Este trabalhoavalia a contribuição do uso do Objeto de Aprendizagem nas produções escritas
dos alunos voltando-se para os gêneros textuais. Para obtenção deste propósito, foi realizada
uma análise do Objeto de Aprendizagem ‘Histórias Fantásticas’, ferramenta livre
disponibilizada pelo Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de
Aprendizagem (PROATIVA) do Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará.
Seu objetivo central é estimular as produções textuais, procurando explorar a escrita de
histórias de maneira autônoma e criativa, bem como a coerência entre a escrita e as
ilustrações/desenho, respeitando a liberdade de criação e expressão dos alunos, que ao longo
de seu texto poderão refletir sobre o que produzir de acordo com a sua lógica ou em
consonância com o direcionamento proposto por seu professor. Serão abordadas suas
funcionalidades, características e considerações quanto ao seu uso. Ao final deste trabalho,
será apresentado um produto que possibilite a avaliação de qualquer Objeto de Aprendizagem
voltado para produção textual baseado nos Descritores e Metas das Avaliações Externas
aplicadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pela Secretaria da Educação Básica
do Estado do Ceará (SEDUC). As avaliações serão especificamente: Prova Brasil e SPAECE
– Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará, ambas relacionadas ao Ensino
Fundamental.
Palavras chave: Instrumento de Avaliação; Objeto de Aprendizagem; Produções Textuais;
Descritores e Metas de Avaliação.