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Repositório Institucional - UECE
Título:
UMA HISTÓRIA DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO CARIRI (1923 A 1960): O COLÉGIO SANTA TERESA DE JESUS E A ESCOLA NORMAL RURAL DE JUAZEIRO DO NORTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICO-COMPARADA

Autor(es):
Cavalcante, Maria Juraci Maia

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Este estudo tem por finalidade compreender os princípios políticos e as concepções
pedagógicas que nortearam a formação da professora para a instrução primária
pública, no período compreendido entre 1923 a 1960, na região do Cariri cearense,
por meio de duas instituições escolares proeminentes na referida região: 1) Colégio
Santa Tereza de Jesus (CSTJ), localizado na cidade do Crato; 2) Escola Normal
Rural de Juazeiro do Norte (ENRJN). A pesquisa tem perspectiva comparada e
natureza qualitativa, apoiada em estudo bibliográfico, documental e técnica de
história oral sobre a vida, formação e trabalho de dezesseis ex-alunas das duas
instituições, com o objetivo geral de comparar e relacionar as concepções políticas e
pedagógicas que fundamentaram a formação de professores, em cursos Normal e
Normal Rural, desenvolvida pelas referidas instituições escolares, implantadas no
Cariri cearense. Teve apoio nos estudos e reflexões de Della Cava (1976), Cortez
(2000), Santos (2010), Cavalcante (2000), entre outros, o entendimento da
especificidade das histórias locais, assim como, as tensões políticas envolvendo as
duas mais importantes cidades do Cariri cearense. Dentre os estudos relativos à
história da ENRJN, foram consultadas as teses de Araújo (2006) e Barros (2011); as
dissertações produzidas por Nogueira (2008), Silva (2010) e Varela (2012);
consultou a primeira monografia sobre a ENRJN, desenvolvida por Sousa (1994),
intitulada Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte: uma experiência pioneira,
publicada pelo IPESC. A busca de fontes historiográficas sobre o CSTJ mostrou
estudos escassos, que abordam de maneira simplificada as experiências da primeira
instituição de formação de professoras, a exemplo de Santos (2010) e Cortez
(2000); em artigos publicados por Queiroz (2008, 2011, 2012, 2013). Como
resultados, a tese coloca em evidência os seguintes aspectos: 1) as duas
instituições foram inspiradas em outras experiências similares de ensino normal,
vividas por suas diretoras, modelo apreendido quando elas foram alunas de colégios
confessionais de Fortaleza, regulados pela Escola Normal do Ceará – que serviram
de baliza na organização das duas primeiras instituições criadas no interior
cearense, para formar os primeiros professores da região; 2) na memória das suas
ex-alunas, as duas instituições deixaram marcas profundas, enquanto experiência
escolar e formativa marcante, jamais superada por sua qualidade, diversidade e
possibilidades de crescimento, em atmosfera favorável à disputa historicamente
constituída entre as localidades de Juazeiro do Norte e Crato; 3) a escola normal no
Cariri foi formada em termos de um mesmo padrão nacional, em relação ao
referencial pedagógico e institucional por ela utilizado, o que evidencia o valor social
dessa ação, capaz de favorecer, em parte, a superação de desigualdades sociais,
sobretudo em relação à criação de oportunidades para instruir mulheres e formar
para o magistério, para fomentar o crescimento da oferta educacional naquele
espaço regional; 4) o desnível quanto às condições de desenvolvimento, entre a
Capital e as cidades interioranas do Ceará, no período tratado, em relação aos seus
processos de estruturação administrativa e de recursos disponíveis, revelando
fragilidades acentuadas, sobretudo, no tocante aos obstáculos encontrados para a
organização das suas instituições escolares, em especial, as que foram destinadas à
formação de professores; 5) o pioneirismo e a liderança das diretoras do CSTJ e da
ENRJN, apoiadas por representantes da elite política e cultural das duas cidades, ao
organizar as duas instituições escolares, em condição de garantir a oferta
educacional almejada para as suas localidades, sabendo-se que a sua organização
teve por base um conjunto de normatizações e ordenamentos, com o objetivo de
regularização da oferta da instrução pública nacional, a criação e funcionamento de
instituições escolares, a adoção de princípios pedagógicos e práticas educativas de
referenciais de sucesso, na perspectiva de obter resultados mais significativos para
a modernização pretendida, no Brasil, a partir dos anos 1930. Conclui que as
influências pedagógicas e culturais recebidas pelas duas instituições escolares
advinham de modelos educacionais do contexto nacional e internacional, de teor
laico e confessional, sendo adaptadas para promover a instrução feminina e a
formação de professoras no Cariri cearense.
Palavras-Chave: Ensino Normal – Instituição escolar – Educação laica e
confessional – Cariri Cearense.

Abstract:
This study aims to understand the political principles and pedagogical concepts that
guided the training of teachers to public primary education in the period 1923-1960,
in Cariri (Ceará), by means of analyzing two important educational institutions in that
region: 1) St. Teresa of Jesus College (STJC), located in the city of Crato; 2) Rural
Normal School of Juazeiro do Norte (RNSJN). Research has comparative
perspective and qualitative nature, based on survey historical documents and
collecting interviews about life, education and work from sixteen former students of
these two institutions, with the main objective to compare and relate political and
pedagogical conceptions that based the training of teachers in Normal and Rural
Normal courses developed by these educational institutions established in Cariri.
This study was supported by studies and reflections of Della Cava (1976), Cortez
(2000), Santos (2010), Cavalcante (2000) among others, understanding the
specificity of local context as well as political tensions involving the two most
important cities of Cariri. Among the studies on the history of RNSJN, we focus on
theses of Araújo (2006) and Barros (2011); dissertations of Nogueira (2008), Silva
(2010) and Varela (2012); and the first monograph written in RNSJN developed by
Sousa (1994), entitled “Rural Normal School of Juazeiro do Norte: a pioneering
experience”, published by IPESC. The search for historiographical sources on the
STJC showed few studies that address in a simplified manner experiences of first
training center for teachers, as stated by Santos (2010), Cortez (2000) and Queiroz
(2008, 2011, 2012, 2013). As a result, the thesis points out the following aspects: 1)
the two institutions were inspired by similar experiences in mainstream education
coming from their heads, when they were students of denominational schools in
Fortaleza, guided by the Ceará Normal School – that served as reference to
organization of first two institutions created in the countryside of Ceará to train the
first teachers of that region; 2) in the memories of its former students, both institutions
have left deep feelings, considering educational and training experiences with quality,
diversity and the growth of professional possibilities in a favorable atmosphere in the
middle of historical competition between Juazeiro do Norte and Crato; 3) normal
school in Cariri was constituted following national standards to educational and
institutional framework, which reveals the social value of this institution in order to
overcome, at least in part, social inequalities, creating opportunities to educate
women and training them as teachers to promote the growth of educational need to
that region; 4) the different conditions of development between the capital and the
countryside of Ceará in this period, in relation to their processes of administrative
structure and available resources, showing serious fragilities, especially regarding to
obstacles to organize those educational institutions for teacher training; 5) the
pioneering leadership of the heads of STJC and RNSJN, supported by figures of
political and cultural elite of the two cities, to organize the two educational institutions
providing conditions to ensure the desired educational service to their localities,
knowing that this organization was based on a set of norms and rules, in order to
regulate the need to public national education, the establishment and operation of
educational institutions, adopting pedagogical principles and educational practices of
successful experiences looking for good results to the required modernization in
Brazil in the 1930s. At last, we found that the educational and cultural influences
received by both educational institutions was based in models of national and
international context of secular and denominational content being adapted to
promote education and training to women in Cariri.
KEYWORDS:
Normal teaching; Education Institution; Secular and denominational education; –
Cariri (Ceará)

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Cavalcante, Maria Juraci Maia. UMA HISTÓRIA DE INSTITUIÇÕES ESCOLARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO CARIRI (1923 A 1960): O COLÉGIO SANTA TERESA DE JESUS E A ESCOLA NORMAL RURAL DE JUAZEIRO DO NORTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICO-COMPARADA. 2015. 228 f. Tese (Doutorado em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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