Cidadão fiscal: um jogo utilizando a gamification como forma de aumentar o engajamento na educação fiscal
Autor(es):
Morais, Marcio Luiz Carlos de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
A proposta deste estudo é apresentar a aplicação da gamification aplicada na
Educação Fiscal, visando a aproximar o cidadão do Poder Público, diminuindo a
evasão de forma engajada e envolvente, para promover uma mudança de
comportamento na população. O jogo “Cidadão Infiltrado” foi projetado e elaborado
utilizando técnicas de gamification em duas turmas de um curso profissionalizante
de Auxiliar de Escritório, com um público de 15 a 24 anos, na cidade de Fortaleza,
em outubro de 2016, promovido pela Secretaria da Fazenda do Ceará em parceria
com a Secretaria de Trabalho e Ação Social do Ceará e Fundação SINTAF.
Contextualiza-se o conteúdo de Educação Fiscal explorando os componentes,
mecânicas e dinâmicas de jogo da gamification para a aplicação do jogo, preparação
e análise de dados. O jogo foi aplicado nas turmas com alto índice de aprovação,
provocando nas turmas estudadas uma verdadeira mudança de comportamento e
atitude das turmas participantes, além da redução da evasão e aumento de retenção
de conteúdo de forma mais simplificada. Este trabalho descreve o jogo e analisa os
dados após a aplicação do mesmo.
Palavras-chave: Dinâmica de jogo. Cidadania. Educação Fiscal. Gamification.
Abstract:
The purpose of this work is to present the application of theory of gamification applied in Fiscal Education, aiming to bring citizens closer to the Government Power, reducing evasion in an engaged and involved way and promoting a change the behavior in the population. The game "Cidadão Infiltrado" was designed anelaborated using techniques of gamification in two classes of a techinical course with a public of 15 to 24 in the city of Fortaleza in October of 2016 promoted by the Secretary of the Treasury of Ceará in partnership with the Secretary of Labor and Social Action of State of Ceará and the SINTAF Foundation. The content of tax education is contextualized by exploring the components, mechanics and game dynamics of the game application, preparation and data analysis. The game was designed and implemented in classes with a high degree of approval, provoking in the studied class a real change in the behavior and attitude of the participating class in addition to reducing evasion and increasing retention of contents in a simplified way. This work discusses the game and data analysis after the conclusion of the game. Keywords: Citizenship. Fiscal Education. Game dynamics. Gamification.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Morais, Marcio Luiz Carlos de. Cidadão fiscal: um jogo utilizando a gamification como forma de aumentar o engajamento na educação fiscal. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024
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