Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CAMINHAR NA CIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DAS CALÇADAS EM FORTALEZA COMO ESTRUTURA DE MOBILIDADE DO PEDESTRE

Autor(es):
AZEVEDO, MARIA DO SOCORRO MARQUES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Esta dissertação tem o propósito de analisar os aspectos atuais do espaço urbano e
suas condições de mobilidade para os pedestres, tendo como ponto de partida o uso
das calçadas. Busca compreender como o pedestre vivencia a mobilidade e a
acessibilidade nas áreas de circulação da cidade de Fortaleza. Para isso, foi
escolhido para estudo de caso um trecho da Av. Santos Dumont, no bairro Aldeota,
e para análise desse trecho foram considerados os aspectos da qualidade e das
condições de acessibilidade, sendo ressaltadas as condições do dimensionamento,
piso, travessia, bem como os obstáculos e a infraestrutura (mobiliário urbano)
encontrados no percurso. Investigou-se também qual a percepção dos usuários
(pessoas com deficiência – visual e física - e pessoas sem deficiência), em relação
às condições do espaço urbano sobre o qual eles circulam; como estes vivenciam a
experiência na cidade. Tal investigação se deu através da aplicação de
questionários, cujo resultado encontra-se demonstrado por meio de tabelas, gráficos
e comentários neste trabalho. A pesquisa realizou-se por meio de referências e
estudos conceituais, abordando-se termos como mobilidade urbana, acessibilidade,
desenho universal, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, assim como na
legislação e normas técnicas; e ainda alguns exemplos (demonstrados de forma
sucinta por meio de relatório fotográfico e comentários) de cidades que apresentam
boas calçadas; tudo isso foi importante para influenciar a reflexão sobre as
condições do espaço público (ruas e calçadas) de Fortaleza. Por fim, observou-se
haver forte incoerência entre os conceitos e o que de fato acontece nas vias de
circulação da cidade, tendo em vista a não observância dos parâmetros mínimos da
legislação e normas vigentes que, reforçados pelo frágil controle municipal e
ausência de políticas públicas que priorize o pedestre, agrava ainda mais a situação
encontrada.
Palavras – chave: Mobilidade urbana. Pedestre. Caminhar. Acessibilidade. Políticas
Públicas.

Abstract:
This work aims to analyze the aspects, in current days, of urban spaces and its
conditions to pedestrian mobility, starting up from the use of sidewalk. It also seeks to
understand how the pedestrian experiences mobility and accessibility in circulation
areas in the city of Fortaleza. This study was developed by a case of study in Aldeota
neighbourhood, specifically a section of Santos Dumont avenue. To analyse this part
of this avenue were considered some aspects of quality and accessibility conditions,
highlighting dimensioning, floor material, crossing conditions, as well as barriers and
infrastructure (such urban furniture) found along the way. It also investigates the
perception of the users (including, with special attention, those with visual or physical
disabilities or limitations), and its relation to urban environmental conditions on which
they circulate, as they experience the city. This research was through some
questionnaires whose results are shown by charts, graphics, boards and comments
during this work. Based on bibliographic references and the studies about concepts,
the research considered terms such as “urban mobility”, “accessibility”, “universal
design”, “human disabilities” and “reduced mobility”, as well as current laws or
technical standards and some visited cities (shown briefly by photographic survey
and analyses) where were found some examples considered adequate of good
sidewalks. All this was important to influence the debate on the conditions of some
pedestrian public spaces (streets and sidewalks) in Fortaleza. Finally, the research
found a strong inconsistency between the concepts and the practices that actually
happens on traffic routes of Fortaleza. It may be considered the non-compliance with
the minimum parameters of law and technical rules, reinforced by the weak municipal
control and lack policies that prioritize pedestrian that further aggravate the current
situation.
Keywords: Urban mobility. Pedestrian. Walking. Accessibility. Public policies.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
AZEVEDO, MARIA DO SOCORRO MARQUES DE. CAMINHAR NA CIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DAS CALÇADAS EM FORTALEZA COMO ESTRUTURA DE MOBILIDADE DO PEDESTRE. 2016. 178 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1