O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À CARTOGRAFIA COMO
INSTRUMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
(PERSPECTIVAS E REFLEXÕES)
Autor(es):
FERREIRA, IURI RODRIGUES
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
Este trabalho monográfico tende a apresentar e a refletir sobre o ensino de Geografia na Educação Básica, mantendo o foco no ensino da Cartografia. A partir da realização da pesquisa, percebe-se que o ensino cartográfico necessita de bases mais sólidas, no campo da pesquisa e do ensino. Sob o viés das tecnologias de informação e comunicação – TICs e dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs solidifica-se nosso estudo, cujo objetivo tenciona sobre o fazer pedagógico no campo das ciências geográficas. A compreensão do espaço real dá-se através das ações no ensino que deve ser consideradas, a leitura e o entendimento desses espaços geográficos. Para tanto, o entendimento da representação desses espaços é possível via observação, percepção e da análise que cada indivíduo faz desses espaços, para então, reconstruir seu espaço real. Nesse sentido, a linguagem cartográfica aproxima o educando do universo teórico, e o conduz ao pensamento reflexivo, mas com uma nova perspectiva do mundo que o cerca. O ensino da Cartografia com a inserção das novas tecnologias nas práxis pedagógicas pressupõe em novas metodologias de ensino, na qual o professor tem o papel fundamental dinamização dos saberes por que a tecnologia vai se promover uma transformação no ensino da cartografia, mas não é estanque. Assim, configura-se a intenção do estudo, realizado de forma sucinta na pesquisa, anseia-se perpassar os limites da teorização histórica da cartografia, e conduz à reflexão das práticas pedagógicas, face ao universo das mídias de comunicação, e como essas tecnologias podem auxiliar no ensino aprendizagem do saber cartográfico.
Abstract:
The present work aims to show and to reflect about Geography in basic education, keeping the focus on Cartography. This way, notice that cartographic teaching needs a more solid basis in the survey and teaching fields. Under communication and information technologies – TICs and National Curriculum Parameters – PCNs. Becomes the basis of our study. Whose goal is highlighted by the making in education in the field of geographical sciences. The comprehension of the real space makes through actions in teaching that should be considered, the reading and understanding of these geographical spaces. Therefore, the knowledge of the representation of these spaces it’s possible by observation, noticing and analyzing that each subject get from these places. Then, to reconstruct its real space. In this sense, the cartographic language closes the students of the theoretical universe and leads them to reflexive taught, but with a new view about the world that surrounds it. The cartographic teaching with new technologies in pedagogical practice presumes in new teaching methodologies, in which the teacher has the fundamental role in dynamization of knowledges, because technology can promote a transformation in cartographic teaching. So, is the intention of this study made in an objective way in survey. It wishes to exceed the limits of historic theorization of cartography and leads a reflection of pedagogical practices, in view of universe of communication medias and like these technologies can help in learning and teaching of cartographic knowledge.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
FERREIRA, IURI RODRIGUES. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À CARTOGRAFIA COMO
INSTRUMENTO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
(PERSPECTIVAS E REFLEXÕES). 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1