Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS À PRODUÇÃO TEXTUAL

Autor(es):
ALMEIDA, ROBERTO FALCÃO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Este trabalhoavalia a contribuição do uso do Objeto de Aprendizagem nas produções escritas
dos alunos voltando-se para os gêneros textuais. Para obtenção deste propósito, foi realizada
uma análise do Objeto de Aprendizagem ‘Histórias Fantásticas’, ferramenta livre
disponibilizada pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de
Aprendizagem (PROATIVA) do Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará.
Seu objetivo central é estimular as produções textuais, procurando explorar a escrita de
histórias de maneira autônoma e criativa, bem como a coerência entre a escrita e as
ilustrações/desenho, respeitando a liberdade de criação e expressão dos alunos, que ao longo
de seu texto poderão refletir sobre o que produzir de acordo com a sua lógica ou em
consonância com o direcionamento proposto por seu professor. Serão abordadas suas
funcionalidades, características e considerações quanto ao seu uso. Ao final deste trabalho,
será apresentado um produto que possibilite a avaliação de qualquer Objeto de Aprendizagem
voltado para produção textual baseado nos Descritores e Metas das Avaliações Externas
aplicadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Secretaria da Educação Básica
do Estado do Ceará (SEDUC). As avaliações serão especificamente: Prova Brasil e SPAECE
– Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará, ambas relacionadas ao Ensino
Fundamental.
Palavras chave: Instrumento de Avaliação; Objeto de Aprendizagem; Produções Textuais;
Descritores e Metas de Avaliação.

Abstract:
This work analyzes the contribution of the use of the Learning Object in students’ written
productions concerning the textual genres. In order to achieve this purpose, it was made an
analysis of the Learning Object ‘Fantastic Stories’, a free tool provided by the Group of
Research and Production of Interactive Environments and Learning Objects – (PROACTIVE)
from Virtual UFC Institute at Federal University of Ceará. Its main objectiveis to encourage
the textual productions aiming to explorethe writing of stories in an autonomous and creative
way, as well as the coherence between the writing and the illustrations/ drawings, respecting
the students’ freedom of creation and expression, who through out histext will be able to think
about whatto produce according to their logicor in accordance with the teacher’s orientation.
It will also be discussed its functionality, characteristics and considerations regarding its use.
Attheend of thiswork, it will be presente daproduct that enables thee valuation of any
Learning Object focus edontextual production based on descriptors and go als of external
evaluations used by the Ministry of Education and Culture (MEC) and by the Department of
Basic Education of the State of Ceará (SEDUC). The evaluations will be specifically ‘Prova
Brazil’ and SPAECE Tests – Evaluation Permanent Systemof the State of Ceará, both related
to primary education.
Key words: Evaluation Tool; Learning Object; Textual Productions; Descriptors and
Evaluation Goals.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ALMEIDA, ROBERTO FALCÃO DE. UM INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS À PRODUÇÃO TEXTUAL. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1