Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (PERSPECTIVAS E REFLEXÕES)

Autor(es):
FERREIRA, IURI RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este trabalho monográfico tende a apresentar e a refletir sobre o ensino de
Geografia na Educação Básica, mantendo o foco no ensino da Cartografia. A partir
da realização da pesquisa, percebe-se que o ensino cartográfico necessita de bases
mais sólidas, no campo da pesquisa e do ensino. Sob o viés das tecnologias de
informação e comunicação – TICs e dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
solidifica-se nosso estudo, cujo objetivo tenciona sobre o fazer pedagógico no
campo das ciências geográficas. A compreensão do espaço real dá-se através das
ações no ensino que deve ser consideradas, a leitura e o entendimento desses
espaços geográficos. Para tanto, o entendimento da representação desses espaços
é possível via observação, percepção e da análise que cada indivíduo faz desses
espaços, para então, reconstruir seu espaço real. Nesse sentido, a linguagem
cartográfica aproxima o educando do universo teórico, e o conduz ao pensamento
reflexivo, mas com uma nova perspectiva do mundo que o cerca. O ensino da
Cartografia com a inserção das novas tecnologias nas práxis pedagógicas
pressupõe em novas metodologias de ensino, na qual o professor tem o papel
fundamental dinamização dos saberes por que a tecnologia vai se promover uma
transformação no ensino da cartografia, mas não é estanque. Assim, configura-se a
intenção do estudo, realizado de forma sucinta na pesquisa, anseia-se perpassar os
limites da teorização histórica da cartografia, e conduz à reflexão das práticas
pedagógicas, face ao universo das mídias de comunicação, e como essas
tecnologias podem auxiliar no ensino aprendizagem do saber cartográfico.

Abstract:
The present work aims to show and to reflect about Geography in basic education,
keeping the focus on Cartography. This way, notice that cartographic teaching needs
a more solid basis in the survey and teaching fields. Under communication and
information technologies – TICs and National Curriculum Parameters – PCNs.
Becomes the basis of our study. Whose goal is highlighted by the making in
education in the field of geographical sciences. The comprehension of the real space
makes through actions in teaching that should be considered, the reading and
understanding of these geographical spaces. Therefore, the knowledge of the
representation of these spaces it’s possible by observation, noticing and analyzing
that each subject get from these places. Then, to reconstruct its real space. In this
sense, the cartographic language closes the students of the theoretical universe and
leads them to reflexive taught, but with a new view about the world that surrounds it.
The cartographic teaching with new technologies in pedagogical practice presumes
in new teaching methodologies, in which the teacher has the fundamental role in
dynamization of knowledges, because technology can promote a transformation in
cartographic teaching. So, is the intention of this study made in an objective way in
survey. It wishes to exceed the limits of historic theorization of cartography and
leads a reflection of pedagogical practices, in view of universe of communication
medias and like these technologies can help in learning and teaching of cartographic
knowledge.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
FERREIRA, IURI RODRIGUES. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À CARTOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA (PERSPECTIVAS E REFLEXÕES). 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1