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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: CONCEPÇÃO DOS DISCENTES

Autor(es):
Sillva, Polyana Carina Viana da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Introdução: A avaliação da aprendizagem á considerada uma ferramenta no processo ensino aprendizagem baseando-se nas competências, habilidades e conteúdos curriculares que devem ser desenvolvidos pelos discentes. Na graduação em enfermagem no ato avaliativo são utilizados instrumentos que auxiliam essa prática detectando as fragilidades e potencialidades discentes, como também direcionando o planejamento docente. Objetivo: Avaliar o processo de avaliação da aprendizagem no Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva sob a ótica dos discentes do curso de enfermagem em uma instituição de ensino superior no município de Fortaleza-CE. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujos sujeitos foram discentes do curso de enfermagem de uma instituição privada. A coleta de dados foi realizada no período de março a abril de 2017, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada. Adotou-se a modalidade Análise Temática (MINAYO, 2013) para interpretação dos dados. Resultados: Em relação ao conceito de avaliação da aprendizagem os discentes associam o ato de avaliar com a simples verificação de conhecimentos. Não compreendem o processo avaliativo da disciplina, na sua totalidade, acreditam que a prova é um instrumento falho e limitado, que ínsita sentimentos negativos, no entanto julgam ser um instrumento necessário tanto para o discente quanto o docente. O portfólio foi percebido como prática avaliativa eficaz que promove autonomia, construção dos conhecimentos e reflexão crítica. O seminário foi citado por uma minoria de alunos, apenas seis dos participantes, o que denota falhas na sua utilização dentro da disciplina de estágio supervisionado em saúde coletiva. Em contrapartida a avaliação prática demostrou ser dialógica, observacional e efetiva na formação do enfermeiro, no entanto características da personalidade docente e falhas nos instrumentos de coleta foram alguns entraves que comprometem a eficácia do método. Os alunos acreditam que a avaliação no campo de prática estimula a aprendizagem e facilita a aquisição de competências necessárias para a formação profissional. Considerações finais: Na formação do enfermeiro é necessário incorporar discussões sobre o processo avaliativo para que o discente possa se empoderar dos objetivos que ele deve alcançar, compreendendo suas fragilidades e potencialidades. Os instrumentos utilizados devem ter seus objetivos bem definidos e clareza na sua aplicação para que não haja dúvidas quanto a sua confiabilidade e
aplicabilidade. Apesar das vulnerabilidades citadas, os alunos relatam que a avaliação contribui de forma significativa como instrumento formador dentro do estágio supervisionado.
Palavras-chave: Avaliação educacional. Discentes. Enfermagem. Estágio supervisionado curricular.

Abstract:
Introduction: The evaluation of learning is considered a tool in the learning teaching process based on the skills, abilities and curricular contents that should be developed by the students. In the nursing graduation in the evaluation act are used instruments that help this practice detecting the weaknesses and potential students, as well as directing the teaching planning. Objective: To understand the process of evaluation of learning in the Supervised Internship in Public Health from the point of view of nursing students at a higher education institution in the city of Fortaleza-CE. Method: This is a research with a qualitative approach, whose subjects were students of the nursing course of a private institution. Data collection was carried out from March to April 2017, through a semi-structured interview script. The Thematic Analysis modality (MINAYO, 2013) was used to interpret the data. Results: In relation to the concept of evaluation of learning, the students mistakenly associate the act of evaluating with the simple verification of knowledge. They do not know the evaluative process, they believe that the test is a flawed and limited instrument, which includes negative feelings, but they think it is a necessary tool for both the student and the teacher. The portfolio was perceived as an effective evaluation practice that promotes autonomy, knowledge construction and critical reflection. The seminar was only mentioned by 39% of the participants, which indicates failures in their use within the supervised internship in collective health discipline. Practical evaluation has shown to be dialogical, observational and effective in the training of nurses. On the other hand, characteristics of the teaching personality and failures in the instruments of collection were some obstacles that compromise the effectiveness of the method. Students believe that assessment in the field of practice stimulates learning and facilitates the acquisition of skills needed for vocational training. Final Thoughts: In the training of the nurse, it is necessary to incorporate discussions about the evaluation process so that the student can be empowered with the goals that he / she must attain, understanding their fragilities and potentialities. The instruments used must have clear objectives and clarity in their application so that there is no doubt as to their reliability and applicability. Despite the
mentioned fragilities, the students report that the evaluation contributes significantly as a training tool within the supervised stage.
Keywords: Educational evaluation. Students. Nursing. Supervised curricular internship.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sillva, Polyana Carina Viana da. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENFERMAGEM: CONCEPÇÃO DOS DISCENTES. 2017. 95 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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