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Repositório Institucional - UECE
Título:
O MOSAICO DO CAPITALISMO ACADÊMICO: A EXPANSÃO PRIVADO/MERCANTIL E SUA REPERCUSSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA

Autor(es):
PAULA, ALISSON SLIDER DO NASCIMENTO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Este estudo investiga as implicações do capitalismo acadêmico brasileiro para os cursos de formação de professores no Brasil. Explorou a hipótese de que a lógica da hegemonia financeirizada condiciona a constituição de uma miríade de políticas, medidas e mecanismos que, sob a concepção neoliberal, tornam factíveis os processos de commodificação da educação superior e, com isso, engendram um mosaico que se desdobra dentro de uma complexa rede de relações e influências que, em acréscimo, tem como base duas formas de mercadoria da educação superior e suas perversas implicações para os cursos de formação de professores/licenciaturas. Nessa acepção, o trabalho analisou a particularidade do capitalismo acadêmico brasileiro e seus reflexos nos cursos de formação de professores/licenciaturas. A vereda metodológica discorreu com a utilização de abordagem qualitativa. Optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica e documental. A primeira possibilitou abranger uma vasta série de fenômenos, visto que este tipo de pesquisa é crucial para tratar dados dispersos pelo espaço. No que se refere à análise documental, foram enfatizados documentos (leis, decretos, relatórios técnicos, Censo da Educação Superior, dentre outros) para obter aproximações concretas com o movimento de commodificação da educação superior brasileira afinada com o modo de acumulação do capital de predominância financeirizada. Fez-se uso, como método de análise, do materialismo histórico-dialético por compreender que esse é um método científico que se propõe a analisar criticamente o regime social capitalista visando transformá-lo. De antemão, esse método possibilita sucessivas aproximações com o objeto a partir da observação. Constatou-se que o movimento em prol do capitalismo acadêmico brasileiro decorrente do capital financeiro implicou duras metamorfoses na formação de professores no Brasil. A expansão privado-mercantil possibilitou a certificação massificada, através de uma formação aligeirada desvinculada de pesquisa e extensão. Consequentemente, em função do valor mais barato na implementação dos cursos de licenciatura na modalidade EaD, tais modelos expandiram-se com mais velocidade do que os cursos de bacharelado por necessitarem de laboratórios e outros tipos de serviços especializados. Nessa acepção, identificou-se a redução da oferta presencial de cursos de licenciatura, ao passo que a modalidade EaD vem se expandindo progressivamente. Esse cenário que as licenciaturas vivenciam corresponde a lógica da educação minimalista, visto que o curso tende a incorporar a lógica do mercado da aprendizagem em que currículos, apostilas e metodologias são decorrentes de consultorias de empresas especializadas, bem como de grupos educacionais de maior porte.
Palavras-chave: Capitalismo acadêmico. Licenciatura. Formação de professores.

Abstract:
This study investigates the implications of Brazilian academic capitalism for teacher training courses in Brazil. It will be explored the hypothesis that the logic of financialized hegemony conditions the constitution of a myriad of policies, measures and mechanisms that, under the neoliberal conception, make feasible the processes of commodification of higher education and, with this, generate a mosaic which unfolds within a complex network of relations and influence that, in addition, is based on two forms of higher education commodity and its perverse implications for teacher / undergraduate training courses. In this sense, the aforementioned work seeks to analyze the particularity of Brazilian academic capitalism and its reflexes in the courses of teacher / undergraduate training. The methodological approach was discussed using a qualitative approach. It was decided to carry out a bibliographical and documentary research. The first makes it possible to cover a wide range of phenomena, since this type of research is crucial for dealing with data scattered throughout space. Regarding documentary analysis, documents (laws, decrees, technical reports, Census of Higher Education, among others) are emphasized in order to obtain concrete approximations with the commodification movement of Brazilian higher education in tune with the mode of capital accumulation of predominance. As a method of analysis, historical-dialectical materialism will be used as a method of analysis, since it is a scientific method that critically analyzes the capitalist social system in order to transform it. In advance, this method enables successive approximations to the object from observation. It was verified that the movement towards the Brazilian academic capitalism due to the financial capital, implied hard metamorphoses in the formation of teachers in Brazil. The private-commercial expansion allowed the mass certification through a light training that was not linked to research and extension, which, consequently, due to the cheaper value in the implementation of undergraduate courses, in the EAD mode, expanded faster than baccalaureate courses that require laboratories and other types of specialized services. In this sense, it was identified the reduction of the face-to-face offer of undergraduate courses, while in the EAD mode it has been progressively expanding. This scenario that undergraduates experience corresponds to the logic of minimalist education, since the course tends to incorporate the logic of the learning market in which curricula, handbooks and methodologies are derived from consultancies of specialized companies, as well as larger educational groups.
Keywords: Academic capitalism. Graduation. Teacher training.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
PAULA, ALISSON SLIDER DO NASCIMENTO DE. O MOSAICO DO CAPITALISMO ACADÊMICO: A EXPANSÃO PRIVADO/MERCANTIL E SUA REPERCUSSÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA. 2019. 229 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

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