Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ORAIS E ESCRITAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E À DISTÂNCIA

Autor(es):
SALES, JOÃO TOBIAS LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Esta pesquisa longitudinal comparou o desenvolvimento das habilidades orais e
escritas de professores de inglês em formação nas modalidades presencial e a distância, ao
analisar a aprendizagem de inglês dos dois grupos a partir de da perspectiva da Teoria do
Processamento da Informação. A avaliação qualiquantitativa das habilidades orais e escritas
procurou verificar se futuros professores desenvolvem habilidades orais e escritas em níveis
equivalentes e evidenciar a modalidade de ensino mais eficaz no desenvolvimento de uma ou
outra habilidade no idioma. Alunos do primeiro semestre de dois cursos de Letras/Inglês da
Universidade Federal do Ceará participaram da pesquisa, sete alunos do curso noturno
presencial, com sede em Fortaleza, e cinco alunos do curso a distância, cujo polo de apoio
alunos situa-se na cidade de Beberibe. Durante quatro semestres, os participantes foram
submetidos a três instrumentos de coleta de dados: a) um questionário socioeconômico e
educacional, que revelou a realidade social e educacional, assim como o conhecimento prévio
de língua inglesa dos participantes; b) dois testes TOEFL iBT, realizados como pré-teste,
durante o primeiro semestre da graduação, e como pós-teste no final do quarto semestre, que
indicaram o nível de proficiência dos alunos no início da graduação e no final do quarto
semestre letivo; e c) atividades de produção oral e escrita, realizadas nos quatro semestres
letivos e analisadas considerando-se três parâmetros: fluência (palavras produzidas dividas pelo
tempo), acurácia (lexical, palavras erradas divididas pelas palavras produzidas, e oracional,
orações corretas divididas pelas orações independentes) e complexidade (lexical, quantidade de
palavras diferentes dividida pelo número de palavras utilizadas no texto, e oracional,
quantidade de orações individuais dividida pela quantidade de unidades de análise). Os dados
foram analisados através de modelos de ANOVA, considerando o efeito das variáveis grupo,
tempo e interação do grupo com o tempo. Concluiu-se que, em relação às habilidades de
compreenssão auditiva e leitora e de produção escrita, ambos os grupos demonstraram níveis
de desenvolvimento equivalentes no intervalo de quatro semestres. Contudo, na habilidade de
produção oral, o grupo presencial apresentou desenvolvimento superior ao grupo a distância.
Sobre os parâmetros de fluência, acurácia e complexidade, percebeu-se que, oralmente, o fator
Tempo influenciou todos os participantes nos parâmetros: fluência, acurácia oracional e
complexidade oracional. O fator Grupo influenciou os mesmos parâmetros, mas com diferença
significativa para o grupo presencial. O cruzamento dos fatores Grupo e Tempo não revelou
nível de significância que representasse destaque de uma modalidade sobre outra em oralidade
em nenhum parâmetro. Nas produções escritas, o fator Tempo apresentou desenvolvimento
significativo de todos os participantes em todos os parâmetros. O fator Grupo influenciou os
parâmetros: acurácia lexical e oracional, com diferença significativa para o grupo presencial. O
cruzamento dos fatores Grupo e Tempo não revelou nível de significância que demonstrasse a
prevalência de uma modalidade de ensino sobre a outra. Esses resultados desmistificam a
impossibilidade de aprender-se uma língua estrangeira a distância, pois retratam curvas de
desenvolvimento de aprendizagem tanto para o grupo presencial como para o grupo a distância.
Palavras-chave: ensino de idiomas a distância; habilidades orais e escritas; fluência, acurácia,
complexidade.

Abstract:
Based on the Theory of Information Processing, this longitudinal study compared
the development of oral and written skills of students in ESL Teaching Certificate Programs in
two different learning environments – distance learning and on-site learning. The qualiquantitative
analysis of the students’ oral and written skills during four semesters aimed at
determining if the prospective teachers, from the two different learning environments,
developed oral and written skills at similar levels, and which learning environment proved more
effective for developing one or another type of language skill. The participants were students
from the first semester of two ESL Teaching Certificate Programs at the Federal University of
Ceará - five students in the distance program and seven in the on-site program. The following
three instruments were used to collect data from the participants during four semesters: a) a
socio-economic questionnaire, which surveyed their educational, economic and social
environment, as well as their language learning background; b) two complete TOEFL iBT tests,
applied in the first and in the fourth semesters, as pre- and post-tests; and c) written and oral
tasks in each of the four semesters, analyzed for: fluency (number of words divided by time),
lexical and syntactic accuracy (wrong words divided by produced words and number of correct
sentences divided by number of independent sentences, respectively), and lexical and syntactic
complexity (number of different words divided by number of words produced and number of
individual sentences divided by number of analysis units, respectively). Data were analyzed
using ANOVA tests to investigate three variables: Group, Time and the Interaction between
Group and Time. Results indicate that both groups developed listening, reading and writing
skills at similar levels in a period of four-semesters. However, the on-site group developed oral
production skills at a higher level than the distance learning group. As for fluency, accuracy and
complexity, it was observed that the variable Time influenced the participants from the two
groups in three parameters – fluency, sentence accuracy and sentence complexity. The variable
Group had an effect on the same parameters, but with a significant difference for the on-site
group. The interaction between Group and Time did not show any significance level that could
account for the superiority of one learning environment over another in any of the three
analyzed parameters. In the written tasks, the variable Time demonstrated significant
development of all the participants in all the analyzed parameters. The variable Group had a
significant positive effect on lexical and sentence accuracy for the on-site group. The interaction
between Group and Time did not show any significant difference between the groups that could
indicate that one learning environment is more effective than the other in the long run. Overall,
the results of this research demystify the impossibility of learning a second language in a
distance learning environment, since they indicate that both groups increased levels of language
development.
Key-words: distance language learning; oral and written skills; fluency, accuracy and
complexity.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SALES, JOÃO TOBIAS LIMA. DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ORAIS E ESCRITAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E À DISTÂNCIA. 2015. 471 f. Tese (Doutorado em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1