A Educação a D
istância é uma modalidade de ensino que cada vez mais se destaca na
formação profissional no cenário contemporâneo. Nesta modalidade, a habilidade do
professor tutor se coloca como um ele mento necessário e essencial para o acompanhamento
satisfatório do aluno e a promoção do maior aproveitamento dos temas discutidos durante a
realização do curso. Diante da importância da referida habilidade, a presente pesquisa
científica apresenta como ob jetivo geral compreender o papel do tutor no Curso de
Especialização de Gestão em Saúde, ofertado na modalidade a distância pela Universidade
Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Trata
se de uma pesquisa explorat ória, de natureza qualitativa, que utilizou para a coleta de dados a
pesquisa documental, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso de
especialização mencionado e a real ização de entrevista com um coordenador e um tutor deste
curso. F oram analisadas, com base na categoria analítica , com o intuito de f acilitar a
compreensão do produto das análises, dividiram se os dados coletados em quatro categorias,
quais sejam: a capacitação pedagógica do tutor, o uso das tecnologias, o roteiro do curso
a presentado e as estratégias de ensino aprendizagem . Assim, elucidaram se o resultado das
entrevistas realizadas com um coordenador e um tutor deste curso. Ocorre entre as respostas
obtidas com estas entrevistas e os objetivos específicos propostos para est e trabalho,
constatou se que o trabalho desenvolvido pelo tutor e coordenador é o principal motivo do
sucesso da EaD. Dessa forma, o estudo em questão contribui com o debate sobre a
importância do tutor na manutenção dos alunos de EaD sempre envolvidos com os cursos que
participam. Igualmente, fomenta a reflexão sobre a tutoria, o AVA e o EaD para os
profissionais de saúde, contribuindo para que novas pesquisas sobre o tema sejam realizadas,
assim como novas interrogações sejam formuladas, elucidando motiva ções emergentes nos
profissionais e nos pesquisadores
Palavras
chave: Educação a distância. Trabalho docente. Tutor virtual. Ambiente Virtual de
Aprendizagem.