Este estudo tem por finalidade compreender os princípios políticos e as concepções
pedagógicas que nortearam a formação da professora para a instrução primária
pública, no período compreendido entre 1923 a 1960, na região do Cariri cearense,
por meio de duas instituições escolares proeminentes na referida região: 1) Colégio
Santa Tereza de Jesus (CSTJ), localizado na cidade do Crato; 2) Escola Normal
Rural de Juazeiro do Norte (ENRJN). A pesquisa tem perspectiva comparada e
natureza qualitativa, apoiada em estudo bibliográfico, documental e técnica de
história oral sobre a vida, formação e trabalho de dezesseis ex-alunas das duas
instituições, com o objetivo geral de comparar e relacionar as concepções políticas e
pedagógicas que fundamentaram a formação de professores, em cursos Normal e
Normal Rural, desenvolvida pelas referidas instituições escolares, implantadas no
Cariri cearense. Teve apoio nos estudos e reflexões de Della Cava (1976), Cortez
(2000), Santos (2010), Cavalcante (2000), entre outros, o entendimento da
especificidade das histórias locais, assim como, as tensões políticas envolvendo as
duas mais importantes cidades do Cariri cearense. Dentre os estudos relativos à
história da ENRJN, foram consultadas as teses de Araújo (2006) e Barros (2011); as
dissertações produzidas por Nogueira (2008), Silva (2010) e Varela (2012);
consultou a primeira monografia sobre a ENRJN, desenvolvida por Sousa (1994),
intitulada Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte: uma experiência pioneira,
publicada pelo IPESC. A busca de fontes historiográficas sobre o CSTJ mostrou
estudos escassos, que abordam de maneira simplificada as experiências da primeira
instituição de formação de professoras, a exemplo de Santos (2010) e Cortez
(2000); em artigos publicados por Queiroz (2008, 2011, 2012, 2013). Como
resultados, a tese coloca em evidência os seguintes aspectos: 1) as duas
instituições foram inspiradas em outras experiências similares de ensino normal,
vividas por suas diretoras, modelo apreendido quando elas foram alunas de colégios
confessionais de Fortaleza, regulados pela Escola Normal do Ceará – que serviram
de baliza na organização das duas primeiras instituições criadas no interior
cearense, para formar os primeiros professores da região; 2) na memória das suas
ex-alunas, as duas instituições deixaram marcas profundas, enquanto experiência
escolar e formativa marcante, jamais superada por sua qualidade, diversidade e
possibilidades de crescimento, em atmosfera favorável à disputa historicamente
constituída entre as localidades de Juazeiro do Norte e Crato; 3) a escola normal no
Cariri foi formada em termos de um mesmo padrão nacional, em relação ao
referencial pedagógico e institucional por ela utilizado, o que evidencia o valor social
dessa ação, capaz de favorecer, em parte, a superação de desigualdades sociais,
sobretudo em relação à criação de oportunidades para instruir mulheres e formar
para o magistério, para fomentar o crescimento da oferta educacional naquele
espaço regional; 4) o desnível quanto às condições de desenvolvimento, entre a
Capital e as cidades interioranas do Ceará, no período tratado, em relação aos seus
processos de estruturação administrativa e de recursos disponíveis, revelando
fragilidades acentuadas, sobretudo, no tocante aos obstáculos encontrados para a
organização das suas instituições escolares, em especial, as que foram destinadas à
formação de professores; 5) o pioneirismo e a liderança das diretoras do CSTJ e da
ENRJN, apoiadas por representantes da elite política e cultural das duas cidades, ao
organizar as duas instituições escolares, em condição de garantir a oferta
educacional almejada para as suas localidades, sabendo-se que a sua organização
teve por base um conjunto de normatizações e ordenamentos, com o objetivo de
regularização da oferta da instrução pública nacional, a criação e funcionamento de
instituições escolares, a adoção de princípios pedagógicos e práticas educativas de
referenciais de sucesso, na perspectiva de obter resultados mais significativos para
a modernização pretendida, no Brasil, a partir dos anos 1930. Conclui que as
influências pedagógicas e culturais recebidas pelas duas instituições escolares
advinham de modelos educacionais do contexto nacional e internacional, de teor
laico e confessional, sendo adaptadas para promover a instrução feminina e a
formação de professoras no Cariri cearense.
Palavras-Chave: Ensino Normal – Instituição escolar – Educação laica e
confessional – Cariri Cearense.