Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM: ASPECTOS CARTOGRÁFICOS DA CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UECE

Autor(es):
CARMO, ALANA DUTRA DO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
É possível observarmos que nossa formação básica e continuada, significativamente, está centrada nos conteúdos e na aplicação de provas e exames, que podem erroneamente serem compreendidos como avaliação. A atribuição de notas em provas ou trabalhos, se caracteriza como uma verificação, entretanto a avaliação constitui seu sentido a partir da reflexão de sua prática. Neste sentido, é importante destacar o papel da avaliação como um componente específico para a atuação docente seja na modalidade presencial ou a distância, que necessita de planejamento, objetivos e critérios para a sua execução. Para tanto este estudo tem como objeto de pesquisa a formação, os saberes e práticas pertinentes à avaliação do ensino e aprendizagem de professores que atuam no Curso de Pedagogia a distância da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A demarcação temporal, devido a rotatividade de professores em cursos oferecidos na modalidade a distância, deu-se por pesquisar docentes que ministraram as disciplinas de Avaliação Educacional e Didática na turma mais recente, que no desenvolvimento desta pesquisa foi a Turma 2014, encontrou-se um total de 10 docentes e 8 participaram das entrevistas. A presente pesquisa utilizou como postura investigativa a cartografia e possui abordagem qualitativa se caracterizando como um estudo de caso. Foram utilizados como técnica de coleta de dados, inicialmente a pesquisa bibliográfica e documental e posteriormente a realização de entrevistas por pauta. Para os aspectos bibliográficos recorreu-se aos estudos de Deleuze e Guattari (1995); Passos, Kastrup e Escóssia (2015); Gauthier et al (1998); Tardif (2008); Masetto (2003);Gaeta e Masetto (2013); Bogdan e Biklen (1994), Hoffmann (2012), Arredondo e Diago (2009), Luckesi (2011), e Vianna (2000, 2005), dentre outros. Os documentos utilizados foram as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Pedagogia, o Projeto Pedagógico do Curso Pedagogia a distância (2012 e 2016), os Referenciais de qualidade para o ensino superior a distância e o Currículo Lattes dos professores. Neste estudo que os docentes entrevistados percebem uma carência na oferta formações voltadas para os aspectos avaliativos, colocam em evidência também, a diferença entre as gerações existente entre professores e alunos e percebem que a avaliação seja na modalidade a distância ou presencial não muda o seu conceito, mas aponta uma necessidade de se observar as características e às particularidades dos instrumentos e ferramentas avaliativas intrínsecas a modalidade a distância.
Palavras-chave: Avaliação do ensino e aprendizagem. Educação a distância. Formação de professores. Pedagogia a distância.

Abstract:
Es posible observar que nuestra formación básica y continuada, significativamente, está centrada en los contenidos y en la aplicación de pruebas y exámenes, que pueden erróneamente ser comprendidos como evaluación. La asignación de notas en pruebas o trabajos, se caracteriza como una verificación, sin embargo la evaluación constituye su sentido a partir de la reflexión de su práctica. En este sentido, es importante destacar el papel de la evaluación como un componente específico para la actuación docente, tanto en la modalidad presencial o la distancia, que necesita de planificación, objetivos y criterios para su ejecución. Para este estudio tiene como objeto de investigación la formación, los saberes y prácticas pertinentes a la evaluación de la enseñanza y aprendizaje de profesores que actúan en el Curso de Pedagogía a distancia de la Universidad Estatal de Ceará (UECE) en asociación con la Universidad Abierta de Brasil (UECE) UAB). La demarcación temporal, debido a la rotatividad de profesores en cursos ofrecidos en la modalidad a distancia, se dio por investigar docentes que ministró las disciplinas de Evaluación Educativa y Didáctica en la clase más reciente, que en el desarrollo de esta investigación fue la Turma 2014, se encontró un total de 10 docentes y 8 participar en las entrevistas. La presente investigación utilizó como postura investigativa la cartografía y posee abordaje cualitativo caracterizándose como un estudio de caso. Se utilizaron como técnica de recolección de datos, inicialmente la investigación bibliográfica y documental y posteriormente la realización de entrevistas por pauta. Para los aspectos bibliográficos se recurrió a los estudios de Deleuze y Guattari (1995); Pasos, Kastrup y Escossia (2015); Gauthier et al (1998); Tardif (2008); (En el caso de las mujeres). (1990), Hoffmann (2012), Arredondo y Diago (2009), Luckesi (2011), y Vianna (2000, 2005), entre otros. Los documentos utilizados fueron las Directrices Curriculares Nacionales (DCN) del Curso de Graduación en Pedagogía, el Proyecto Pedagógico del Curso Pedagogía a distancia (2012 y 2016), los Referenciales de calidad para la enseñanza superior a distancia y el Currículo Lattes de los profesores. En este estudio que los docentes entrevistados perciben una carencia en la oferta formaciones dirigidas a los aspectos evaluativos, ponen en evidencia también, la diferencia entre las generaciones existente entre profesores y alumnos y perciben que la evaluación sea en la modalidad a distancia o presencial no cambia su concepto , pero apunta una necesidad de observar las características y las particularidades de los instrumentos y herramientas intrínsecas a la modalidad a distancia.
Palabras-clave: Evaluación en la enseñanza y el aprendizaje. Educación a distancia. Formación de profesores. Pedagogía a distancia

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CARMO, ALANA DUTRA DO. AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM: ASPECTOS CARTOGRÁFICOS DA CONSTITUIÇÃO DA FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UECE. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1