Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DE NARRATIVA NO ARRANJO PRODUTIVO DA PISCICULTURA DO CASTANHÃO

Autor(es):
Bastos, Adriana Teixeira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é compreender como os atores da rede do APL da piscicultura do Castanhão aprendem conhecimentos e práticas que influenciam os resultados em prol do DS. A discussão recorreu a uma revisão teórica que se apropria dos conceitos de aprendizagem interorganizaional, redes interorganizacionais, arranjo produtivo local e desenvolvimento sustentável. Como pressuposto do trabalho, partiu-se da noção de que há disseminação da urgência da adoção de comportamentos ligados ao DS e que, portanto, alguns conhecimentos e práticas já foram aprendidos pelos atores do APL, bem como as redes formadas na sua configuração contribuíram para que isso tenha ocorrido. A metodologia é eminentemente qualitativa e utilizou-se de entrevistas, análise documental e observação para coleta de dados e da análise de narrativas para discussão dos resultados. Os resultados apontaram que a análise de narrativa se constitui em metodologia apropriada para as pesquisas que visam discutir processos/histórias de aprendizagem, uma vez seu emprego possibilitou demonstrar como a aprendizagem ocorre na medida em o APL evolui. O estudo também apontou que ocorrem mudanças na forma de aprender, fazendo com que os conhecimentos iniciais passem de uma estrutura incipiente, para outra mais complexa, devido a chegada de novos atores, notadamente da esfera pública, e novas ligações, com implicação para a governança do arranjo.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável. Análise de narrativa. Castanhão. Piscicultura. Aprendizagem interorganizacional. Redes.

Abstract:
This work aims to understand how the actors from the Castanhão fish farm cluster get knowledge and practices that influence the results in favor of the sustainable development. The discussion turned to a theoretical review that appropriates interorganizaional learning concepts, organization network, local productive arrangement and sustainable development. The assumption adopted in this work is that the adoption of behaviors linked to SD is urgent and that some skills have already been learned by the Castanhão cluster as well as the developed networks contributed to this. The methodology is eminently qualitative and used interviews, document analysis and observation for data collection and analysis of narratives to discuss the results. The results showed that the narrative analysis constitutes an appropriate methodology for the research aimed to discuss processes/histories learning, since his job made it possible to demonstrate how learning happens as the cluster evolves. The study also pointed out that changes occur in the way of learning, making the initial pass knowledge of an incipient structure for a more complex because of the arrival of new actors, notably the public sphere, and new connections with implication for governance.
Keywords: Sustainable development. Narrative analysis. Castanhão. Fish farming. Interorganizational learning. Networks.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Bastos, Adriana Teixeira. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DE NARRATIVA NO ARRANJO PRODUTIVO DA PISCICULTURA DO CASTANHÃO. 2015. 198 f. Tese (Doutorado em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1