Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TURISMO NO ESTADO DO CEARÁ. A RELAÇÃO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM TURISMO EM FORTALEZA COM O MERCADO E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA

Autor(es):
BRASIL, MARCOS POMPEU DE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Pesquisa que aborda a educação superior em Turismo no estado do Ceará e a relação dos cursos superiores de bacharelado com o mercado, tanto com o setor empresarial privado, quanto com o setor governamental público, e a sua contribuição para o desenvolvimento da atividade turística, atividade essa considerada estratégica e vocacional para o Estado. Essa relação foi observada na perspectiva da sua influência latente para o posicionamento do Ceará como um destino turístico nos padrões internacionais. Adotando uma metodologia aplicada e descritiva, a partir da análise bibliográfica e documental sobre o ensino superior em Turismo, particularmente relacionada aos cursos de bacharelado em Turismo de Fortaleza, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas presenciais com representantes da academia, dos empresários e da gestão pública. Os resultados mostram um diálogo escasso e insuficiente entre os cursos e o mercado e, ainda, a ausência de prioridade do setor público para o tema. Sugere a formação de um sistema de educação para o turismo, que englobe desde a formação técnica e profissional, passando pela formação superior, tecnóloga e bacharel, até a pós-graduação de mestrado e doutorado.
Palavras-chave: Turismo. Educação. Mercado. Desenvolvimento.

Abstract:
Research that addresses Higher Education in Tourism in the State of Ceará and the relationship of higher education with the market, both the private business sector and the public governmental sector, and its contribution to the development of tourism, an activity considered strategic and Vocational training for the State. This relationship was observed from the perspective of its latent influence on the positioning of Ceará as a tourist destination in international standards. Adopting an applied and descriptive methodology, from the bibliographic and documentary analysis on higher education in tourism, particularly related to the bachelor's degree courses in Fortaleza, questionnaires were applied and face-to-face interviews were conducted with representatives of the Academy, businessmen and public management. The results show a scarce and insufficient dialogue between the courses and the market, and also the absence of public sector priority for the theme. It suggests the formation of a tourism education system, from technical and vocational education, to higher education, technologist and bachelors, to post graduate studies and doctoral studies.
Keywords: Tourism. Education. Marketplace. Development.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BRASIL, MARCOS POMPEU DE SOUSA. EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TURISMO NO ESTADO DO CEARÁ. A RELAÇÃO DOS CURSOS DE BACHARELADO EM TURISMO EM FORTALEZA COM O MERCADO E SUA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA. 2017. 222 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1