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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: O REGISTRO DA TRANSIÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA

Autor(es):
SILVA, ANA PAULA OLIVEIRA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
No ano de 2017 foi aprovado o projeto de lei nº 24/2017 que institui a política de ensino
médio e tem como principal objetivo expandir o tempo de permanência dos alunos nas
escolas pertencentes a rede estadual do Ceará. A partir do contexto apresentado por
esta legislação, pelas mudanças do ensino médio e, ainda, diante das vivências no
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado ao curso de
Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará - UECE, a pesquisa busca registrar
e compreender como se constituiu o processo de transição de uma escola de ensino
regular situada na periferia de Fortaleza, para uma escola de tempo integral. Para
abranger este período de mudanças temos como pergunta norteadora: Como se
constituiu o processo transitório da escola Juciê Caminha de ensino regular para ensino
integral? A pesquisa também discute os conceitos de ensino e educação integral, como
também questiona de que forma os últimos projetos de lei e reforma do ensino médio
pretendem tornar a educação básica mais voltada para uma perspectiva mercadológica.
Esta hipótese se constitui ao observar características dessa reforma, como: a
homogeneização do currículo assentada na Base Nacional Curricular/BNCC aprovada
em terceira versão, no início de 2018; a retirada da obrigatoriedade de disciplinas como
filosofia, sociologia do currículo e a descaracterização do ensino básico com a
flexibilização do mesmo, entre outros aspectos. O estudo de caso foi a escolha
metodológica utilizada para a pesquisa, fazendo a coleta de dados a partir da observação
participante, diário de campo e entrevistas.  

 

Palavras-chave: Educação integral. Escola de Tempo Integral. Reforma Ensino Médio. 

Abstract:
In 2017, Bill 24/2017 was approved, which establishes the policy of secondary schools
and its main objective is to expand the permanence of students in state education network
of Ceará. From the context presented by this legislation, by the changes of the secondary
education and, also, by the experiences in the Institutional Program of Initiatives for
Teaching - PIBID, linked to the course of Social Sciences of the State University of Ceará
- UECE, the research looks for register and understand how the process of transition from
a regular school located in the outskirts of Fortaleza to a full-time school was constituted.
To cover this period of changes we have as guiding question: How did the transitional
process of the school Juciê Caminha of regular education for a full-time education? The
research also discusses the concepts of integral/full-time education, but also questions
how the latest bills and reform of high school intend to make basic education more geared
to a market perspective. This hypothesis is constituted by observing characteristics of this
reform, such as: the homogenization of the curriculum based on the National Curricular
Base / BNCC approved in the third version, at the beginning of 2018; the withdrawal of
compulsory disciplines such as philosophy, sociology of the curriculum and the de-
characterization of basic education with its flexibility, among other aspects. The case study
was the methodological choice used for the research, making the data collection from
participant observation, field diary and interviews.

 

Key words: Full-time education. Full-time school. High school reform

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, ANA PAULA OLIVEIRA DA. A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: O REGISTRO DA TRANSIÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA . 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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