A INOVAÇÃO COMO FATOR DETERMINANTE NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES EM TEMPOS DE CRISE
Autor(es):
MARQUES, MARIANA FONSECA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
Lemos (1999), seguindo a abordagem neoschumpeteriana, salienta que os avanços resultantes de processos inovativos são fatores básicos na formação de padrões de transformação da economia, bem como de seu desenvolvimento de longo prazo. Barbieri (1997) evidencia ainda que, dependendo da área de estudo, o termo inovação apresenta diferentes significados. Dentre eles, ressaltamos a inovação que surge em resposta às novas necessidades, transformando produtos e serviços tradicionais; principal objetivo de estudo do trabalho em questão. As decisões de compra desse novo perfil de consumidor partem de necessidades dos mais diversos tipos, desde sobrevivência até de aceitação pessoal pela sociedade. Porém em tempos de crise financeira, existe uma tendência geral em reduzir e cortar gastos. Com finalidade exploratório-descritiva devido às especificidades da pesquisa, este trabalho possui objetivo principal de compreender os motivos que levam os consumidores à preferência por produtos/serviços inovadores em suas decisões de compra em tempos de crise. Para tal, utilizou a metodologia de pesquisa bibliográfica buscando identificar os motivos que levam os consumidores à preferência por produtos/serviços inovadores no momento atual de crise, compreender os motivos que levam os consumidores à preferência por produtos/serviços inovadores em suas decisões de compra em tempos de crise político-econômica e definir os conceitos dos fatores que levam os consumidores à preferência por produtos/serviços inovadores em suas decisões de compra em tempos de crise político-econômica.
Palavras-chave: Inovação. Decisão de compra. Crise.
Abstract:
Lemos (1999), following the Neoschumpeterian approach, emphasizes that the advances resulting from innovative processes are basic factors in the formation of patterns of transformation of the economy, as well as its long-term development. Barbieri (1997) also shows that, depending on the area of study, the term innovation has different meanings. Among them, we highlight the innovation that emerges in response to new needs, transforming traditional products and services; main objective of study of the work in question. The purchasing decisions of this new consumer profile start from needs of the most diverse types, from survival to personal acceptance by society. But in times of financial crisis, there is a general tendency to reduce and cut costs. With an exploratory-descriptive purpose due to the specificities of the research, this work has as main objective to understand the reasons that lead the consumers to the preference for innovative products / services in their decisions of purchase in times of crisis. To do so, it used the literature search methodology to identify the reasons that lead consumers to prefer innovative products / services in the current crisis, to understand the reasons that lead consumers to prefer innovative products / services in their buying decisions in times of political-economic crisis and define the concepts of factors that lead consumers to prefer innovative products / services in their purchasing decisions in times of political-economic crisis. Keywords: Innovation. Buying decision. Crisis.
Keywords: Innovation. Buying decision. Crisis.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
MARQUES, MARIANA FONSECA. A INOVAÇÃO COMO FATOR DETERMINANTE NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES EM TEMPOS DE CRISE. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 9 de outubro de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1