Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A MODA COMO ATRATIVO TURÍSTICO: CONTRIBUIÇÕES DO FESTIVAL DA MODA DE FORTALEZA PARA O SEGMENTO DE EVENTOS

Autor(es):
CAMELO, PRISCILA MEDEIROS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição do Festival da Moda de Fortaleza no desenvolvimento do turismo de eventos. O turismo de eventos destaca-se na capital do Ceará como segmento em ascensão, proporcionando benefícios sociais e econômicos à cidade, uma vez que contribui para o aumento do fluxo de turistas na baixa estação, gera renda, divulga a imagem do destino turístico, proporciona a propaganda boca a boca da cidade e estimula a melhoria da infraestrutura, beneficiando turistas e residentes. Fortaleza, cidade turística de sol e praia, reconhecida nacionalmente pelas belezas naturais, apresenta também crescimento no turismo de eventos. Alguns fatores favorecem o desenvolvimento do segmento de eventos na capital, como o Centro de Eventos do Ceará, o aeroporto internacional Pinto Martins e constantes investimentos públicos e privados na infraestrutura da cidade. Além disso, Fortaleza é um importante polo de moda e atrai revendedores de todo o Brasil que buscam ampliar negócios. A cidade realiza eventos de moda periódicos e relevantes. Nesse contexto destaca-se o Maraponga Mart Moda, realizador do Festival da Moda de Fortaleza, que atrai cerca de 10.000 compradores atacadistas, de todo o país. Na pesquisa optou-se pelo método fenomenológico, que investiga fenômenos humanos tais como são vivenciados e experimentados, considerando que a realidade não é única e que existem diversas interpretações e comunicações referentes a um mesmo fenômeno. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem quali-quantitativa, com base em revisão da literatura, relativa à segmentação turística, eventos, turismo de eventos e moda. Realiza-se, ainda, pesquisa documental e pesquisa de campo, com levantamento de dados por meio de questionários, aplicados a compradores que frequentam o FMF, e entrevistas com a produtora e diretores do Evento, estilistas, docentes da área de moda e entidades ligadas ao turismo de eventos. A análise estatística dos dados obtidos a partir dos questionários viabiliza a identificação do perfil sócio demográfico dos seus participantes, comportamento na viagem, padrões de despesas efetuadas e nível de satisfação dos compradores atacadistas visitantes, contribuindo para ratificar a relevância dos eventos de moda para o turismo em Fortaleza. Concluí-se que a realização do Festival da Moda de Fortaleza incentiva a vinda de compradores atacadistas de diversos estados do país para a cidade, movimentando a cadeia produtiva da moda e do turismo na capital.
7
Palavras-chave: Eventos. Turismo de Eventos. Moda. Festival da Moda de Fortaleza.

Abstract:
This research analyzes the contribution of the Fortaleza Fashion Festival on develop-ing event tourism. The event tourism stands out in the capital of Ceará segment on the rise, providing social and economic benefits to the city, as it helps to increase the flow of tourists in the low season, generates income, discloses the image of the tour-ist destination, provides the word of mouth of the city and encourages improvements in infrastructure, benefiting tourists and residents. Fortress, the resort town of sun and sand, nationally recognized for its natural beauty, it also presents growth in the event tourism. Some factors favor the development of the events segment in the cap-ital, the Ceará Convention Center, International Airport Pinto Martins and constant public and private investments in the city's infrastructure. Moreover, Fortaleza is a major fashion hub and attracts dealers from all over Brazil seeking to expand busi-ness. The city carries out periodic and relevant fashion events. In this context we highlight the Maraponga Mart Moda, Festival director fortress of Fashion, which at-tracts about 10.000 wholesale buyers from all over the country. In the research we opted for the phenomenological method, which investigates human phenomena such as these are lived and experienced, considering that reality is not unique and that there are different interpretations and communications relating to the same pheno-menon. It is an exploratory study of qualitative and quantitative approach, based on a literature review on the tourist segmentation, events, fashion events and tourism. Takes place, still, desk research and field research, with data collection through questionnaires, applied to buyers who attend FMF, and interviews with the producer and Event directors, designers, teachers and related entities to the event tourism. Statistical analysis of data obtained from questionnaires enables the identification of the socio-demographic profile of participants, behavior on the trip, made expenditure patterns and level of visitor satisfaction wholesale buyers, contributing to ratify the relevance of fashion events for tourism in Fortaleza. It was concluded that the reali-zation of Fortaleza Fashion Festival encourages the coming of wholesale buyers from several states of the country to the city, moving the production chain of fashion and tourism in Fortaleza.
Keywords: Events. Event tourism. Fashion. Fortaleza Fashion Festival.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CAMELO, PRISCILA MEDEIROS. A MODA COMO ATRATIVO TURÍSTICO: CONTRIBUIÇÕES DO FESTIVAL DA MODA DE FORTALEZA PARA O SEGMENTO DE EVENTOS. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1