de poucos encontros e aproximação entre alunos
e tutores. Sobre os cursos os participantes referem que há uma necessidade de
ampliar o número de encontros presenciais, melhorar a logística e o apoio da equipe
pedagógica para sanar problemas burocráticos. Ressalta-se que ambos os cursos
produziram impactos positivos nos espaços de trabalho. Considera-se que a
Educação a Distância quando aliada aos processos de educação permanente tende
a alcançar um número maior de profissionais, promover a integração, o
compartilhamento de experiências, impactar positivamente no cotidiano destes
profissionais produzindo novas formas de fazer saúde e melhorando a assistência
prestada.
Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde. Educação a distância. Saúde.

Abstract:
The objective of this study was to analyze the experience about the teaching and
learning process, experienced by students in distance courses offered by the National
Policy of Permanent Education. It is an exploratory research based on the Post-
Graduation Courses lato sensu de Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde
Emphasis on State Management of the Unified Health System and the Patient Safety
Course. For data collection, a questionnaire was sent via online form (google forms),
whose answers were analyzed by descriptive statistics and thematic content analysis,
having fulfilled all legal aspects and with approval in the Ethics Committee of the State
University of Ceará . For the results, 127 questionnaires were considered, with the
majority of female students, aged between 30-39 years, married or with stable union,
training and professional experience greater than 7 years, and in relation to the training
of the Public Safety Course of the patient did not present the same progression in the
continuity of the training as those of the Course of Micropolitics of Management and
Work in Health. Considering the experience of the formation through the EaD it was
mentioned as difficulty the organization of the time for the accomplishment of the
activities, about the content of the course participants evaluated in a positive way, but
while the concluding ones pointed to the virtual platform and tutorial follow-up as
satisfactory, the dropping students scored a lower evaluation. Participants described
the positive aspects of the use of EDA as flexibility of schedules, democratization of
access as positive elements, but they highlighted the difficulties or challenges with
technological ability, as well as the existence of few meetings and approximation
between students and tutors. About the courses, the participants mention that there is
a need to increase the number of face-to-face meetings, improve the logistics and
support of the pedagogical team to solve bureaucratic problems. It is noteworthy that
both courses produced positive impacts in the workspaces. It is considered that
distance education, combined with permanent education processes tends to reach a
greater number of professionals, promote integration, share experiences, positively
impact the daily life of these professionals, producing new ways of doing health and
improving care provided .
Keywords: Permanent Education in Health. Distance education. Cheers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, VERINEIDA SOUSA. EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MEDIADA PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

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