Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A CULTURA COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À POBREZA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO JARDIM DE GENTE NO CENTRO CULTURAL BOM JARDIM

Autor(es):
HONÓRIO, RAQUEL SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Esta pesquisa aborda os debates acerca das políticas culturais e seus usos enquanto ferramenta
de desenvolvimento social e econômico. Tomamos a experiência do Projeto Jardim de Gente
como estudo de caso, um projeto de formação em arte e cultura que acontece no Centro
Cultural Bom Jardim (CCBJ), em Fortaleza, Ceará, financiado pelo Fundo Estadual de
Combate à Pobreza (FECOP), desde 2007. A pergunta a partir da qual lançamos mão como
mote para esta pesquisa é: como é executado o objetivo de utilizar a arte e a cultura como
recursos e ferramentas de combate à pobreza? Metodologicamente, partimos de uma
abordagem quanti-qualitativa, utilizando a técnica da observação participante e da coleta de
dados por meio de pesquisa documental, analisando arquivos, relatórios e revistas do projeto.
Acompanhamos algumas atividades, principalmente reuniões de construção do Plano Político
Pedagógico (PPP), fórum, formações de professores e reuniões de coordenação. Aplicamos
questionário com 23 alunos, na faixa etária de 18 a 25 anos, além de 6 entrevistas com alunos
e outras 8 com colaboradores e professores do projeto. Um estudo bibliográfico serviu como
pano de fundo para contextualizar as questões às quais esse projeto remete, os desafios que
ele tenta responder e as problemáticas levantadas pela pesquisa. A partir do estudo de algumas
concepções como: política cultural; cultura e democracia; cultura e desenvolvimento; cultura,
mercado cultural e economia criativa; cultura como recurso; pobreza e vulnerabilidade social;
cultura, educação e formação profissional; identificamos os debates que compõem o quadro
teórico e prático das políticas culturais na atualidade. Tais leituras foram possíveis através dos
estudos de alguns teóricos como Bourdieu (1970), Barbalho e Rubim (2007), Bolán (2006),
Botelho (2001), Nascimento (2008), Calabre (2007), Coelho (1997), Loiola e Miguez (2007),
Siqueira (2009), Rocha (2006) e Abramovay et al. (2002), para citar alguns que adentraram
nossa pesquisa. A partir da pesquisa de campo e dessa revisão de literatura observamos que o
Projeto Jardim de Gente é uma ação cultural que busca fomentar a construção de um capital
social e cultural capaz de promover o desenvolvimento social e econômico no Grande Bom
Jardim. Entendemos que uma ação cultural como essa é então uma estratégia válida para
possibilitar a saída da condição de pobreza quando bem contextualizada a outras políticas.
Contudo, consideramos que o Jardim de Gente é uma experiência que necessita de
aprimoramento em sua formatação e em sua metodologia, de forma que tais necessidades
sejam voltadas para o alcance de resultados eficazes e mensuráveis.
Palavras-chave: Política cultural. Formação. Cultura como recurso. Combate à pobreza.

Abstract:
This research approaches on the discussions about the cultural politics and its uses as a tool of
social and economic development. We took the experience from the Projeto Jardim de Gente
(Garden of People Project) as a case study, a project of training on art and culture that takes
places at the Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ (Cultural Center Bom Jardim), in Fortaleza,
Ceará, financed by the Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP (State Fund to
Combat Poverty), since 2007. The question from which we proceeded as a motto for this
research is: how the aim of utilizing the art and the culture as resources and tools on fighting
poverty is executed? Methodologically, our basic assumption is from a quanti-qualitative
approach, using the technique of participant observation and the data collection through
documental research, analyzing files, reports and magazines from the project. We
accompanied some activities, especially the meetings of the construction of the Plano Político
Pedagógico – PPP (Political Pedagogical Plan), forum, teacher training and coordination
meetings. We applied a questionnaire with 23 students, on the age group from 18 to 25 years
old, besides 6 interviews with the students and other 8 interviews with collaborators and
teachers from the project. A bibliographical study served as a basis to contextualize the
questions to which this project refers, the challenges that it tries to answer and the issues that
were raised by the research. From the study of some conceptions like: cultural politics; culture
and democracy; culture as a resource; poverty and social vulnerability; culture, education and
professional training; We identified the discussions that compose the theoretical and practical
framework of the cultural politics on today. Such readings were possible through the studies
of some theorists, like Bourdieu (1970), Barbalho and Rubim (2007), Bolán (2006), Botelho
(2001), Nascimento (2008), Calabre (2007), Coelho (1997), Loiola and Miguez (2007),
Siqueira (2009), Rocha (2006) and Abramovay et al. (2002), to mention some theorists that
entered in our research. From the field research and from this literature review, we realized
that the Projeto Jardim de Gente (Garden of People Project) is a cultural action that pursues
to foster the construction of a social and cultural capital able to promote the social and the
economic development of the Greater Bom Jardim. We understand that a cultural action like
this is a valid strategy to enable an exit of the poverty condition, when it’s well contextualized
to other politics. However, we consider that the Jardim de Gente (Garden of People) is an
experience that needs improvement in its training and in its methodology, so that such needs
are aimed to the reach of measurable and effective results.
Keywords: Cultural politics. Training. Culture as a resource. Fighting poverty.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
HONÓRIO, RAQUEL SANTOS. A CULTURA COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À POBREZA: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO JARDIM DE GENTE NO CENTRO CULTURAL BOM JARDIM. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1