Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E O CUIDADO DE LACTENTES COM DISPLASIA BRONCOPULMONAR: UMA ELABORAÇÃO COMPARTILHADA

Autor(es):
BARROSO, AURALICE MARIA REBOUÇAS MACHADO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A
prematuridade é definida como nascimento inferior a 37 semanas de gestação ,
contadas a partir do primeiro dia do ú ltimo ciclo menstrual. Dentre as comorbidades
neonatais associada s à prematuridade, a Displasia Broncopulmonar (DBP)
representa a ma ior causa de doença pulmonar crônica em lactentes, sendo definida
como a necessidade de oxigênio suplementar, acima de 21%, por um período igual
ou maior que 28 dias. A abordagem educativa deve estar presente nas ações de
promoção da saúde e prevenção de doenças. Materiais impressos usados na
educação em saúde, procura m reforçar orientações transmitidas oralmente nos
serviços. A cartilha é um meio de comunicação com o p ú blico alvo, utilizando se de
linguagem clara, visual leve e atraente. A escolha do tema para a elaboração da cartilha “Cuidando da Criança com Displasia Broncopulmonar” surgiu a partir da vivência da pesquisadora com lactentes portadores de DBP em processo de alta hospitalar. O objetivo foi elaborar uma cartilha educativa contextualizada, com base nas habilidades de leitura e em parceria com o grupo investigado, visando ao cuidado de crianças com DBP, em processo de alta hospitalar. Trata se de uma
pesquisa com abordagem quali-quantitativa, o estudo foi realizado no Hospital Geral Dr. César Cals (HGGC), na Unidade Neonatal, no período de março a agosto de 2016. A população do estudo foi composta 100% por mães de crianças com DBP, sendo constituída por 35 participantes. Os resultados da pesquisa demonstraram o protagonismo da mãe como a principal cuidadora do bebe broncodisplasico Devido à recusa de uma mãe e a outra ser analfabeta, 33 mães participaram da primeira etapa do estudo com o Procedimento Cloze, que avaliou a compreensão leitora das mães, se mostrando bastante eficaz, do ponto de vista prático, devido a facilidade de elaboração, aplicação e correção. No segundo momento, foram selecionadas cinco mães para avaliar a cartilha previamente elaborada pela pesquisadora. A pesquisa seguiu três etapas consecutivas: Levantamento da compreensão leitora, elaboração da cartilha e avaliação desta pela pesquisadora e pelas mães, utilizando o Suitability Assessment of Material (SAM) e Simple Measure Gobbeledygook (SMOG). A elaboração do conteúdo da cartilha foi de acordo com a demanda de necessidades priorizadas aos cuidados de crianças com DBP, e suas ilustrações de acordo com os tópicos abordados na cartilha. Na primeira versão da cartilha foi utilizado um texto fundamentado em uma pesquisa teórica, o qual se apresentou longo, contendo 135
palavras complexas, sendo necessária a redução deste. Mediante tal necessidade, o texto foi reduzido por duas vezes consecutivas, ficando com 75 palavras complexas. A fórmula SMOG atribuiu 10 anos de estudo ao texto. A pesquisadora e as mães analisaram a cartilha através dos critérios utilizados pelo SAM. Ambas classificaram o material como superior. Essa avaliação permitiu que a cartilha não fosse unicamente embasada na percepção da pesquisadora, sendo realizadas algumas alterações atribuídas à capa e alguns tópicos. Este estudo mostra a importância da elaboração do material educativo em saúde (cartilha), sobre os cuidados de crianças com DBP, visando a uma melhor qualidade de vida futura desses pacientes, tendo excelente aceitação por parte do grupo alvo de estudo.
Palavras
Palavras--chavechave:: PrematuridadePrematuridade.. Displasia Displasia bbroncoproncopulmonarulmonar.. Estimulação precoceEstimulação precoce..

Abstract:
Prematurity is defined as a birth below 37 weeks of gestation, counted from the first day of the last menstrual cycle. Among the neonatal comorbidities associated with prematurity, Bronchopulmonary Dysplasia (BPD) represents the major cause of chronic lung disease in infants, defined as the need for supplemental oxygen, over 21%, for a period equal to or greater than 28 days. The educational approach should be present in the actions of health promotion and disease prevention. Printed materials, used in health education, seek to reinforce explanations orally transmitted in services. The booklet is a task for communication with the target audience, using clear language with light and attractive visual. The choice of theme for the elaboration of the booklet "Caring for the Child with Bronchopulmonary Dysplasia" arose from the experience of the researcher with infants with BPD in the hospital discharge process. This study aims to develop a contextualized educational primer, based on reading skills and in partnership with the investigated group, aiming at the care of children with BPD, during hospital discharge. It is a the research has with qualitative-quantitative approach. The study was performed at the General Hospital Dr. César Cals (HGGC), in the Neonatal Unit, from March to August 2016. The study population was composed of 100% mothers of children with DBP, consisting of 35 participants. The results of the research demonstrated the protagonism of the mother as the main caregiver of the bronchodisplastic baby. Due to the refusal of one mother and the other to be illiterate, 33 mothers participated in the first stage of the study with the Cloze Procedure Which evaluated the reading comprehension of the mothers, proving to be quite effective from the practical point of view due to the ease of elaboration, application and correction. In the second moment, five mothers were selected to evaluate the primer previously elaborated by the researcher. The research followed three consecutive steps: Survey of the reading comprehension, elaboration of the booklet and evaluation of this one by the researcher and by the mothers, using SAM and SMOG. Mothers of newborns with BPD were included in the study, and mothers of congenitally malformed newborns were excluded. The drafting of the content of the booklet was in accordance with the demand for prioritized needs for the care of children with BPD, and their illustrations according to the topics covered in the booklet. In the first version of the primer was used a text based on a theoretical research, which presented a long one, containing 135 complex words,
being necessary the reduction of this one. Through this need, the text was reduced by two consecutive times, with 75 complex words. The SMOG formula attributed the ten years of study to the text. The researcher and the mothers analyzed the booklet using the criteria used by the SAM. Both classified the material as superior. This evaluation allowed that the book was not only based on the perception of the researcher, being made some changes attributed to the cover and some topics. This study shows the importance of the elaboration of the educational material in health (primer), about the care of children with BPD, aiming at a better quality of life in these patients, and has an excellent acceptance by the study target group.
Keywords: Prematurity. Bronchopulmonary dysplasia. Early stimulation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARROSO, AURALICE MARIA REBOUÇAS MACHADO. TECNOLOGIA EDUCACIONAL E O CUIDADO DE LACTENTES COM DISPLASIA BRONCOPULMONAR: UMA ELABORAÇÃO COMPARTILHADA. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1