Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
TUTORIA NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO SOBRE GESTÃO EM SAÚDE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autor(es):
PINHEIRO, PRISCILLA SANTOS GONDIM

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A Educação a D
istância é uma modalidade de ensino que cada vez mais se destaca na
formação profissional no cenário contemporâneo. Nesta modalidade, a habilidade do
professor tutor se coloca como um ele mento necessário e essencial para o acompanhamento
satisfatório do aluno e a promoção do maior aproveitamento dos temas discutidos durante a
realização do curso. Diante da importância da referida habilidade, a presente pesquisa
científica apresenta como ob jetivo geral compreender o papel do tutor no Curso de
Especialização de Gestão em Saúde, ofertado na modalidade a distância pela Universidade
Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trata
se de uma pesquisa explorat ória, de natureza qualitativa, que utilizou para a coleta de dados a
pesquisa documental, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso de
especialização mencionado e a real ização de entrevista com um coordenador e um tutor deste
curso. F oram analisadas, com base na categoria analítica , com o intuito de f acilitar a
compreensão do produto das análises, dividiram se os dados coletados em quatro categorias,
quais sejam: a capacitação pedagógica do tutor, o uso das tecnologias, o roteiro do curso
a presentado e as estratégias de ensino aprendizagem . Assim, elucidaram se o resultado das
entrevistas realizadas com um coordenador e um tutor deste curso. Ocorre entre as respostas
obtidas com estas entrevistas e os objetivos específicos propostos para est e trabalho,
constatou se que o trabalho desenvolvido pelo tutor e coordenador é o principal motivo do
sucesso da EaD. Dessa forma, o estudo em questão contribui com o debate sobre a
importância do tutor na manutenção dos alunos de EaD sempre envolvidos com os cursos que
participam. Igualmente, fomenta a reflexão sobre a tutoria, o AVA e o EaD para os
profissionais de saúde, contribuindo para que novas pesquisas sobre o tema sejam realizadas,
assim como novas interrogações sejam formuladas, elucidando motiva ções emergentes nos
profissionais e nos pesquisadores
Palavras
chave: Educação a distância. Trabalho docente. Tutor virtual. Ambiente Virtual de
Aprendizagem.

Abstract:
Distance Education is a teaching modality that increasingly stands out in professional
training
in the contemporary setting. In this modality, the ability of the tutor teacher is a necessary and
essential element for the satisfactory follow up of the student and the promotion of greater use
of the topics discussed during the course. In view of the importance of this ability, the present
scientific research aims to understand the role of the tutor in the Specialization Course in
Health Management, offered in the distance modality by the Open University of Brazil
(UAB), in partnership with the State University of Ceará (UECE). This is an exploratory
research, of a qualitative nature, that used for the collection of data the documentary research,
through the Virtual Learning Environment (AVA) of the mentioned specialization course and
the accomp lishment of an interview with a coordinator and a tutor of this course . Based on
the analytical category, with the purpose of facilitating the understanding of the analysis
product, the data collected were divided into four categories, namely: the pedagog ical training
of the tutor, the use of the technologies, the course script presented And teaching learning
strategies. Thus, the results of interviews with a coordinator and a tutor of this course were
elucidated. It occurs between the answers obtained wit h these interviews and the specific
objectives proposed for this work, it was found that the work developed by the tutor and
coordinator is the main reason for the success of the EAD. Thus, the study in question
contributes to the debate about the importan ce of the tutor in the maintenance of the students
of EaD always involved with the courses that participate. It also encourages reflection on
mentoring, AVA and EAD for health professionals, contributing to new research on the topic,
as well as new questio ns being asked, elucidating emerging motivations in professionals and
researchers.
Keywords:
Distance Education. Teaching Work. Virtual Tutor. Virtual Learning Environment.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PINHEIRO, PRISCILLA SANTOS GONDIM. TUTORIA NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO SOBRE GESTÃO EM SAÚDE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1