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Repositório Institucional - UECE
Título:
FATORES DETERMINANTES DO MATERIALISMO ENTRE JOVENS DA CIDADE DE FORTALEZA

Autor(es):
MELO, ARIANA DE OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Materialismo é o termo que designa a importância cedida às posses materiais.
Investigações revelam que quanto mais jovem o indivíduo, maior tende a ser o seu
comportamento materialista. Conquanto, percebe-se margem para estudos sobre o
segmento de consumidores jovens brasileiros e a necessidade de modernização dos
parâmetros do construto materialismo. No Brasil, efetua-se a mensuração desse
fenômeno utilizando escalas desenvolvidas em contextos internacionais. Diante do
exposto, propõe-se a elaboração de uma escala de materialismo entre jovens
brasileiros. Para tal, foi aplicada uma pesquisa em Fortaleza-CE, com jovens
estudantes de escolas e universidades públicas e privadas, de 10 a 24 anos de
idade, por meio de duas abordagens: qualitativa e quantitativa. A etapa qualitativa
consiste na Teoria das Representações Sociais, com a técnica de evocação de
palavras. A colaboração de 533 estudantes derivou em 2.541 expressões
relacionadas à cognição de materialismo. Desse processo, desenvolveu-se 17
grupos definidores que nortearam, junto à revisão bibliográfica, a construção dos
itens do questionário. O momento quantitativo ocorreu com aplicação de 357
questionários científicos válidos. Através de Análise Fatorial Exploratória, foram
geradas três dimensões: Posses, Atitudes e Atributos. Essa proposta de escala, com
o total de 11 itens, exibe os fatores determinantes do materialismo para os jovens
brasileiros da cidade de Fortaleza, Ceará. São enaltecidos, por fim, os principais
achados de pesquisa, quais sejam a relação do construto com os sentimentos
positivos, a associação do materialismo e tecnologia e a exibição de uma nova
perspectiva do caráter multifacetado do materialismo, coerente com a realidade do
público investigado. Pode-se inferir que o enfoque dos jovens sobre o materialismo
está atribuído à posse de bens materiais, às atitudes – de consumir, comprar,
acumular e postar – e às características que permitem o comportamento materialista
– como ambição, valores e poder aquisitivo. Evidencia-se que este trabalho propõe
uma escala de materialismo fora da seara norte-americana e que os profissionais de
marketing precisam estar atentos para a compreensão dos efeitos do fenômeno sob
o prisma dos cidadãos. Sugere-se estudos futuros contemplando jovens de outras
cidades do país e em diferentes ambientes sociais, a fim de contribuir com
pesquisas nacionais sobre o assunto.
Palavras-chave: Materialismo. Jovens. Fatores. Escala. Comportamento do
Consumidor.

Abstract:
Materialism is the term that designates the importance given to material possessions.
Investigations reveal that the younger the individual, the greater his or her
materialistic behavior tends to be. However, there is scope for studies on the
segment of Brazilian young consumers and the need to modernize the parameters of
the construct materialism. In Brazil, the measurement of this phenomenon utilizes
scales developed in foreign context. In light of the above, the elaboration of a scale of
materialism among young Brazilians is proposed. To this end, a survey was
conducted in Fortaleza-CE, with young students from schools and public and private
universities, 10-24 years old, through two approaches: qualitative and quantitative.
The qualitative phase consists of the Theory of Social Representation, with the
technique of word evocation. The collaboration of 533 students resulted in 2,541
expressions related to the cognition of materialism. From this process, 17 defining
groups were developed and, together with the bibliographic review, they guided the
elaboration of the questionnaire items. The quantitative moment occurred with the
application of 357 valid scientific questionnaires. Through Exploratory Factor
Analysis, three factors were generated: Possessions, Actions and Attributes. The
proposed scale, with a total of 11 items, exhibits the determinant factors of
materialism amongst Brazilian youth in the city of Fortaleza, state of Ceará. At the
end, the main research findings are extolled, namely the relation of the construct to
positive feelings, the association of materialism and technology, and the display of a
new perspective on the multifaceted character of materialism, consistent with the
reality of the public investigated. It may be inferred that the focus of young people on
materialism is attributed to the possession of material goods, to attitudes –
consuming, buying, accumulating and posting – and to the characteristics that allow
materialistic behavior – such as ambition, values and purchasing power. This paper
proposes a scale of materialism outside the US and highlights that marketers need to
be attentive to understanding the effects of the phenomenon from the perspective of
citizens. Future studies are suggested to contemplate young people from other cities
of the country and in different social environments in order to contribute to national
research on the subject.
Keywords: Materialism. Youth. Factors. Scale. Consumer Behavior.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MELO, ARIANA DE OLIVEIRA. FATORES DETERMINANTES DO MATERIALISMO ENTRE JOVENS DA CIDADE DE FORTALEZA. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 18 de abril de 2024

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