Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA FREIREANA NO COLÉGIO BRASIL, FORTALEZA - CEARÁ

Autor(es):
VIEIRA, ANTÔNIO RAONI VICTOR

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
As escolas são instituições imprescindíveis no desenvolvimento e construção da
sociedade, tem a finalidade de formar sujeitos emancipados, comprometidos e
esclarecidos dos problemas do mundo. A Educação Ambiental (EA) surge como
importante instrumento de modificação dessa atual conjuntura, tendo em vista que
mesma proporciona a sociedade uma compreensão crítica e global do ambiente com
objetivo de contribuir e desenvolver atitudes que vão desde a conscientização até
manejo correto dos recursos naturais. Os debates que norteiam a temática
ambiental nos têm conduzido a uma necessidade de compreender os fatos a partir
de uma perspectiva interdisciplinar, tendo em vista que algumas escolas de ensino
fundamental e médio estudam o meio ambiente de forma fragmentada. Dessa
maneira, como seria possível entender a perspectiva da EA que valorize a teoria e
prática para a construção de uma aprendizagem significativa do aluno? Dessa
forma, norteado por esta questão, o trabalho tem como objetivo principal analisar e
discutir sobre a práxis da educação ambiental a luz de uma perspectiva Freiriana no
ensino fundamental II. Este trabalho tem como lócus o Colégio Brasil, localizado no
município de Fortaleza-CE. Já para a construção metodológica do trabalho foi
utilizado os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o currículo escolar e o plano
político pedagógico (PPP). Em seguida, foram aplicados questionários de caráter
quantitativo e qualitativo com os professores e os educandos. As análises permitiram
afirmar que existe uma tendência de EA diferenciada que contribui para uma
construção de conhecimento emancipador e reflexivo formador de uma consciência
socioambiental contra-hegemônica. Em contrapartida, destacamos uma outra que
mantêm os moldes tradicionais de ensino engessados na sociedade para
manutenção do status quo.
Palavras-chave: Ambiente. Educação Ambiental. Práticas Pedagógicas.

Abstract:
Las escuelas son instituciones imprescindibles en el desarrollo y construcción de la
sociedad, tiene la finalidad de formar sujetos emancipados, comprometidos y
esclarecidos de los problemas del mundo. La Educación Ambiental (EA) surge como
un importante instrumento de modificación de esta actual coyuntura, teniendo en
vista que ella misma proporciona a la sociedad una comprensión crítica y global del
ambiente con el objetivo de contribuir y desarrollar actitudes que van desde la
concientización hasta el manejo correcto de los recursos naturales. Los debates que
orientan la temática ambiental nos han conducido a una necesidad de comprender
los hechos desde una perspectiva interdisciplinaria, teniendo en cuenta que algunas
escuelas de enseñanza fundamental y media estudian el medio ambiente de forma
fragmentada. De esa manera, ¿cómo sería posible entender la perspectiva de la EA
que valorice la teoría y práctica para la construcción de un aprendizaje significativo
del alumno? De esta forma, orientado por esta cuestión, el trabajo tiene como
objetivo principal analizar y discutir sobre la praxis de la educación ambiental a la luz
de una perspectiva subversiva (Freiriana) en la enseñanza fundamental II. Este
trabajo tiene como locus el Colegio Brasil, ubicado en el municipio de Fortaleza-CE.
Ya para la construcción metodológica del trabajo fue consultado los Parámetros
Curriculares Nacionales (PCNs), el currículo escolar y el plano político pedagógico
(PPP). A continuación, fue aplicado cuestionarios de carácter cuantitativo y
cualitativo con los profesores y los educandos. Los análisis permitieron afirmar que
existe una tendencia de EA diferenciada que contribuye a una construcción de
conocimiento emancipador y reflexivo formador de una conciencia socioambiental
contrahegemónica. En contrapartida, destacamos otra que mantiene los moldes
tradicionales de enseñanza enyesados en la sociedad para mantener el status quo.
Palabras clave: Ambiente. Educación Ambiental. Prácticas pedagógicas.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
VIEIRA, ANTÔNIO RAONI VICTOR. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA FREIREANA NO COLÉGIO BRASIL, FORTALEZA - CEARÁ. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1