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Repositório Institucional - UECE
Título:
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: Um olhar sobre a construção de um conceito

Autor(es):
VELOSO, ISABELLA MARIA COELHO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Ao longo da história da legislação educacional brasileira, a educação infantil foi sendo legitimada como espaço de educação formal e contemplada nos instrumentos legais como direito da criança. A proposta da universalização da educação infantil e seu caráter compulsório a partir dos quatro anos de idade despertou o interesse em pesquisar a qualidade tão propalada pela legislação vigente. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo central: verificar a qualidade na educação infantil no Centro de Educação Infantil Dois de Dezembro, da Secretaria Executiva Regional I do município de Fortaleza. Escolher um parâmetro para aferir a qualidade na educação, contemplando suas diferentes facetas, foi o grande desafio dessa pesquisa. Assim, resolvemos aplicar os instrumentais contidos no estudo Custo Aluno Qualidade-Inicial (CAQi), iniciado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, apresentado no Parecer nº08 de 2010, do Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica, CNE/CEB, traduzindo-se na tentativa de quantificar alguns critérios acerca do conceito “qualidade” da educação infantil municipal. A metodologia adotada numa perspectiva qualitativa fora o estudo de caso instrumental, a partir da observação e pesquisa empírica, valendo-se de uma triangulação metodológica, onde foram utilizadas a análise documental, a observação direta e a observação participante, apresentando-se a revisão de literatura como estrutural no momento da interpretação e análise do que fora pesquisado empiricamente. Fora feita uma análise a fim de compreender como se insere o conceito de qualidade e como alguns dos seus aspectos podem ser mensurados a partir da aplicação dos instrumentos contidos no estudo Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi). Para tratarmos as categorias política pública, educação infantil e qualidade na educação, revisitamos a literatura dos autores a saber: Kramer (1987), Saviani (2007, 2009), Ramos (2004), Lima (2002, 2004), Azevedo (2004), Gadotti (2013), Hermida e Ludgerio (2007), Pereira e Teixeira (2001), dentre outros. O estudo revela que o CEI Dois de Dezembro atende de forma satisfatória aos quesitos sugeridos para o segmento creche e de forma regular para o segmento pré-escola. Contudo, foi identificado que o Projeto Político-Pedagógico, PPP, da escola, não contempla a etapa de educação infantil de forma satisfatória. Urge, portanto, pesquisar os outros aspectos que podem contribuir continuamente com o conceito de qualidade na educação infantil de Fortaleza, para que este espaço seja percorrido em direção ao desenvolvimento pleno das crianças do município e que de forma responsável possa ser pensado o projeto de qualidade na educação infantil como direito de todos e não como privilégio de alguns.
Palavras-chave: Política Pública. Educação Infantil. Qualidade na Educação.

Abstract:
Throughout the history of Brazilian education law, child education was being legitimized as a space of formal education and legal instruments as contemplated in the right of the child. The proposal of universal early childhood education and its compulsory character from the four-year-old sparked interest in researching the quality so vaunted by law. Thus, the present study has as its central objective: to verify the quality of early childhood education at the Center for Early Education December 2, the Regional Secretary I in Fortaleza. Choose a parameter to assess the quality of education, contemplating its different facets, was the major challenge of this research. So, we decided to apply the instruments contained in the Study Cost Student Quality-Home (CAQi), initiated by the National Campaign for the Right to Education, presented by Opinion No. 08, 2010, the National Board of Education, Board of Basic Education, CNE / CEB, translating in the attempt to quantify some criteria about the concept 'quality' of the municipal early childhood education. The methodology adopted a qualitative perspective outside the instrumental case study, from observation and empirical research, drawing on a methodological triangulation, where the document analysis were used, direct observation and participant observation, presenting a review of literature as structural upon interpretation and analysis of what had been empirically researched. An analysis was made in order to understand how it fits the concept of quality and how some of its aspects can be measured from the application of the tools contained in the Initial Quality Study Cost Student (CAQi). To treat the public policy classes, early childhood education and quality education, we revisit the literature of authors as: Sonia Kramer, Dermeval Saviani, Socorro Lucena, Jeannette Ramos, Nora Krawczyk, Janet Azevedo, among others. The study reveals that the ERC Two December satisfactorily caters to those suggested for the childcare sector and regularly for the pre-school segment questions. However, it was identified that the political-pedagogical project, PPP, school, does not include early childhood education stage satisfactorily. It is therefore important to research the other aspects that can build the concept of quality in early childhood education in Fortaleza, that this space is traversed without many losses for the children of the county and responsibly shall be thought the project quality in early childhood education as a right and not a privilege of a few.
Keywords: public policy, early childhood education, quality education

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
VELOSO, ISABELLA MARIA COELHO. QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: Um olhar sobre a construção de um conceito. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

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