FATORES DETERMINANTES DO MATERIALISMO ENTRE JOVENS DA CIDADE DE FORTALEZA
Autor(es):
MELO, ARIANA DE OLIVEIRA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Materialismo é o termo que designa a importância cedida às posses materiais. Investigações revelam que quanto mais jovem o indivíduo, maior tende a ser o seu comportamento materialista. Conquanto, percebe-se margem para estudos sobre o segmento de consumidores jovens brasileiros e a necessidade de modernização dos parâmetros do construto materialismo. No Brasil, efetua-se a mensuração desse fenômeno utilizando escalas desenvolvidas em contextos internacionais. Diante do exposto, propõe-se a elaboração de uma escala de materialismo entre jovens brasileiros. Para tal, foi aplicada uma pesquisa em Fortaleza-CE, com jovens estudantes de escolas e universidades públicas e privadas, de 10 a 24 anos de idade, por meio de duas abordagens: qualitativa e quantitativa. A etapa qualitativa consiste na Teoria das Representações Sociais, com a técnica de evocação de palavras. A colaboração de 533 estudantes derivou em 2.541 expressões relacionadas à cognição de materialismo. Desse processo, desenvolveu-se 17 grupos definidores que nortearam, junto à revisão bibliográfica, a construção dos itens do questionário. O momento quantitativo ocorreu com aplicação de 357 questionários científicos válidos. Através de Análise Fatorial Exploratória, foram geradas três dimensões: Posses, Atitudes e Atributos. Essa proposta de escala, com o total de 11 itens, exibe os fatores determinantes do materialismo para os jovens brasileiros da cidade de Fortaleza, Ceará. São enaltecidos, por fim, os principais achados de pesquisa, quais sejam a relação do construto com os sentimentos positivos, a associação do materialismo e tecnologia e a exibição de uma nova perspectiva do caráter multifacetado do materialismo, coerente com a realidade do público investigado. Pode-se inferir que o enfoque dos jovens sobre o materialismo está atribuído à posse de bens materiais, às atitudes – de consumir, comprar, acumular e postar – e às características que permitem o comportamento materialista – como ambição, valores e poder aquisitivo. Evidencia-se que este trabalho propõe uma escala de materialismo fora da seara norte-americana e que os profissionais de marketing precisam estar atentos para a compreensão dos efeitos do fenômeno sob o prisma dos cidadãos. Sugere-se estudos futuros contemplando jovens de outras cidades do país e em diferentes ambientes sociais, a fim de contribuir com pesquisas nacionais sobre o assunto. Palavras-chave: Materialismo. Jovens. Fatores. Escala. Comportamento do Consumidor.
Abstract:
Materialism is the term that designates the importance given to material possessions. Investigations reveal that the younger the individual, the greater his or her materialistic behavior tends to be. However, there is scope for studies on the segment of Brazilian young consumers and the need to modernize the parameters of the construct materialism. In Brazil, the measurement of this phenomenon utilizes scales developed in foreign context. In light of the above, the elaboration of a scale of materialism among young Brazilians is proposed. To this end, a survey was conducted in Fortaleza-CE, with young students from schools and public and private universities, 10-24 years old, through two approaches: qualitative and quantitative. The qualitative phase consists of the Theory of Social Representation, with the technique of word evocation. The collaboration of 533 students resulted in 2,541 expressions related to the cognition of materialism. From this process, 17 defining groups were developed and, together with the bibliographic review, they guided the elaboration of the questionnaire items. The quantitative moment occurred with the application of 357 valid scientific questionnaires. Through Exploratory Factor Analysis, three factors were generated: Possessions, Actions and Attributes. The proposed scale, with a total of 11 items, exhibits the determinant factors of materialism amongst Brazilian youth in the city of Fortaleza, state of Ceará. At the end, the main research findings are extolled, namely the relation of the construct to positive feelings, the association of materialism and technology, and the display of a new perspective on the multifaceted character of materialism, consistent with the reality of the public investigated. It may be inferred that the focus of young people on materialism is attributed to the possession of material goods, to attitudes – consuming, buying, accumulating and posting – and to the characteristics that allow materialistic behavior – such as ambition, values and purchasing power. This paper proposes a scale of materialism outside the US and highlights that marketers need to be attentive to understanding the effects of the phenomenon from the perspective of citizens. Future studies are suggested to contemplate young people from other cities of the country and in different social environments in order to contribute to national research on the subject. Keywords: Materialism. Youth. Factors. Scale. Consumer Behavior.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
MELO, ARIANA DE OLIVEIRA. FATORES DETERMINANTES DO MATERIALISMO ENTRE JOVENS DA CIDADE DE FORTALEZA. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 18 de abril de 2024
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