Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O SOFRIMENTO PSÍQUICO EM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORTALEZA

Autor(es):
LIMA, EDGAR NOGUEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
O profissional docente é sujeito partícipe e integrativo do processo educacional e as
exigências que estão imbricadas no exercício de sua profissão podem ocasionar
situações de sofrimento psíquico. Políticas de avaliação externa, sistemas periódicos
de acompanhamento e verificação da aprendizagem levaram as secretarias de
educação a desenharem uma nova forma de gerir o trabalho educativo. O objetivo foi
analisar o sofrimento psíquico em professores dos anos iniciais do Ensino
Fundamental de Fortaleza, em duas etapas. A primeira por meio da aplicação de
instrumentos de autorelato com 73 professores de sete escolas da capital Cearense.
Como instrumentos foram utilizados o Self Reporting Questionnaire para verificar a
percepção dos professores a sintomas de ansiedade e depressão, Escala de
Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho e World Health Organization Quality of Life
Assessment para identificar a percepção dos professores acerca de sua qualidade de
vida. A segunda etapa foi realizada uma entrevista com seis professores. A análise da
entrevista foi realizada utilizando-se o método dialético ancorado na Psicologia
Histórico-Cultural de Vigotski. Foi possível identificar que 51% dos professores se
percebem em sofrimento psíquico, com algum sintoma de ansioso-depressivo, 26%
dos professores participantes percebem-se vulneráveis ao estresse no trabalho e 26%
dos professores se percebe com necessidade de melhorar sua qualidade de vida.
Com a análise das entrevistas, foi possível observar a percepção dos professores
acerca do que sentem em relação à profissão docente e quais as ocasiões que geram
sofrimento em seu trabalho. Conclui-se que a falta de apoio das famílias dos alunos,
a indisciplina em sala de aula e a cobrança por resultados tem sido os principais
fatores geradores de sofrimento de acordo com a percepção dos participantes da
pesquisa. Entende-se que uma política de ampliação da qualidade de vida docente
pode ser um caminho para a melhoria da saúde mental destes profissionais.
Palavras-chave: Formação de professores. Sofrimento Psíquico. Avaliação
Psicológica. Educação Básica. Psicologia Histórico-Cultural.

Abstract:
The teaching professional is a participant and integrating subject of the educational
process and the demands that are imbricated in the exercise of his profession can
cause situations of psychic suffering. External evaluation policies, periodic monitoring
and learning verification systems have led education secretariats to design a new way
of managing educational work. The objective was to analyze the psychological
suffering in teachers of the initial years of Elementary School in Fortaleza, in two
stages. The first was through the application of self-help instruments with 73 teachers
from seven schools in the capital of Ceará. As instruments, the Self Reporting
Questionnaire was used to verify teachers 'perception of symptoms of anxiety and
depression, Workplace Stress Vulnerability Scale and World Health Organization
Quality of Life Assessment to identify teachers' perceptions of their quality of life. The
second step was an interview with six teachers. The analysis of the interview was
carried out using the dialectical method anchored in the Historical-Cultural Psychology
of Vygotsky. It was possible to identify that 51% of the teachers perceive themselves
in psychic suffering, with some symptom of anxiety-depressive, 26% of the
participating teachers perceive themselves vulnerable to work stress and 26% of the
teachers perceive themselves with need to improve their quality of life . With the
analysis of the interviews, it was possible to observe the teachers' perception about
what they feel about the teaching profession and what occasions they cause suffering
in their work. It is concluded that the lack of support from the families of the students,
the indiscipline in the classroom and the collection by results have been the main
factors generating suffering according to the perception of the participants of the
research. It is understood that a policy to increase teacher quality of life can be a way
to improve the mental health of these professionals.
Keywords: Teacher training. Psychic Suffering. Psychological evaluation. Basic
education. Historical-Cultural Psychology.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, EDGAR NOGUEIRA. O SOFRIMENTO PSÍQUICO EM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE FORTALEZA. 2019. 94 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1