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Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE O ACESSO DE ALUNOS/AS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ACARAPE/CE

Autor(es):
FILHO, JOSÉ DE ARIMATÉA DE CASTRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Políticas Públicas de educação inclusiva: o acesso de alunos/as com deficiência nas escolas públicas do município de Acarape, Ceará. O presente tema a ser pesquisado está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo trata-se de uma abordagem teórica dos conceitos gerais, na visão de diversos autores que discutem com propriedade o tema deficiência nas escolas públicas. As experiências por eles Políticas trazidas e suas ideias serão enriquecedoras para servir de suporte para realização da pesquisa. O segundo capítulo é uma busca pelo conhecimento da legislação para pessoas com deficiência, a fim de que no processo de inclusão, professores e pais de alunos com deficiência estejam aptos defenderem os diretos dos mesmos. O terceiro capítulo é à parte experimental da pesquisa visa coletar dados que retrate a real situação do atendimento a alunos com deficiência nas escolas públicas de Acarape-Ce. Perceber como está sendo feito o processo de diagnosticar estes alunos especiais, a preparação dos docentes antes de atuarem nesta área, conhecer os espaços oferecidos pelo município para o funcionamento das salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), se está a contento dos padrões exigidos pela legislação vigente.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação Especial. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado.

Abstract:
Public policies of inclusive education: the access of students with disabilities in public schools in the municipality of Acarape, Ceará. The present topic to be researched is divided into three chapters. The first chapter deals with a theoretical approach of the general concepts, in the view of several authors who properly discuss the disability issue in public schools. The experiences they bring with them and their ideas will be enriching to support the research. The second chapter is a search for knowledge of legislation for people with disabilities, so that in the process of inclusion, teachers and parents of students with disabilities are able to defend the direct from them. The third chapter is the experimental part of the research aims to collect data that portrays the real situation of care for students with disabilities in public schools of Acarape-Ce. To understand how the process of diagnosing these special students is being done, the preparation of the teachers before acting in this area, knowing the spaces offered by the municipality for the functioning of the AEE (Specialized Educational Assistance) rooms, if it is satisfied with the standards required by the current legislation.
Keywords: Public Policies. Special education. Inclusive education. Specialized Educational Assistance.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FILHO, JOSÉ DE ARIMATÉA DE CASTRO. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE O ACESSO DE ALUNOS/AS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ACARAPE/CE. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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