REVELAÇÕES SOBRE A SATISFAÇÃO DO TURISTA COM OS SERVIÇOS OFERTADOS NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA AV. BEIRA-MAR DE FORTALEZA – BRASIL
Autor(es):
SOUSA, CAIRO CÉZAR BRAGA DE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2013
Resumo:
Mediante papel assumido pelo turismo para o desenvolvimento econômico dos países receptores e a representatividade da atividade para o estado do Ceará, tem-se neste estudo a observação de um importante elo da sua cadeia produtiva: a hotelaria. Para tanto, define-se que a investigação seria sobre o atendimento dos meios de hospedagem, especificamente os que estão localizados à Beira-Mar de Fortaleza. São objetivos investigar o nível de satisfação do turista com relação aos serviços ofertados pelos meios de hospedagem de Fortaleza, além de elencar os fatores que influenciam a satisfação do turista na atividade hoteleira, e contribuem na discussão sobre a qualidade nos serviços da hotelaria de Fortaleza. Dessa forma, utiliza-se uma metodologia exploratória/descritiva visando a investigar a satisfação dos hóspedes com meios de hospedagem da Beira-Mar de Fortaleza com relação ao atendimento nos diversos setores do hotel. As teorias de fundamentação da investigação pautaram-se nos conceitos de qualidade nos serviços hoteleiros, mercado turístico do Ceará, com sua oferta e demanda na contemporaneidade, e cadeia produtiva do turismo, com base na revisão bibliográfica e no campo institucional, colheram-se dados documentais e quantitativos na Secretaria de Turismo do Ceará (Setur). O campo empírico se deu em contato direto com turistas entrevistados no lócus natural, o meio de hospedagem, com a inserção do pesquisador no ambiente de investigação. A opção ainda é pelos meios de hospedagem de médio a grande porte, onde foram utilizados observação participante e questionário. Ao final do estudo, observou-se que, em geral, o atendimento dos meios de hospedagem é satisfatório, no entanto, com a análise de forma atenta, verifica-se a necessidade de implementação de melhorias em diversos serviços observados, visando ao atendimento mais qualificado. Palavras-chave: Qualidade no atendimento ao turista. Lazer. Hotelaria. Turismo.
Abstract:
Through role played by tourism to the economic development of recipient countries and the representativeness of the activity for the state of Ceará. In this study has the observation of an important link in the production chain: the hotel management. For that we define that the investigation would be on the care of lodging facilities, specifically the located at Beira-Mar in Fortaleza. The goals are to investigate the level of tourist satisfaction regarding the services offered by the lodging facilities of Fortaleza, in addition to list the factors influencing tourist satisfaction in the hotel management , and contribute to the discussion about the quality of hotel management services in Fortaleza. Thus, use an exploratory methodology/ descriptive to investigate the guests satisfaction with lodging facilities of Beira-Mar in Fortaleza regarding to the care in various sectors of the hotel. The theories of reasoning research was about the concepts of quality in hotel management services, tourism market in Ceará, with its supply and demand in the contemporaneity, and the production chain of tourism, based on literature review and in the institutional field were gathered documentary data and quantitative in the tourist department of Ceará, Setur. The empirical field was in direct contact with tourists interviewed in the natural locus, the hosting means, with the insertion of the researcher in the environment Research. The option is still by means of hosting medium to large size, where were used the participant observation and questionnaire. At the end of the study it was observed that in general the service of lodging facilities and satisfactory, however the analysis attentively, verifies the necessity of implementing improvements observed in several services, seeking the most qualified service. Keywords: Quality service in tourism. Leisure. Hospitality. Tourism.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
SOUSA, CAIRO CÉZAR BRAGA DE. REVELAÇÕES SOBRE A SATISFAÇÃO DO TURISTA COM OS SERVIÇOS OFERTADOS NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA AV. BEIRA-MAR DE FORTALEZA – BRASIL. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024
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