A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
instituída pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008 (BRASIL, 2008) enfatiza a
garantia dos direitos das pessoas com deficiência à matrícula inclusiva. Ela institui o
trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e direciona a formação
continuada dos professores. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo geral
compreender a formação continuada dos professores do AEE da Prefeitura
Municipal de Fortaleza (PMF) no período de 2008 a 2015 buscando descobrir a
contribuição da formação para a prática pedagógica inclusiva dos docentes, a
formação do perfil desse professor, qual a fundamentação da formação e se estava
adequada à Política Nacional de Inclusão. Foram utilizados como fonte de pesquisa
estudos que dissertam sobre a formação de professores dos autores Schon (2000),
Tardif (2014), Pimenta (2012), Formosinho (2001) e Nóvoa (1991) que discutem a
formação em contexto, defendem a prática docente como momento de produção de
conhecimentos e o perfil do professor pesquisador e reflexivo. Outros autores
também defendem a Educação Inclusiva como Mantoan (2015), Mazzota (1996) e
Kassar (2011). Para o levantamento de dados da pesquisa foram realizadas
entrevistas com quatro sujeitos, duas técnicas da Secretaria Municipal de Educação
(SME) e duas professoras do AEE com o critério de todas terem participado da
implantação do AEE em 2008 e terem permanecido até o ano de 2015. Como
resultados constatou-se que a formação desenvolvida pela SME avança ao instigar
nos professores do AEE o perfil de um trabalho pedagógico como facilitador da
inclusão e agregador da comunidade escolar para o desenvolvimento dos alunos
com deficiência. Contudo, como desafio dessa formação apontou-se a ausência de
momentos de formação no contexto do trabalho com a participação do núcleo gestor
e o desenvolvimento da postura de um professor pesquisador reflexivo de sua
prática por parte dos professores do AEE.
Palavras-chaves: Política de educação especial. AEE. Formação de professores.