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Repositório Institucional - UECE
Título:
COMUNICAÇÃO EM TURISMO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ: ANÁLISE DAS MENSAGENS TRANSMITIDAS NA TV E RÁDIO ENTRE 2011 E 2012

Autor(es):
ROCHA, NARA MARIA SARMENTO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
O objetivo deste trabalho foi analisar a comunicação em turismo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará no período de 2011 e 2012. Foi possível identificar e averiguar quais mensagens referentes ao turismo foram transmitidas por meio dos programas veiculados nos meios de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em especial TV e Rádio Assembleia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, do tipo estudo de caso, usando a técnica da análise do discurso, com abordagem quanti-qualitativa, possibilitando, assim, uma análise crítica a respeito do tema. Também foram listadas as categorias de análise da Teoria da Comunicação, enfatizando os elementos que compõem o processo de comunicação, como uma fonte (ou emissor), codificação, uma mensagem, um canal, um receptor, a decodificação, a possibilidade de ruído e o potencial de feedback. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a comunicação e turismo, através de periódicos, livros, dissertações e teses, além do estudo de documentos e relatórios da ALCE, TV e Rádio Assembleia e da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço dessa instituição. Levantamento estatístico por intermédio da técnica de clipagem, tendo o turismo como temática, diagnosticando a quantidade de programas relativos ao turismo que foram gravados, o tempo de duração de cada um deles, além do veículo de comunicação utilizado para a veiculação dos mesmos, se TV ou Rádio Assembleia FM 96,7. Subdivisões foram catalogadas na pesquisa a fim de identificar qual segmento do turismo ganhou mais destaque nas reportagens, sendo estes agrupados em função dos temas ou segmentos abordados nas mensagens. O pessoal que compõe os recursos humanos das duas mídias citadas também foi analisado. Seja de forma direta ou não, a temática turismo foi abordada 15 vezes na TV Assembleia (13,76%), no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2012, enquanto apareceu por 94 vezes na Rádio Assembleia FM 96,7 (86,24%), no período de janeiro de 2011 a julho de 2012, totalizando 109 exibições. Os recursos humanos envolvidos nas duas mídias estudadas nessa pesquisa somaram 148 funcionários, distribuídos entre repórteres, editores, apresentadores e outros. Destes, 92 compunham o núcleo da TV Assembleia, equivalendo a 62,16% de todos os recursos humanos das duas mídias. Já os 56 funcionários da Rádio Assembleia totalizavam 37,84% desses recursos humanos.
Palavras-chave: Turismo; Comunicação; Poder Legislativo; Mensagem.

Abstract:
The aim of this study was to analyze the communication in tourism in the Assembleia Legislativa do Estado do Ceará in the period of 2011 and 2012. It was possible to identify and check which messages related to tourism were transmitted through the programs transmitted in the media of the Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, especially TV and Rádio Assembleia. It was done a bibliographic, documental and field research, a kind of study of case, using the technique of discourse of analysis, with quantitative and qualitative approach, thus enabling a critical analysis on the subject. They were also listed the categories of analysis from the communication theory, emphasizing the elements of the communication process as a source (or emitter), encoding, message, channel, receiver, codification, the possibility of noise and the potential feedback. It was done a discerning bibliographic survey about communication and tourism, through journals, books, dissertations and thesis, besides the study of documents and reports from ALCE, TV and Rádio Assembleia and the Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço of this institution. Statistical survey through the technique of clipping was also performed, with tourism as a thematic, diagnosing the amount of programs on tourism that were recorded, the duration of each of them, besides the means of communication used for transmitting of them, if TV or Rádio Assembleia. Subdivisions were cataloged in the survey in order to identify which segment of tourism has achieved more prominence in the reports, which are grouped according to the themes or segments broached in messages. The personnel that compose the human resources of the two mentioned were also analyzed. It was diagnosed that many messages were about tourism in these two means of studied communication. Being in a direct way or not, thematic of tourism was broached 15 times in the TV Assembleia (13.76%), in the period from January 2011 to December 2012, while it appeared 94 times in the Rádio Assembleia FM 96.7 (86,24%) in the period from January 2011 to July 2012, totalizing 109 views. The human resources involved in the two studied medias in this research totalized 148 employees, were distributed among reporters, editors, presenters and others. Among these, 92 employees consisted of the center of TV Assembleia, equivalent to 62.16% of all the human resources of the two medias. While the 56 employees of the Rádio Assembleia totalized 37.84 these human resources.
Keywords: Tourism; Communication; Legislature; Message.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ROCHA, NARA MARIA SARMENTO. COMUNICAÇÃO EM TURISMO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ: ANÁLISE DAS MENSAGENS TRANSMITIDAS NA TV E RÁDIO ENTRE 2011 E 2012. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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