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Repositório Institucional - UECE
Título:
A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES - ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL ZAÍRA MONTEIRO GONDIM

Autor(es):
TABOZA, VASTI CAPISTRANO DE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A gestão democrática contribui para a democratização dos processos escolares e o exercício do diálogo e do respeito. O presente trabalho científico tem por finalidade investigar a gestão da Escola Municipal Zaíra Monteiro Gondim (EMZMG), que reverteu em curto prazo a situação conflituosa na qual a escola se encontrava, tal fenômeno precisava ser investigado a fim de responder as indagações que fizemos a este respeito. Nosso objetivo geral foi analisar como uma gestão democrática se utiliza das teorias da mediação de conflitos para pacificar as relações interpessoais dentro da escola, visando a um bom clima escolar e, consequentemente, a melhoria do ensino/aprendizagem. Como objetivos específicos, averiguamos se as técnicas de mediação de conflitos aprendidas pela gestora e pelo orientador educacional em suas trajetórias profissionais e na formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) estão sendo executadas no cotidiano escolar. Investigamos se, a partir da gestão democrática e da aplicação das técnicas de mediação de conflitos, houve diminuição da indisciplina escolar. Avaliamos se a gestão democrática adotada pela escola tem contribuído para a melhoria do clima escolar. Verificamos se, com a melhoria do clima escolar, houve alteração dos resultados escolares. Utilizamos a Metodologia do Estudo de Caso e técnica qualitativa em nossa investigação, pois tal metodologia nos permitir compreender os indivíduos a partir de suas próprias percepções, visto que o locus de nossa pesquisa é único e singular. A entrevista semiestruturada foi a forma escolhida para a coleta dos dados da pesquisa, pois esta nos possibilita maior liberdade para aprofundarmos as discussões com os atores escolhidos para a investigação. Após a investigação constatamos que a gestão da EMZMG é democrática, pois esta está centrada no diálogo, no respeito e na divisão do poder de decisão e na corresponsabilização pelos processos educacionais que acontecem naquela instituição. Uma gestão democrática é essencial para que seja colocada em prática a metodologia da mediação de conflitos escolares, visto que estas têm em comum a valorização do diálogo, o respeito e a tomada de decisões pelo consenso das partes. O modelo de gestão da EMZMG sendo democrático se tornou ideal para que se aplicassem as técnicas de mediação de conflitos com isso houve na EMZMG uma significativa diminuição dos problemas disciplinares. O clima escolar melhorou significativamente e as pessoas se sentem seguras dentro dela. Os resultados de desempenho da escola melhoraram, as taxas de aprovação aumentaram, as taxas de reprovação e abandono diminuíram. Concluímos nossa investigação constatando que a gestão democrática é o caminho que oportuniza aos que fazem a escola potencializarem seu desempenho, em virtude do fato de que todos se sentem
responsáveis pelas decisões e o destino da instituição escolar. Todos desempenhando o seu papel com excelência o resultado natural é a melhoria da proficiência aluno.Uma escola democrática ensina cidadania pela prática do respeito e da responsabilidade.
Palavras-chave: Gestão Democrática. Conflitos. Mediação de Conflitos. Políticas Públicas

Abstract:
Democratic management contributes to the democratization of school processes and the exercise of dialogue and respect. The present scientific work has the purpose of answering the questions asked during the investigation carried out at the Municipal School Zaíra Monteiro Gondim. The objective was to analyze how democratic management uses theories of mediation of school conflicts to pacify the interpersonal relations within the school, aiming at a good school climate and, consequently, the improvement of teaching / learning. As specific objectives, we investigate whether the techniques of conflict mediation learned by the manager and the educational supervisor in her professional trajectories and in the training offered by the SME are being carried out in the school routine. We investigated whether, through democratic management and the application of conflict mediation techniques, there was a decrease in school indiscipline. We evaluate if the democratic management adopted by the school has contributed to the improvement of the school climate. We verified if, with the improvement of the school climate, there was a change in the school results. We use the qualitative technique, allowing us to understand individuals from their own perceptions, as well as the case study, since the locus of our research is unique and singular. The semi-structured interview was the form chosen for the collection of information. The results of the research revealed that democratic management is essential to put into practice the methodology of mediation of school conflicts, since these have in common the valorization of dialogue, respect and decision making by consensus of the parties. In applying the techniques of mediation of school conflicts, there was a significant decrease in the EMZMG of the disciplinary problems. The school climate has improved a lot, and the people who go to school feel good about it. School performance scores improved, approval rates increased, disapproval and dropout rates declined. We conclude our investigation by stating that democratic management is the path that allows those who make the school to maximize their performance, due to the fact that all are responsible for the decisions and the destiny of the school institution. All doing their best the result is the success of the student and citizenship experienced in practice.
Keywords: Democratic Management. Conflicts. Conflict Mediation. Public policy.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
TABOZA, VASTI CAPISTRANO DE SOUSA. A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS ESCOLARES - ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL ZAÍRA MONTEIRO GONDIM. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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