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Repositório Institucional - UECE
Título:
REVELAÇÕES SOBRE A SATISFAÇÃO DO TURISTA COM OS SERVIÇOS OFERTADOS NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA AV. BEIRA-MAR DE FORTALEZA – BRASIL

Autor(es):
SOUSA, CAIRO CÉZAR BRAGA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Mediante papel assumido pelo turismo para o desenvolvimento econômico dos países
receptores e a representatividade da atividade para o estado do Ceará, tem-se neste estudo a
observação de um importante elo da sua cadeia produtiva: a hotelaria. Para tanto, define-se
que a investigação seria sobre o atendimento dos meios de hospedagem, especificamente os
que estão localizados à Beira-Mar de Fortaleza. São objetivos investigar o nível de satisfação
do turista com relação aos serviços ofertados pelos meios de hospedagem de Fortaleza, além
de elencar os fatores que influenciam a satisfação do turista na atividade hoteleira, e
contribuem na discussão sobre a qualidade nos serviços da hotelaria de Fortaleza. Dessa
forma, utiliza-se uma metodologia exploratória/descritiva visando a investigar a satisfação dos
hóspedes com meios de hospedagem da Beira-Mar de Fortaleza com relação ao atendimento
nos diversos setores do hotel. As teorias de fundamentação da investigação pautaram-se nos
conceitos de qualidade nos serviços hoteleiros, mercado turístico do Ceará, com sua oferta e
demanda na contemporaneidade, e cadeia produtiva do turismo, com base na revisão
bibliográfica e no campo institucional, colheram-se dados documentais e quantitativos na
Secretaria de Turismo do Ceará (Setur). O campo empírico se deu em contato direto com
turistas entrevistados no lócus natural, o meio de hospedagem, com a inserção do pesquisador
no ambiente de investigação. A opção ainda é pelos meios de hospedagem de médio a grande
porte, onde foram utilizados observação participante e questionário. Ao final do estudo,
observou-se que, em geral, o atendimento dos meios de hospedagem é satisfatório, no entanto,
com a análise de forma atenta, verifica-se a necessidade de implementação de melhorias em
diversos serviços observados, visando ao atendimento mais qualificado.
Palavras-chave: Qualidade no atendimento ao turista. Lazer. Hotelaria. Turismo.

Abstract:
Through role played by tourism to the economic development of recipient countries and the
representativeness of the activity for the state of Ceará. In this study has the observation of an
important link in the production chain: the hotel management. For that we define that the
investigation would be on the care of lodging facilities, specifically the located at Beira-Mar
in Fortaleza. The goals are to investigate the level of tourist satisfaction regarding the services
offered by the lodging facilities of Fortaleza, in addition to list the factors influencing tourist
satisfaction in the hotel management , and contribute to the discussion about the quality of
hotel management services in Fortaleza. Thus, use an exploratory methodology/ descriptive
to investigate the guests satisfaction with lodging facilities of Beira-Mar in Fortaleza
regarding to the care in various sectors of the hotel. The theories of reasoning research was
about the concepts of quality in hotel management services, tourism market in Ceará, with its
supply and demand in the contemporaneity, and the production chain of tourism, based on
literature review and in the institutional field were gathered documentary data and
quantitative in the tourist department of Ceará, Setur. The empirical field was in direct
contact with tourists interviewed in the natural locus, the hosting means, with the insertion of
the researcher in the environment Research. The option is still by means of hosting medium to
large size, where were used the participant observation and questionnaire. At the end of the
study it was observed that in general the service of lodging facilities and satisfactory, however
the analysis attentively, verifies the necessity of implementing improvements observed in
several services, seeking the most qualified service.
Keywords: Quality service in tourism. Leisure. Hospitality. Tourism.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUSA, CAIRO CÉZAR BRAGA DE. REVELAÇÕES SOBRE A SATISFAÇÃO DO TURISTA COM OS SERVIÇOS OFERTADOS NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA AV. BEIRA-MAR DE FORTALEZA – BRASIL. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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