Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SUPORTE SOCIAL: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS IDOSOS

Autor(es):
SILVA, ANA CLAUDIA DO ESPIRITO SANTO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
O ponto de partida do estudo foi o universo consensual dos idosos que residem em uma Instituição de Longa Permanência (ILP) e de idosos atendidos por uma equipe da ESF, no sentido de se conhecer os elementos cognitivo-afetivos elaborados e compartilhados que contribuem para a elucidação do significado de suporte social a partir do contexto que o engendra e da sua funcionalidade nas interações sociais no cotidiano. Portanto, conhecer como o idoso percebe e sente o suporte recebido servirá para sinalizar quais as ideias e pensamentos coletivos que influenciam na forma de lidar com a saúde do idoso em nossa sociedade e, a partir dai oferecer subsídios para refletir e propor uma promoção da saúde mais coerente com a realidade do idoso nos dias de hoje. A proposta do estudo esta pautada na apreensão das práticas sociais e comunicacionais inerentes aos idosos, participantes desta pesquisa, acerca do suporte social tendo como pressuposto a Teoria das Representações Sociais. A relevância social e acadêmica do presente trabalho situa-se no conhecimento destas representações que servirão para nortear o desenvolvimento de ações para a abordagem da saúde do idoso na atenção básica a saúde. A Tese busca apreender concepções sociopsicológicas dos idosos sobre o suporte social, relacionadas à ajuda, ao cuidado, ao idoso e à família, bem como, associar as categorias elaboradas com os dados sociais e demográficos e comparar as representações sociais dos idosos da ESF com idosos das Instituições de longa permanência. O estudo tem como eixo a Teoria das Representações Sociais, com a utilização do multimétodos. Foi desenvolvida com 03 ILP e em uma Unidade de Saúde da Família da Regional II do município de Fortaleza-CE. Participaram 117 idosos da ESF e 31 idosos das ILP. Utilizou-se o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) com os seguintes estímulos: Ajuda, Cuidado, Idoso, Família. Em associação com o teste utilizou-se um questionário para se obter o perfil sócio demográfico dos idosos e uma entrevista em profundidade. As palavras evocadas no TALP foram processadas pelo software TRI-DEUX-MOTS sendo submetido à análise fatorial de correspondência. Utilizou-se o Excel para organização e avaliação dos dados sociodemográficos; as entrevistas foram processadas pelo software ALCESTE. Resultados: os participantes das ILP representaram o idoso como uma pessoa “triste”; sobre a família, os idosos
8
mencionaram os “parentes”, “amigos” e “saudade”. As representações apreendidas sobre suporte social foram: companhia, carinho, socialização e melhora da autoestima para os idosos das ILP e como proteção, segurança no trânsito, mobilidade social, suporte financeiro e ajuda para a realização das atividades práticas da vida diária para os idosos da ESF. Conclui-se que os determinantes sociais como a pobreza, baixa escolaridade e violência influenciam significativamente as representações sociais dos idosos sobre o suporte social. Nas ILP há maior prejuízo de suporte emocional e de interação social. Os participantes da ESF restringem seu grupo de relações aos familiares e amigos mais próximos denotando precária participação comunitária; nesse grupo foi proeminente a necessidade de suporte instrumental na forma de apoio financeiro, medidas de segurança pública e melhoria na infraestrutura urbana dessas comunidades.
PALAVRAS-CHAVE: Representações Sociais. Idosos. Suporte Social.

Abstract:
The starting point of the study was consensual universe of the elderly who reside in a long-stay institution (LSI) and elderly assisted by a team of HFS, in order to meet the cognitive-affective elements developed and shared that contribute to elucidation of the meaning of social support from the context that engenders and its functionality in everyday social interactions. Therefore, knowing how the elderly perceive and feel the support received which serve to signal the collective thoughts and ideas that influence the manner of dealing with the health of the elderly in our society and, thereafter offer subsidies to reflect and propose a health promotion more consistent with the reality of the elderly today. The purpose of this study guided by the apprehension of social and communicative practices inherent in the elderly participants in this study, about social support having as presupposition the Theory of Social Representations. The social and academic relevance of this work lies in the knowledge of these representations that serve to guide the development of actions to address the health of the elderly in primary health care. The thesis attempts to grasp social psychological conceptions of the elderly on social support related to help, care, the elderly and family as well, associate categories with elaborate social and demographic data and compare the social representations of elderly of FHS with elderly of long-stay institutions. The study has as its axis the Theory of Social Representations, using the multimethod. Was developed with 03 LSI and a Family Health Unit Iof the Regional II in Fortaleza. Participated 117 elderly from FHS and 31 elderly from the LSI. We used the Test of Free Association of Words (TALP) with the following stimuli: Help, Care, Elderly, Family. In association with the test we used a questionnaire to obtain socio-demographic profile of the elderly and in-depth interview. The words evoked in TALP were processed by TRI-DEUX-MOTS software being subjected to factorial analysis of correspondence. We used Excel for organization and evaluation of demographic data; interviews were processed by software ALCESTE. Results: The participants of the LSI represented elderly as a "sad" person, about the family, the elderly mentioned the "relatives", "friends" and "missing". The representation learned about social support were: company, affection, socialization and improved self-esteem for the elderly of the LSI and as protection, traffic safety, social mobility, financial support and assistance to carry out the
10
practical activities of daily living for the elderly of FHS. It is concluded that social determinants such as poverty, low education and violence significantly influence social representations of elderly people on social support. In LSI is no greater loss of emotional support and social interaction. The participants of the FHS group constrain their relationships with family and close friends denoting poor community participation; in this group was outstanding the need for instrumental support in the form of financial support, public safety measures and improvement in urban infrastructure in these communities.
KEYWORDS: Social Representations. Elderly. Social Support

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SILVA, ANA CLAUDIA DO ESPIRITO SANTO. SUPORTE SOCIAL: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS IDOSOS. 2013. 257 f. Tese (Doutorado em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1