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Repositório Institucional - UECE
Título:
PROPOSTA DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS PARA HOSPITAIS TERCIÁRIOS GERENCIADOS PELO ESTADO DO CEARÁ BASEADA EM EFICIÊNCIA E RESULTADOS

Autor(es):
SOUSA, MARIA HELENA LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
O presente estudo tem por finalidade apresentar uma proposta de alocação de recursos adicionais do tesouro estadual para o custeio dos hospitais terciários gerenciados pelo Estado do Ceará, baseada em eficiência e resultados. Para conhecimento dessas unidades, fez-se, inicialmente a caracterização dos hospitais pelo tamanho relativo entre eles, sua missão e tipos de serviços ofertados. Em seguida desenhou-se o comportamento do gasto com internações federais pela curva padronizada do gasto por faixa etária, utilizando dados de 2000 e 2010. Depois se traçou o perfil dos hospitais pelo estudo: da acessibilidade dos municípios do Estado às unidades; do comportamento do financiamento federal e estadual (2001 a 2010) e principais indicadores de eficiência e qualidade hospitalar (taxas de permanência, ocupação, reinternação, infecção e mortalidade e número de leitos). Finalmente realizou-se uma análise do custo unitário direto, indireto e final de todos os centros de custos finais, e sua variabilidade. Os dados trabalhados foram capturados nos sistemas oficiais como Wind/DATASUS (MS); SICS/Web (SESA); SIOF (SEPLAG). Como os hospitais são muito diferentes entre si, optou-se por elaborar um índice que avalia o hospital com ele próprio, pelas variações das médias entre os indicadores selecionados chamado IDR-Hosp, considerando uma série histórica de 5 anos (2006 a 2010). As variáveis selecionadas foram as taxas de: permanência; reinternação; infecção e mortalidade hospitalar, e o custo final dos serviços produzidos nos hospitais. A proposta parte do pressuposto de que só tem direito a recursos adicionais os hospitais melhor avaliados, segundo IDR-Hosp. Trabalhou-se com a relação de crescimento entre as variáveis definidas como Rt=Vt+1/Vt (Rt é a taxa de crescimento da variável Vt). Rt será sempre positiva para todos os ts (período de tempo considerado). Quando Rt for menor que 1 a variável Vt estará diminuindo. As médias são indicativas do comportamento dos hospitais. Se todas forem menores que 1 indica situação boa com a maioria das variáveis na média caindo para todos os hospitais. Se algum hospital tiver média maior que 1, significa redução da eficiência e consequentemente impossibilita o hospital de receber recursos adicionais. Portanto, a distribuição dos recursos adicionais se efetivará pelo inverso do IDR-Hosp para os hospitais que obtiverem média menor que 1. Como detectou-se grande variabilidade entre as medias, optou-se para aplicar o índice em duas etapas. A primeira reduzindo do IDR-Hosp o desvio padrão e aplicando o inverso do resultado para obtenção do valor de cada hospital. Essa fase será implementada nos dois primeiros anos. A partir do terceiro ano aplica-se o índice sem o desvio padrão. Recursos adicionais serão definidos anualmente pelo gestor da saúde por ocasião da elaboração do orçamento. Foram realizadas simulações para verificar a aplicabilidade do método, sendo considerado satisfatório. A proposta é simples e original. Contribui para a otimização dos recursos, elevação da eficiência técnica e alocativa, não interferência de fatores externos, facilitando a tomada de decisão gerencial. Não inviabiliza outras formas de alocação ou método avaliativo. É flexível, podendo ser aplicada para distribuição de recursos entre outras unidades hospitalares do SUS.
PALAVRAS-CHAVE: economia da saúde; alocação de recursos; custos hospitalares; eficiência técnica e alocativa.

Abstract:
In this study we propose a model for efficiency and result-based allocation of funds from the Ceará state treasury to tertiary-level referral hospitals managed by the state government. Initially, the hospitals were classified by relative size, mission and types of services provided. Subsequently, the behavior of federal hospitalization costs was evaluated based on cost-per-age-group standard curves for the years 2000 and 2010, and a profile was drawn for each facility based on accessibility, federal and state funding in 2001 and 2010, and standard quality and efficiency indicators (hospitalization time, occupation, rehospitalization, number of beds, hospital infection and mortality). Finally, the direct, indirect and final unit cost and variability was calculated for all final cost centers. The study data were retrieved from official databases, including Wind/DATASUS (Ministry of Health); SICS/Web (Ceará State Health Dept) and SIOF (Ceará State Planning Dept). Due to substantial differences between the hospitals, each hospital was evaluated against itself over a 5-year time series (2006-2010) using an index (IDR-Hosp) based on variations in selected average indicators. The selected variables included hospitalization time, occupation, rehospitalization, infection and mortality, as well as the final cost of the services provided. The proposal was based on the assumption that only hospitals with high IDR-Hosp values are entitled to additional funds. The growth rate (Rt) of each variable (Vt) was calculated with the equation: Rt=Vt+1/Vt. Rt is positive regardless of the period (t) considered, but an Rt of less than 1 indicates a decrease in Vt. Average values indicate hospital performance: values <1 indicate good hospital performance, with most variables decreasing for all hospitals, whereas values >1 indicate decreasing efficiency, therefore no allocation of additional funds. In other words, additional funds are allocated according to the inverse IDR-Hosp of hospitals with average values <1. Due to a considerable variability in average values, the index was applied in two steps: first, the standard deviation was subtracted from the IDR-Hosp values of the first two years in the time series. The resulting inverse IDR-Hosp indicated hospital performance. Second, the unadjusted IDR-Hosp value was calculated for the remainder of the times series. In our model, additional funds are allocated by health care authorities during annual budgetting. Based on a set of simulations, our model was shown to be applicable and feasible. Simple and original, the model proposed can help optimize fund allocation and improve technical and allocation efficiency with minimal external interference, facilitating managerial decision making, without precluding other forms of evaluation and allocation. Our model is flexible and may be used within the SUS network to allocate funds to different types of health facilities.
KEY WORDS: health economics; resource allocation in health; hospital costs; technical and allocation efficiency.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SOUSA, MARIA HELENA LIMA. PROPOSTA DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS PARA HOSPITAIS TERCIÁRIOS GERENCIADOS PELO ESTADO DO CEARÁ BASEADA EM EFICIÊNCIA E RESULTADOS. 2013. 257 f. Tese (Doutorado em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

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