Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Autor(es):
DASMASCENO, FABÍOLA CAMURÇA JANEBRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
instituída pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008 (BRASIL, 2008) enfatiza a
garantia dos direitos das pessoas com deficiência à matrícula inclusiva. Ela institui o
trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e direciona a formação
continuada dos professores. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo geral
compreender a formação continuada dos professores do AEE da Prefeitura
Municipal de Fortaleza (PMF) no período de 2008 a 2015 buscando descobrir a
contribuição da formação para a prática pedagógica inclusiva dos docentes, a
formação do perfil desse professor, qual a fundamentação da formação e se estava
adequada à Política Nacional de Inclusão. Foram utilizados como fonte de pesquisa
estudos que dissertam sobre a formação de professores dos autores Schon (2000),
Tardif (2014), Pimenta (2012), Formosinho (2001) e Nóvoa (1991) que discutem a
formação em contexto, defendem a prática docente como momento de produção de
conhecimentos e o perfil do professor pesquisador e reflexivo. Outros autores
também defendem a Educação Inclusiva como Mantoan (2015), Mazzota (1996) e
Kassar (2011). Para o levantamento de dados da pesquisa foram realizadas
entrevistas com quatro sujeitos, duas técnicas da Secretaria Municipal de Educação
(SME) e duas professoras do AEE com o critério de todas terem participado da
implantação do AEE em 2008 e terem permanecido até o ano de 2015. Como
resultados constatou-se que a formação desenvolvida pela SME avança ao instigar
nos professores do AEE o perfil de um trabalho pedagógico como facilitador da
inclusão e agregador da comunidade escolar para o desenvolvimento dos alunos
com deficiência. Contudo, como desafio dessa formação apontou-se a ausência de
momentos de formação no contexto do trabalho com a participação do núcleo gestor
e o desenvolvimento da postura de um professor pesquisador reflexivo de sua
prática por parte dos professores do AEE.
Palavras-chaves: Política de educação especial. AEE. Formação de professores.

Abstract:
The Special Education National Policy in the perspective of Inclusive Education
established by the Ministry of Education (MEC) in 2008 (BRAZIL, 2008) emphasizes
the guarantee of the rights of persons with disabilities to the inclusive enrollment. It
establishes the work of the Skilled Educational Assistance (SEA) and directs the
continuing education of teachers. In this sense, the main objective of this work was to
understand the continuing education of SEA teachers from the Municipality of
Fortaleza (PMF) in the period from 2008 to 2015, seeking to discover the contribution
of training to the inclusive pedagogical practice of teachers, what was the basis of the
training and if it was propered to the National Inclusion Policy. Schön (2000), Tardif
(2014), Pimenta (2012), Formosinho (2001) and Nóvoa (1991) who discuss the
training in context, defend the teacher practice as a moment of knowledge
production and the teacher profle of researcher and reflexive teacher. Others
authors also defend the Inclusive Education, as Mantoan (2015), Mazzota (1996) and
Kassar (2011). To collect data for the research, interviews were conducted with four
subjects, two techniques from the Municipal Department of Education (SME) and two
SEA teachers with the criteria that all participated in the implementation of SEA in
2008 and remained until the year 2015. As results, it was found that the training
developed by the SME advances by instigating in the SEA teachers about the profile
of a pedagogical work as a facilitator of the inclusion and aggregation of the school
community for the development of students with disabilities. However, the challenge
of this training was the absence of training moments in the context of the work with
the participation of the management nucleus and the development of the posture of a
reflective teacher of its practice by the SEA teachers.
Key-words: Special education policy. Skilled Educational Service. Teacher
formation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
DASMASCENO, FABÍOLA CAMURÇA JANEBRO. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1